Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fidalgo, Sandra Sardo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/13475
Resumo: Dissertação de mestrado na área da Geografia (Ordenamento do Território), apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
id RCAP_ec9129369fa2c67bddb66d7f63b238aa
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/13475
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de ÓbidosOrdenamento do territórioDesenvolvimento local -- ÓbidosPlaneamento estratégico -- ÓbidosPolítica de turismo -- ÓbidosDissertação de mestrado na área da Geografia (Ordenamento do Território), apresentada à Fac. de Letras da Univ. de CoimbraEste trabalho tem como objectivo analisar a aplicação do marketing territorial no desenvolvimento do território, como uma metodologia que permite novas estratégias e competências num contexto actual de crescente diversidade, competitividade, velocidade e complexidade. Apesar de não ser uma estratégia recente, temos vindo a assistir à intensificação da utilização das práticas de marketing territorial, num contexto de planeamento estratégico, com vista a alcançar o desenvolvimento, onde a adopção de novos métodos de trabalho e de uma visão prospectiva são essenciais. Toda esta problematização é depois transposta para a paisagem cultural de Óbidos, onde tentamos perceber de que forma se tem afirmado no contexto nacional, a importância da sua localização geográfica, dos eventos, dos empreendimentos turísticos e das redes de cooperação neste processo e qual o impacto junto dos visitantes, residentes e comerciantes. Por fim, analisaremos de forma crítica a estratégia de Óbidos no contexto global, a sua capacidade de resiliência num quadro de permanente mudança e de contínuo reajustamento da estratégia de marketing territorial face a novos contextos.This paper aims to analyze the implementation of marketing places as a methodology that allows a place to develop new strategies and skills to succeed in nowadays growing diversity, competitiveness, speed and complexity. Although marketing places is not a recent strategy, we have seen the intensification of the its use in the context of strategic planning in order to achieve sustainable development, where the adoption of new methods of work and envision is essential. All this conceptualization is then transposed into the cultural landscape of Óbidos, where we try to understand how it has been stated in the national context, the importance of geographical location, events, touristic developments and cooperation networks in this process, including its impact on visitors, residents and sellers. Finally, we will examine critically the strategy of Óbidos in the global context, its resilience in a context of constant change and continuous readjustment to new contexts of marketing places strategy.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/13475http://hdl.handle.net/10316/13475porFidalgo, Sandra Sardo - Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos. Coimbra, 2009Fidalgo, Sandra Sardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:22Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/13475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:41:37.381120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos
title Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos
spellingShingle Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos
Fidalgo, Sandra Sardo
Ordenamento do território
Desenvolvimento local -- Óbidos
Planeamento estratégico -- Óbidos
Política de turismo -- Óbidos
title_short Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos
title_full Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos
title_fullStr Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos
title_full_unstemmed Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos
title_sort Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos
author Fidalgo, Sandra Sardo
author_facet Fidalgo, Sandra Sardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fidalgo, Sandra Sardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ordenamento do território
Desenvolvimento local -- Óbidos
Planeamento estratégico -- Óbidos
Política de turismo -- Óbidos
topic Ordenamento do território
Desenvolvimento local -- Óbidos
Planeamento estratégico -- Óbidos
Política de turismo -- Óbidos
description Dissertação de mestrado na área da Geografia (Ordenamento do Território), apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/13475
http://hdl.handle.net/10316/13475
url http://hdl.handle.net/10316/13475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fidalgo, Sandra Sardo - Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos. Coimbra, 2009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554115363864576