Uma viagem de emoções: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13427 |
Resumo: | O presente Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e incide sobre a minha intervenção educativa primeiramente numa sala do jardim-de-infância e, posteriormente, numa sala de aula do 4.º ano de escolaridade, ambas da rede pública. Este relatório divide-se em três capítulos, correspondendo os primeiros dois capítulos correspondem a cada uma das valências, abordando-se o contexto escolar e as metodologias utilizadas pela educadora e professora cooperante. Em ambos os capítulos são apresentadas reflexões de situações que suscitaram alguma dúvida, durante o período de observação, registando a minha interpretação e a minha atitude perante as mesmas. Acompanha estes capítulos, ainda, a análise e reflexão que decorreu, paralelamente, aos projetos realizados. Num terceiro, e último, capítulo é apresentada uma reflexão sobre um tema alusivo à transição do Jardim-de-Infância para a Escola, sendo que, foi uma das questões observadas nas práticas pedagógicas descritas. Por fim, apresento as minhas conclusões, refletindo sobre a importância da atitude do docente enquanto orientador do trabalho da/o criança/aluno, proporcionando-lhe um ambiente seguro e acolhedor e tornando-a/o um ser ativo e capaz de tomar decisões. |
id |
RCAP_ec7e4e3dd18bc2c3d094001c48199f8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13427 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma viagem de emoções: relatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaO presente Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e incide sobre a minha intervenção educativa primeiramente numa sala do jardim-de-infância e, posteriormente, numa sala de aula do 4.º ano de escolaridade, ambas da rede pública. Este relatório divide-se em três capítulos, correspondendo os primeiros dois capítulos correspondem a cada uma das valências, abordando-se o contexto escolar e as metodologias utilizadas pela educadora e professora cooperante. Em ambos os capítulos são apresentadas reflexões de situações que suscitaram alguma dúvida, durante o período de observação, registando a minha interpretação e a minha atitude perante as mesmas. Acompanha estes capítulos, ainda, a análise e reflexão que decorreu, paralelamente, aos projetos realizados. Num terceiro, e último, capítulo é apresentada uma reflexão sobre um tema alusivo à transição do Jardim-de-Infância para a Escola, sendo que, foi uma das questões observadas nas práticas pedagógicas descritas. Por fim, apresento as minhas conclusões, refletindo sobre a importância da atitude do docente enquanto orientador do trabalho da/o criança/aluno, proporcionando-lhe um ambiente seguro e acolhedor e tornando-a/o um ser ativo e capaz de tomar decisões.Loff, Philippe Bernard, 1955-Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumCorreia, Soraia Patrícia Marques2016-05-02T09:00:17Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13427201335743porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:06.069497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma viagem de emoções: relatório final |
title |
Uma viagem de emoções: relatório final |
spellingShingle |
Uma viagem de emoções: relatório final Correia, Soraia Patrícia Marques Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
title_short |
Uma viagem de emoções: relatório final |
title_full |
Uma viagem de emoções: relatório final |
title_fullStr |
Uma viagem de emoções: relatório final |
title_full_unstemmed |
Uma viagem de emoções: relatório final |
title_sort |
Uma viagem de emoções: relatório final |
author |
Correia, Soraia Patrícia Marques |
author_facet |
Correia, Soraia Patrícia Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Loff, Philippe Bernard, 1955- Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Soraia Patrícia Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
description |
O presente Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e incide sobre a minha intervenção educativa primeiramente numa sala do jardim-de-infância e, posteriormente, numa sala de aula do 4.º ano de escolaridade, ambas da rede pública. Este relatório divide-se em três capítulos, correspondendo os primeiros dois capítulos correspondem a cada uma das valências, abordando-se o contexto escolar e as metodologias utilizadas pela educadora e professora cooperante. Em ambos os capítulos são apresentadas reflexões de situações que suscitaram alguma dúvida, durante o período de observação, registando a minha interpretação e a minha atitude perante as mesmas. Acompanha estes capítulos, ainda, a análise e reflexão que decorreu, paralelamente, aos projetos realizados. Num terceiro, e último, capítulo é apresentada uma reflexão sobre um tema alusivo à transição do Jardim-de-Infância para a Escola, sendo que, foi uma das questões observadas nas práticas pedagógicas descritas. Por fim, apresento as minhas conclusões, refletindo sobre a importância da atitude do docente enquanto orientador do trabalho da/o criança/aluno, proporcionando-lhe um ambiente seguro e acolhedor e tornando-a/o um ser ativo e capaz de tomar decisões. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-05-02T09:00:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13427 201335743 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13427 |
identifier_str_mv |
201335743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015821987840 |