A manifestação prática do Ambiente Educativo nas salas de aula de Educação Visual e Educação Tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Teresa D’Aragão e Moura Bragança dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8237
Resumo: O relatório final de estágio que se apresenta engloba duas partes, sendo a primeira correspondente à Prática de Ensino Supervisionada e a segunda ao trabalho de investigação. Procura-se, através da segunda, uma mais profunda compreensão da relação do espaço físico da escola, da sala de aula e da arquitetura escolar com os ambientes educativos, com especial incidência em espaços destinados às disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, bem como do processo evolutivo dessa relação e desses espaços até à atualidade. O presente estudo passa então numa primeira fase pela realização de um enquadramento histórico acerca das Artes na Educação em Portugal e do percurso – origem, evolução e situação atual – da disciplina de EVT, passando-se depois à elaboração de um enquadramento teórico em torno das questões inerentes aos ambientes educativos, à sua dimensão organizacional, física, social e pedagógica. Relativamente ao enquadramento teórico, toma-se como ponto de partida para refletir sobre estas questões a obra Vigiar e Punir, onde Michel Foucault analisa a forma como é aplicado o poder disciplinar através da escola – controlo do espaço, tempo e organização –, e de que modo se relaciona o “Panóptico” – conceito do filósofo Jeremy Bentham e retomado por Foucault – à Escola e, mais concretamente, às salas de aula construídas à luz da Idade Moderna. O estudo passa então, seguidamente, pela recolha de documentos que permitam a análise dos espaços da escola e da sala de aula, atendando-se à ordem cronológica e evolutiva dos espaços, bem como a sua contextualização histórica e social, dos espaços atualmente destinados à lecionação das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, e de espaços pertencentes a modelos e/ou contextos distintos do que se verifica na maioria das escolas públicas portuguesas. Segue-se depois o momento de implementação da investigação em contexto de estágio, em que se observaram duas turmas do 6º ano de escolaridade, alterando-se a disposição da sala e dos alunos pelo espaço consoante a atividade implementada numa das turmas, enquanto na outra turma se mantém a disposição tradicional, observandose os resultados.
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O presente estudo passa então numa primeira fase pela realização de um enquadramento histórico acerca das Artes na Educação em Portugal e do percurso – origem, evolução e situação atual – da disciplina de EVT, passando-se depois à elaboração de um enquadramento teórico em torno das questões inerentes aos ambientes educativos, à sua dimensão organizacional, física, social e pedagógica. Relativamente ao enquadramento teórico, toma-se como ponto de partida para refletir sobre estas questões a obra Vigiar e Punir, onde Michel Foucault analisa a forma como é aplicado o poder disciplinar através da escola – controlo do espaço, tempo e organização –, e de que modo se relaciona o “Panóptico” – conceito do filósofo Jeremy Bentham e retomado por Foucault – à Escola e, mais concretamente, às salas de aula construídas à luz da Idade Moderna. O estudo passa então, seguidamente, pela recolha de documentos que permitam a análise dos espaços da escola e da sala de aula, atendando-se à ordem cronológica e evolutiva dos espaços, bem como a sua contextualização histórica e social, dos espaços atualmente destinados à lecionação das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, e de espaços pertencentes a modelos e/ou contextos distintos do que se verifica na maioria das escolas públicas portuguesas. Segue-se depois o momento de implementação da investigação em contexto de estágio, em que se observaram duas turmas do 6º ano de escolaridade, alterando-se a disposição da sala e dos alunos pelo espaço consoante a atividade implementada numa das turmas, enquanto na outra turma se mantém a disposição tradicional, observandose os resultados.Supervised Teaching Practice and the second to research work. Through the second, we seek a deeper understanding of the relationship between the physical space of the school, the classroom and school architecture with educational environments, with a special focus on spaces intended for the disciplines of Visual Education and Technological Education, as well as of the evolutionary process of this relationship and these spaces until today. The present study therefore involves, in its first phase, the creation of a historical framework about the Arts in Education in Portugal and the trajectory – origin, evolution and current situation – of the EVT discipline, then moving on to the elaboration of a theoretical framework around the issues inherent to educational environments, to their organizational, physical, social and pedagogical dimensions. Regarding the theoretical framework, the work Discipline and Punish is taken as a starting point to reflect on these issues, where Michel Foucault analyzes the way in which disciplinary power is applied through the school – control of space, time and organization –, and how the “Panopticon” – a concept by the philosopher Jeremy Bentham and taken up by Foucault – relates to the School and, more specifically, to the classrooms built in the light of the Modern Age. The study then goes on to collect documents that allow the analysis of school and classroom spaces – taking into account the chronological and evolutionary order of the spaces, as well as their historical and social contextualization – of the spaces currently designated teaching the subjects of Visual Education (VE) and Technological Education (ET), and spaces belonging to different models and/or contexts than what is found in most Portuguese public schools. Then follows the moment of implementing the research in the context of an internship, in which two classes from the 6th year of schooling were observed, changing the layout of the room and students throughout the space depending on the activity implemented in one of the classes, while in the other the class maintains the traditional layout, observing the results.Figueiredo, Ana Sofia LopesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Teresa D’Aragão e Moura Bragança dos2024-02-06T14:37:01Z2024-01-162024-01-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8237TID:203518136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-10T02:30:38Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8237Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:25.042035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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