Crianças e cultura do álcool: modelos de referência e consumo de bebidas alcoólicas em idade escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1989 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/983 |
Resumo: | O consumo de bebidas alcoólicas, mais que um hábito alimentar, constitui uma forma de afirmação social sobretudo para o sexo masculino. Enquanto o papel feminino, no meio rural, se enquadra no lar e na vida doméstica, o homem desempenha o seu papel no exterior, quer no trabalho quer no lazer, nomeadamente frequentando espaços como a taberna ou o café. Dois modelos sociais parecem subjacentes ao consumo do álcool: um interior/feminino, outro exterior/masculino. A importância destes modelos culturais, veiculados pela família, reflecte-se no universo mental das crianças, estruturando o seu próprio conceito de homem e de mulher. Mesmo possuindo um "ideal" de abstinência, a criança é iniciada socialmente no consumo de bebidas alcoólicas. |
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Crianças e cultura do álcool: modelos de referência e consumo de bebidas alcoólicas em idade escolarCriançasConsumo de álcoolModelos culturaisSocializaçãoRepresentações do géneroChildrenAlcohol consumptionCultural modelsSocialisationGender representationsO consumo de bebidas alcoólicas, mais que um hábito alimentar, constitui uma forma de afirmação social sobretudo para o sexo masculino. Enquanto o papel feminino, no meio rural, se enquadra no lar e na vida doméstica, o homem desempenha o seu papel no exterior, quer no trabalho quer no lazer, nomeadamente frequentando espaços como a taberna ou o café. Dois modelos sociais parecem subjacentes ao consumo do álcool: um interior/feminino, outro exterior/masculino. A importância destes modelos culturais, veiculados pela família, reflecte-se no universo mental das crianças, estruturando o seu próprio conceito de homem e de mulher. Mesmo possuindo um "ideal" de abstinência, a criança é iniciada socialmente no consumo de bebidas alcoólicas.Drinking alcoholic drinks is not only a gastronomic habit, but also a means of social affirmation, especially for the male sexo. Whereas the female stays at home with her domestic life, the male plays his social role outside the home, through work or leisure, seen for example in a café or a bar. Two social models seen tied to the act of drinking alcohol: one the interior feminine one, the other the exterior masculine one. The importance of these cultural models, which are transmitted by the family, is reflected on the mental universe of children, structuring their own concept of man and woman. Even possessing an "ideal" of abstinence, the child is socially initiated to the consumption of liquors (alcoholic drinks).Boire des boissons alcooliques, plus qu"une habitude gastronomique, constitue un moyen d"affirmation sociale, sur tout pour le sexe masculin Tandis que le rôle féminin dans le milieu rural, reste lié à la maison et à la vie domestique, l"homme joue son rôle social à l"extérieur par le travail et le loisir, celui-ci vécu, par exemple, au bistrot ou au café. Deux modèles sociaux semblent liés à l"acte de boire de l"alcool: un intérieur féminin, l"autre extérieur/masculin. L"importance de ces modèles culturels véhiculés par la famille se reflète dans l"univers mental des enfants, structurant leur concept d"homme et de femme. Même possédant un "idéal" d"abstinence, l"enfant est initié socialement à la consommation des boissons à l"alcool.El consumo de bebidas alcohólicas, más que un hábito alimentario, constituye una forma de afirmación social, sobre todo para el sexo masculino. En cuanto el papel femenino, en el medio rural, se encuadra en el hogar y en la vida doméstica; el hombre desempeña su papel en el mundo exterior, ya sea en el trabajo ó en el ocio, sobre todo frecuentando espacios como la taberna ó el café. Dos modelos sociales parecen subyacentes al consumo de alcohol: uno interior / femenino, otro exterior / masculino. La importancia de estos modelos culturales, pertenecientes a la familia, se refleja en un universo mental infantil, estructurando su propio concepto hombre y mujer. Incluso teniendo un «ideal» de abstinencia, el niño es iniciado socialmente en el consumo de bebidas alcohólicas.CIES-ISCTE / CELTA2008-12-12T15:53:23Z1989-05-01T00:00:00Z1989-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/983por0873-6529Lalanda, Piedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:31Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:05.377896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O consumo de bebidas alcoólicas, mais que um hábito alimentar, constitui uma forma de afirmação social sobretudo para o sexo masculino. Enquanto o papel feminino, no meio rural, se enquadra no lar e na vida doméstica, o homem desempenha o seu papel no exterior, quer no trabalho quer no lazer, nomeadamente frequentando espaços como a taberna ou o café. Dois modelos sociais parecem subjacentes ao consumo do álcool: um interior/feminino, outro exterior/masculino. A importância destes modelos culturais, veiculados pela família, reflecte-se no universo mental das crianças, estruturando o seu próprio conceito de homem e de mulher. Mesmo possuindo um "ideal" de abstinência, a criança é iniciada socialmente no consumo de bebidas alcoólicas. |
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