As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Helena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Claida, Neto, Cristiana, Pereira, Inês, Rosado, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7124
Resumo: Com a recente implementação do Decreto-Lei nº 54/2018 sobre educação inclusiva, não existem muita investigação sobre a perceção dos profissionais de saúde envolvidos nas equipas multidisciplinares integradas nas escolas. Assim, tornou-se necessário compreender a perceção dos terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI), relativamente à implementação das novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Os objetivos do presente estudo consistem em investigar as alterações que as novas medidas pressupõem na intervenção destes profissionais e compreender o impacto que têm no desempenho ocupacional das crianças com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte. Para a realização deste estudo o método escolhido foi o descritivo observacional transversal, através da abordagem qualitativa, e a recolha de dados foi realizada através de questionários online. Os dados foram processados recorrendo à análise de conteúdo, com recurso ao software WebQDA. Os resultados obtidos sugerem que os terapeutas ocupacionais consideram que a atual legislação foi alvo de diferentes interpretações o que conduziu a uma implementação divergente na comunidade educativa. A evidência científica que defende a inclusão dos alunos com medidas adicionais de suporte nas salas de ensino regular suporta a perceção dos terapeutas ocupacionais relativamente ao impacto positivo no desempenho ocupacional destes alunos e dos pares.
id RCAP_ec865dee20a841ec456e449690e45f37
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7124
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)Centro de Recursos para a Inclusão (CRI)Educação inclusivaMedidas de suporte à aprendizagem e à inclusãoTerapeutas OcupacionaisCom a recente implementação do Decreto-Lei nº 54/2018 sobre educação inclusiva, não existem muita investigação sobre a perceção dos profissionais de saúde envolvidos nas equipas multidisciplinares integradas nas escolas. Assim, tornou-se necessário compreender a perceção dos terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI), relativamente à implementação das novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Os objetivos do presente estudo consistem em investigar as alterações que as novas medidas pressupõem na intervenção destes profissionais e compreender o impacto que têm no desempenho ocupacional das crianças com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte. Para a realização deste estudo o método escolhido foi o descritivo observacional transversal, através da abordagem qualitativa, e a recolha de dados foi realizada através de questionários online. Os dados foram processados recorrendo à análise de conteúdo, com recurso ao software WebQDA. Os resultados obtidos sugerem que os terapeutas ocupacionais consideram que a atual legislação foi alvo de diferentes interpretações o que conduziu a uma implementação divergente na comunidade educativa. A evidência científica que defende a inclusão dos alunos com medidas adicionais de suporte nas salas de ensino regular suporta a perceção dos terapeutas ocupacionais relativamente ao impacto positivo no desempenho ocupacional destes alunos e dos pares.With the recent implementation of the Law Decree No. 54/2018 on inclusive education, there is no scientific basis on the perception of health professionals involved in multidisciplinary teams integrated in schools. Therefore, it became necessary to understand the perception of occupational therapists integrated in Resource Centres for Inclusion (RCI), regarding the implementation of new measures to support learning and inclusion. The objectives of this study consist of investigating the changes that the new measures imply in the intervention of these professionals and to understand the impact they have on the occupational performance of childre n in need of mobilizing additional support measures. To carry out this study, the chosen method was the transversal observational descriptive one, through the qualitative approach, and the data collection was carried out through online questionnaires. The data was processed through content analysis, using the WebQDA software. The obtained results suggest that occupational therapists consider that the current legislation was a target for different interpretations which has led to a divergent implementation in the educational community. The scientific evidence that defends the inclusion of students with additional support measures in the regular teaching rooms supports the occupational therapists’ perception regarding the positive impact on the occupational performance of these students and peers.Universidade de AveiroIC-OnlineReis, HelenaFerreira, ClaidaNeto, CristianaPereira, InêsRosado, Margarida2022-05-12T08:56:52Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7124porReis, H., Ferreira, C., Neto, C., Pereira, I., & Rosado, M. (2020). As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI). Indagatio Didactica, 12(5), 83-98. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.234421647-358210.34624/id.v12i5.23442info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:53:46Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:53.163673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)
title As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)
spellingShingle As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)
Reis, Helena
Centro de Recursos para a Inclusão (CRI)
Educação inclusiva
Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
Terapeutas Ocupacionais
title_short As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)
title_full As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)
title_fullStr As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)
title_full_unstemmed As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)
title_sort As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)
author Reis, Helena
author_facet Reis, Helena
Ferreira, Claida
Neto, Cristiana
Pereira, Inês
Rosado, Margarida
author_role author
author2 Ferreira, Claida
Neto, Cristiana
Pereira, Inês
Rosado, Margarida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Helena
Ferreira, Claida
Neto, Cristiana
Pereira, Inês
Rosado, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Centro de Recursos para a Inclusão (CRI)
Educação inclusiva
Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
Terapeutas Ocupacionais
topic Centro de Recursos para a Inclusão (CRI)
Educação inclusiva
Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
Terapeutas Ocupacionais
description Com a recente implementação do Decreto-Lei nº 54/2018 sobre educação inclusiva, não existem muita investigação sobre a perceção dos profissionais de saúde envolvidos nas equipas multidisciplinares integradas nas escolas. Assim, tornou-se necessário compreender a perceção dos terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI), relativamente à implementação das novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Os objetivos do presente estudo consistem em investigar as alterações que as novas medidas pressupõem na intervenção destes profissionais e compreender o impacto que têm no desempenho ocupacional das crianças com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte. Para a realização deste estudo o método escolhido foi o descritivo observacional transversal, através da abordagem qualitativa, e a recolha de dados foi realizada através de questionários online. Os dados foram processados recorrendo à análise de conteúdo, com recurso ao software WebQDA. Os resultados obtidos sugerem que os terapeutas ocupacionais consideram que a atual legislação foi alvo de diferentes interpretações o que conduziu a uma implementação divergente na comunidade educativa. A evidência científica que defende a inclusão dos alunos com medidas adicionais de suporte nas salas de ensino regular suporta a perceção dos terapeutas ocupacionais relativamente ao impacto positivo no desempenho ocupacional destes alunos e dos pares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2022-05-12T08:56:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7124
url http://hdl.handle.net/10400.8/7124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, H., Ferreira, C., Neto, C., Pereira, I., & Rosado, M. (2020). As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI). Indagatio Didactica, 12(5), 83-98. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23442
1647-3582
10.34624/id.v12i5.23442
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136991349047296