Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/13475 |
Resumo: | Dissertação de mestrado na área da Geografia (Ordenamento do Território), apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra |
id |
RCAP_ec9129369fa2c67bddb66d7f63b238aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/13475 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de ÓbidosOrdenamento do territórioDesenvolvimento local -- ÓbidosPlaneamento estratégico -- ÓbidosPolítica de turismo -- ÓbidosDissertação de mestrado na área da Geografia (Ordenamento do Território), apresentada à Fac. de Letras da Univ. de CoimbraEste trabalho tem como objectivo analisar a aplicação do marketing territorial no desenvolvimento do território, como uma metodologia que permite novas estratégias e competências num contexto actual de crescente diversidade, competitividade, velocidade e complexidade. Apesar de não ser uma estratégia recente, temos vindo a assistir à intensificação da utilização das práticas de marketing territorial, num contexto de planeamento estratégico, com vista a alcançar o desenvolvimento, onde a adopção de novos métodos de trabalho e de uma visão prospectiva são essenciais. Toda esta problematização é depois transposta para a paisagem cultural de Óbidos, onde tentamos perceber de que forma se tem afirmado no contexto nacional, a importância da sua localização geográfica, dos eventos, dos empreendimentos turísticos e das redes de cooperação neste processo e qual o impacto junto dos visitantes, residentes e comerciantes. Por fim, analisaremos de forma crítica a estratégia de Óbidos no contexto global, a sua capacidade de resiliência num quadro de permanente mudança e de contínuo reajustamento da estratégia de marketing territorial face a novos contextos.This paper aims to analyze the implementation of marketing places as a methodology that allows a place to develop new strategies and skills to succeed in nowadays growing diversity, competitiveness, speed and complexity. Although marketing places is not a recent strategy, we have seen the intensification of the its use in the context of strategic planning in order to achieve sustainable development, where the adoption of new methods of work and envision is essential. All this conceptualization is then transposed into the cultural landscape of Óbidos, where we try to understand how it has been stated in the national context, the importance of geographical location, events, touristic developments and cooperation networks in this process, including its impact on visitors, residents and sellers. Finally, we will examine critically the strategy of Óbidos in the global context, its resilience in a context of constant change and continuous readjustment to new contexts of marketing places strategy.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/13475http://hdl.handle.net/10316/13475porFidalgo, Sandra Sardo - Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos. Coimbra, 2009Fidalgo, Sandra Sardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:22Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/13475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:41:37.381120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos |
title |
Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos |
spellingShingle |
Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos Fidalgo, Sandra Sardo Ordenamento do território Desenvolvimento local -- Óbidos Planeamento estratégico -- Óbidos Política de turismo -- Óbidos |
title_short |
Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos |
title_full |
Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos |
title_fullStr |
Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos |
title_full_unstemmed |
Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos |
title_sort |
Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos |
author |
Fidalgo, Sandra Sardo |
author_facet |
Fidalgo, Sandra Sardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fidalgo, Sandra Sardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ordenamento do território Desenvolvimento local -- Óbidos Planeamento estratégico -- Óbidos Política de turismo -- Óbidos |
topic |
Ordenamento do território Desenvolvimento local -- Óbidos Planeamento estratégico -- Óbidos Política de turismo -- Óbidos |
description |
Dissertação de mestrado na área da Geografia (Ordenamento do Território), apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/13475 http://hdl.handle.net/10316/13475 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/13475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fidalgo, Sandra Sardo - Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de Óbidos. Coimbra, 2009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554115363864576 |