As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7124 |
Resumo: | Com a recente implementação do Decreto-Lei nº 54/2018 sobre educação inclusiva, não existem muita investigação sobre a perceção dos profissionais de saúde envolvidos nas equipas multidisciplinares integradas nas escolas. Assim, tornou-se necessário compreender a perceção dos terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI), relativamente à implementação das novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Os objetivos do presente estudo consistem em investigar as alterações que as novas medidas pressupõem na intervenção destes profissionais e compreender o impacto que têm no desempenho ocupacional das crianças com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte. Para a realização deste estudo o método escolhido foi o descritivo observacional transversal, através da abordagem qualitativa, e a recolha de dados foi realizada através de questionários online. Os dados foram processados recorrendo à análise de conteúdo, com recurso ao software WebQDA. Os resultados obtidos sugerem que os terapeutas ocupacionais consideram que a atual legislação foi alvo de diferentes interpretações o que conduziu a uma implementação divergente na comunidade educativa. A evidência científica que defende a inclusão dos alunos com medidas adicionais de suporte nas salas de ensino regular suporta a perceção dos terapeutas ocupacionais relativamente ao impacto positivo no desempenho ocupacional destes alunos e dos pares. |
id |
RCAP_ec865dee20a841ec456e449690e45f37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7124 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)Centro de Recursos para a Inclusão (CRI)Educação inclusivaMedidas de suporte à aprendizagem e à inclusãoTerapeutas OcupacionaisCom a recente implementação do Decreto-Lei nº 54/2018 sobre educação inclusiva, não existem muita investigação sobre a perceção dos profissionais de saúde envolvidos nas equipas multidisciplinares integradas nas escolas. Assim, tornou-se necessário compreender a perceção dos terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI), relativamente à implementação das novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Os objetivos do presente estudo consistem em investigar as alterações que as novas medidas pressupõem na intervenção destes profissionais e compreender o impacto que têm no desempenho ocupacional das crianças com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte. Para a realização deste estudo o método escolhido foi o descritivo observacional transversal, através da abordagem qualitativa, e a recolha de dados foi realizada através de questionários online. Os dados foram processados recorrendo à análise de conteúdo, com recurso ao software WebQDA. Os resultados obtidos sugerem que os terapeutas ocupacionais consideram que a atual legislação foi alvo de diferentes interpretações o que conduziu a uma implementação divergente na comunidade educativa. A evidência científica que defende a inclusão dos alunos com medidas adicionais de suporte nas salas de ensino regular suporta a perceção dos terapeutas ocupacionais relativamente ao impacto positivo no desempenho ocupacional destes alunos e dos pares.With the recent implementation of the Law Decree No. 54/2018 on inclusive education, there is no scientific basis on the perception of health professionals involved in multidisciplinary teams integrated in schools. Therefore, it became necessary to understand the perception of occupational therapists integrated in Resource Centres for Inclusion (RCI), regarding the implementation of new measures to support learning and inclusion. The objectives of this study consist of investigating the changes that the new measures imply in the intervention of these professionals and to understand the impact they have on the occupational performance of childre n in need of mobilizing additional support measures. To carry out this study, the chosen method was the transversal observational descriptive one, through the qualitative approach, and the data collection was carried out through online questionnaires. The data was processed through content analysis, using the WebQDA software. The obtained results suggest that occupational therapists consider that the current legislation was a target for different interpretations which has led to a divergent implementation in the educational community. The scientific evidence that defends the inclusion of students with additional support measures in the regular teaching rooms supports the occupational therapists’ perception regarding the positive impact on the occupational performance of these students and peers.Universidade de AveiroIC-OnlineReis, HelenaFerreira, ClaidaNeto, CristianaPereira, InêsRosado, Margarida2022-05-12T08:56:52Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7124porReis, H., Ferreira, C., Neto, C., Pereira, I., & Rosado, M. (2020). As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI). Indagatio Didactica, 12(5), 83-98. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.234421647-358210.34624/id.v12i5.23442info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:53:46Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:53.163673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) |
title |
As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) |
spellingShingle |
As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) Reis, Helena Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) Educação inclusiva Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão Terapeutas Ocupacionais |
title_short |
As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) |
title_full |
As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) |
title_fullStr |
As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) |
title_full_unstemmed |
As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) |
title_sort |
As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) |
author |
Reis, Helena |
author_facet |
Reis, Helena Ferreira, Claida Neto, Cristiana Pereira, Inês Rosado, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Claida Neto, Cristiana Pereira, Inês Rosado, Margarida |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Helena Ferreira, Claida Neto, Cristiana Pereira, Inês Rosado, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) Educação inclusiva Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão Terapeutas Ocupacionais |
topic |
Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) Educação inclusiva Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão Terapeutas Ocupacionais |
description |
Com a recente implementação do Decreto-Lei nº 54/2018 sobre educação inclusiva, não existem muita investigação sobre a perceção dos profissionais de saúde envolvidos nas equipas multidisciplinares integradas nas escolas. Assim, tornou-se necessário compreender a perceção dos terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI), relativamente à implementação das novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Os objetivos do presente estudo consistem em investigar as alterações que as novas medidas pressupõem na intervenção destes profissionais e compreender o impacto que têm no desempenho ocupacional das crianças com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte. Para a realização deste estudo o método escolhido foi o descritivo observacional transversal, através da abordagem qualitativa, e a recolha de dados foi realizada através de questionários online. Os dados foram processados recorrendo à análise de conteúdo, com recurso ao software WebQDA. Os resultados obtidos sugerem que os terapeutas ocupacionais consideram que a atual legislação foi alvo de diferentes interpretações o que conduziu a uma implementação divergente na comunidade educativa. A evidência científica que defende a inclusão dos alunos com medidas adicionais de suporte nas salas de ensino regular suporta a perceção dos terapeutas ocupacionais relativamente ao impacto positivo no desempenho ocupacional destes alunos e dos pares. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2022-05-12T08:56:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7124 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Reis, H., Ferreira, C., Neto, C., Pereira, I., & Rosado, M. (2020). As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI). Indagatio Didactica, 12(5), 83-98. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23442 1647-3582 10.34624/id.v12i5.23442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136991349047296 |