O impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes: um ensaio sobre o futuro do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, António Duarte
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/6327
Resumo: A pandemia da COVID-19 forçou uma mudança na aprendizagem remota e presencial da noite para o dia para a maioria dos alunos do ensino superior, a partir da primavera de 2020. Para complementar as videoaulas e envolver os alunos numa sala de aula virtual, os professores adotaram tecnologias que permitiram mais interatividade e modelos híbridos de ensino online e atividades presenciais. Essas ferramentas mudaram a metodologia, o ensino e a avaliação de feições que podem persistir após a pandemia e eventuais epidemias. Para se envolverem de uma forma mais eficaz com os alunos, as instituições de ensino superior terão de se concentrar em oito dimensões da experiência de aprendizagem. Nesta análise descrevemos os resultados de um estudo das tecnologias de aprendizagem que podem possibilitar aspetos de várias dessas oito dimensões da experiência de aprendizagem online. Existe a necessidade urgente de reeducar as próximas gerações de alunos com ferramentas digitais e fazer uso de práticas e competências digitais. A educação em Comportamento Educacional (CE) é difundida em todo o mundo. Existe algum consenso no campo sobre quais os construtos a medir. Foi determinado no estudo a existência de padrões ou princípios seguidos para o esboço da avaliação e atividades presenciais nos vários níveis de ensino. Essas ferramentas mudaram a aprendizagem, o ensino e a avaliação de maneiras que podem persistir após a pandemia. Ter filhos em idade jovem, adolescente e adulta e no ensino deu para constatar o impacto da pandemia na aprendizagem e no bemestar dos alunos e dos agregados familiares, professores, responsáveis escolares e comunidades académicas inteiras. Estudantes de todo o mundo estão, em média, oito meses atrasados em relação ao que estariam se não fosse a pandemia. Até 2040, os alunos com o curso superior inacabado devido ao COVID-19 podem custar à economia global US$ 1,6 trilião. Então, qual é o caminho a seguir para os sistemas escolares?
id RCAP_ec84917050a5801047607a887e2e6507
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/6327
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes: um ensaio sobre o futuro do ensino superiorconstrangimentosmetodologiaensinoavaliaçãoensino futuroA pandemia da COVID-19 forçou uma mudança na aprendizagem remota e presencial da noite para o dia para a maioria dos alunos do ensino superior, a partir da primavera de 2020. Para complementar as videoaulas e envolver os alunos numa sala de aula virtual, os professores adotaram tecnologias que permitiram mais interatividade e modelos híbridos de ensino online e atividades presenciais. Essas ferramentas mudaram a metodologia, o ensino e a avaliação de feições que podem persistir após a pandemia e eventuais epidemias. Para se envolverem de uma forma mais eficaz com os alunos, as instituições de ensino superior terão de se concentrar em oito dimensões da experiência de aprendizagem. Nesta análise descrevemos os resultados de um estudo das tecnologias de aprendizagem que podem possibilitar aspetos de várias dessas oito dimensões da experiência de aprendizagem online. Existe a necessidade urgente de reeducar as próximas gerações de alunos com ferramentas digitais e fazer uso de práticas e competências digitais. A educação em Comportamento Educacional (CE) é difundida em todo o mundo. Existe algum consenso no campo sobre quais os construtos a medir. Foi determinado no estudo a existência de padrões ou princípios seguidos para o esboço da avaliação e atividades presenciais nos vários níveis de ensino. Essas ferramentas mudaram a aprendizagem, o ensino e a avaliação de maneiras que podem persistir após a pandemia. Ter filhos em idade jovem, adolescente e adulta e no ensino deu para constatar o impacto da pandemia na aprendizagem e no bemestar dos alunos e dos agregados familiares, professores, responsáveis escolares e comunidades académicas inteiras. Estudantes de todo o mundo estão, em média, oito meses atrasados em relação ao que estariam se não fosse a pandemia. Até 2040, os alunos com o curso superior inacabado devido ao COVID-19 podem custar à economia global US$ 1,6 trilião. Então, qual é o caminho a seguir para os sistemas escolares?Universidade do Algarve2023-04-13T11:10:56Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/6327por2184-5492https://doi.org/10.23882/rmd.23143Santos, António Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:15:45Zoai:repositorio.ual.pt:11144/6327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:33:03.899491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes: um ensaio sobre o futuro do ensino superior
title O impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes: um ensaio sobre o futuro do ensino superior
spellingShingle O impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes: um ensaio sobre o futuro do ensino superior
Santos, António Duarte
constrangimentos
metodologia
ensino
avaliação
ensino futuro
title_short O impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes: um ensaio sobre o futuro do ensino superior
title_full O impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes: um ensaio sobre o futuro do ensino superior
title_fullStr O impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes: um ensaio sobre o futuro do ensino superior
title_full_unstemmed O impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes: um ensaio sobre o futuro do ensino superior
title_sort O impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes: um ensaio sobre o futuro do ensino superior
author Santos, António Duarte
author_facet Santos, António Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, António Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv constrangimentos
metodologia
ensino
avaliação
ensino futuro
topic constrangimentos
metodologia
ensino
avaliação
ensino futuro
description A pandemia da COVID-19 forçou uma mudança na aprendizagem remota e presencial da noite para o dia para a maioria dos alunos do ensino superior, a partir da primavera de 2020. Para complementar as videoaulas e envolver os alunos numa sala de aula virtual, os professores adotaram tecnologias que permitiram mais interatividade e modelos híbridos de ensino online e atividades presenciais. Essas ferramentas mudaram a metodologia, o ensino e a avaliação de feições que podem persistir após a pandemia e eventuais epidemias. Para se envolverem de uma forma mais eficaz com os alunos, as instituições de ensino superior terão de se concentrar em oito dimensões da experiência de aprendizagem. Nesta análise descrevemos os resultados de um estudo das tecnologias de aprendizagem que podem possibilitar aspetos de várias dessas oito dimensões da experiência de aprendizagem online. Existe a necessidade urgente de reeducar as próximas gerações de alunos com ferramentas digitais e fazer uso de práticas e competências digitais. A educação em Comportamento Educacional (CE) é difundida em todo o mundo. Existe algum consenso no campo sobre quais os construtos a medir. Foi determinado no estudo a existência de padrões ou princípios seguidos para o esboço da avaliação e atividades presenciais nos vários níveis de ensino. Essas ferramentas mudaram a aprendizagem, o ensino e a avaliação de maneiras que podem persistir após a pandemia. Ter filhos em idade jovem, adolescente e adulta e no ensino deu para constatar o impacto da pandemia na aprendizagem e no bemestar dos alunos e dos agregados familiares, professores, responsáveis escolares e comunidades académicas inteiras. Estudantes de todo o mundo estão, em média, oito meses atrasados em relação ao que estariam se não fosse a pandemia. Até 2040, os alunos com o curso superior inacabado devido ao COVID-19 podem custar à economia global US$ 1,6 trilião. Então, qual é o caminho a seguir para os sistemas escolares?
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-13T11:10:56Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/6327
url http://hdl.handle.net/11144/6327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-5492
https://doi.org/10.23882/rmd.23143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Algarve
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Algarve
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136810118414336