Dificuldades específicas de aprendizagem: a dislexia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/89 |
Resumo: | O presente trabalho pretende explorar as concepções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca da dislexia e compará-las com o que a investigação tem dado a conhecer nesta matéria. Pretende-se também discutir a dificuldade observada na escola em lidar com questões patológicas da linguagem alertando para o facto desta ainda não responder, eficazmente, ao desafio de trabalhar com necessidades educativas relacionadas com as dificuldades de linguagem no que se refere à leitura e escrita, chamando a atenção para a falta de esclarecimento adequado a respeito do insucesso da aprendizagem escolar. Participaram neste estudo 100 professores das áreas metropolitanas do Porto, Braga e Lisboa, para os quais foi elaborado um questionário constituído nomeadamente por questões fechadas. Após a análise das mesmas conclui-se que, de facto, independentemente dos anos de serviço e consequente experiência, os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico não estão munidos de estratégias para detectar, avaliar e intervir em alunos com a patologia específica da Dislexia. |
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O presente trabalho pretende explorar as concepções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca da dislexia e compará-las com o que a investigação tem dado a conhecer nesta matéria. Pretende-se também discutir a dificuldade observada na escola em lidar com questões patológicas da linguagem alertando para o facto desta ainda não responder, eficazmente, ao desafio de trabalhar com necessidades educativas relacionadas com as dificuldades de linguagem no que se refere à leitura e escrita, chamando a atenção para a falta de esclarecimento adequado a respeito do insucesso da aprendizagem escolar. Participaram neste estudo 100 professores das áreas metropolitanas do Porto, Braga e Lisboa, para os quais foi elaborado um questionário constituído nomeadamente por questões fechadas. Após a análise das mesmas conclui-se que, de facto, independentemente dos anos de serviço e consequente experiência, os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico não estão munidos de estratégias para detectar, avaliar e intervir em alunos com a patologia específica da Dislexia. |
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