Utilização do método de elementos finitos extendido para a previsão de resistência de juntas híbridas em T
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12703 |
Resumo: | Hoje em dia os requisitos mínimos de qualidade de um produto são bastante superiores aos quer existiam por exemplo no século passado. Esta exigência de mercado obriga sempre à necessidade de procura de novas soluções, que devem ser simples e eficazes. As ligações adesivas de certa forma vieram facilitar a indústria, por exemplo, na indústria automóvel e aeronáutica, porque permitem a ligação de diferentes materiais sem que exista a necessidade da alteração das peças a unir. De forma a produzir novas soluções para a indústria em geral é importante existir investigação (estudo de comportamento) para desenvolvimento de novos adesivos e desenvolvimento de software de simulação de forma a otimizar as ligações adesivas. Para a análise do comportamento de juntas adesivas está ser cada vez mais utilizado o Método de Elementos Finitos, no qual se enquadra o Método de Elementos Finitos Extendido (MEFE), que é um método mais recente e que se perfila por ser um método capaz de prever a resistência de juntas envolvendo adesivos. No entanto, ainda não existem muitos casos de estudo acerca da sua adequabilidade. Neste trabalho é apresentado o estudo numérico do comportamento de juntas adesivas, soldadas e híbridas (soldadas por pontos e adesivas) do tipo T-peel sujeitas a carregamentos de tração. O estudo numérico será feito no software Abaqus® através do MEFE para a simulação do processo de rotura das juntas. Para o estudo da influência do tipo de adesivo, foram considerados 3 tipos de adesivos: Araldite® AV138, Araldite® 2015 e Sikaforce® 7752. Foram considerados os resultados experimentais obtidos no trabalho de Almeida [2], posteriormente comparados com a análise numérica pelo MEFE. O objetivo desta análise é de estimar a capacidade desta técnica para avaliar o desempenho das juntas adesivas, soldadas e híbridas T-peel, de forma a evitar a necessidade de realizar ensaios experimentais. A análise por MEFE revelou que este método é bastante preciso quando usados os critérios de iniciação de dano MAXS e QUADS, enquanto o critério de propagação de dano tem pouco efeito nos resultados. |
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Utilização do método de elementos finitos extendido para a previsão de resistência de juntas híbridas em TJunta em TJunta híbridaAdesivoElementos FinitosMétodo de Elementos Finitos ExtendidoT-peel jointHybrid jointAdhesiveFinite ElementsExtended Finite Element MethodConstruções MecânicasHoje em dia os requisitos mínimos de qualidade de um produto são bastante superiores aos quer existiam por exemplo no século passado. Esta exigência de mercado obriga sempre à necessidade de procura de novas soluções, que devem ser simples e eficazes. As ligações adesivas de certa forma vieram facilitar a indústria, por exemplo, na indústria automóvel e aeronáutica, porque permitem a ligação de diferentes materiais sem que exista a necessidade da alteração das peças a unir. De forma a produzir novas soluções para a indústria em geral é importante existir investigação (estudo de comportamento) para desenvolvimento de novos adesivos e desenvolvimento de software de simulação de forma a otimizar as ligações adesivas. Para a análise do comportamento de juntas adesivas está ser cada vez mais utilizado o Método de Elementos Finitos, no qual se enquadra o Método de Elementos Finitos Extendido (MEFE), que é um método mais recente e que se perfila por ser um método capaz de prever a resistência de juntas envolvendo adesivos. No entanto, ainda não existem muitos casos de estudo acerca da sua adequabilidade. Neste trabalho é apresentado o estudo numérico do comportamento de juntas adesivas, soldadas e híbridas (soldadas por pontos e adesivas) do tipo T-peel sujeitas a carregamentos de tração. O estudo numérico será feito no software Abaqus® através do MEFE para a simulação do processo de rotura das juntas. Para o estudo da influência do tipo de adesivo, foram considerados 3 tipos de adesivos: Araldite® AV138, Araldite® 2015 e Sikaforce® 7752. Foram considerados os resultados experimentais obtidos no trabalho de Almeida [2], posteriormente comparados com a análise numérica pelo MEFE. O objetivo desta análise é de estimar a capacidade desta técnica para avaliar o desempenho das juntas adesivas, soldadas e híbridas T-peel, de forma a evitar a necessidade de realizar ensaios experimentais. A análise por MEFE revelou que este método é bastante preciso quando usados os critérios de iniciação de dano MAXS e QUADS, enquanto o critério de propagação de dano tem pouco efeito nos resultados.Nowadays the minimum quality requirements of a product are far superior to those that existed for example in the last century. This market requirement always obliges the search for new solutions, which must be simple and effective. Adhesive bonds have in a way facilitated the industry, for example in the automotive and aeronautical industry, because they allow joining of different materials without the need to change the parts to be joined. In order to produce new solutions for the industry in general it is important to have research (behavioural study) to develop new adhesives and development of simulation software in order to optimize adhesive bonds. For the analysis of the behaviour of adhesive joints, the Finite Element Method is increasingly used, in which the Extended Finite Element Method (XFEM), which is a more recent method, is framed as a method capable to predict the joint strength involving adhesives. However, there are still not many case studies about their suitability. In this work, the numerical study of the behaviour of adhesive, welded and hybrid joints (welded by dots and adhesives) of T-peel type subjected to tensile loads is presented. The numerical study will be done in the Abaqus® software through the XFEM for the simulation of the process of joint failure. For the study of the influence of adhesive type, three types of adhesives were considered: Araldite® AV138, Araldite® 2015 and Sikaforce® 7752. The experimental results obtained in the work of Almeida[2]were considered, later compared with the numerical analysis by XFEM. The objective of this analysis is to estimate the ability of this technique to evaluate the performance of adhesive, welded and T-peel joints, in order to avoid the need to perform experimental tests. The XFEM analysis revealed that this method is quite accurate when using the MAXS and QUADS damage initiation criteria, while the energy propagation criteria has a small effect on the results.Campilho, Raul Duarte Salgueiral GomesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFaria, Rogério Valentim Ferreira2019-01-23T10:31:18Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12703TID:202026604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:42Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:00.645524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Hoje em dia os requisitos mínimos de qualidade de um produto são bastante superiores aos quer existiam por exemplo no século passado. Esta exigência de mercado obriga sempre à necessidade de procura de novas soluções, que devem ser simples e eficazes. As ligações adesivas de certa forma vieram facilitar a indústria, por exemplo, na indústria automóvel e aeronáutica, porque permitem a ligação de diferentes materiais sem que exista a necessidade da alteração das peças a unir. De forma a produzir novas soluções para a indústria em geral é importante existir investigação (estudo de comportamento) para desenvolvimento de novos adesivos e desenvolvimento de software de simulação de forma a otimizar as ligações adesivas. Para a análise do comportamento de juntas adesivas está ser cada vez mais utilizado o Método de Elementos Finitos, no qual se enquadra o Método de Elementos Finitos Extendido (MEFE), que é um método mais recente e que se perfila por ser um método capaz de prever a resistência de juntas envolvendo adesivos. No entanto, ainda não existem muitos casos de estudo acerca da sua adequabilidade. Neste trabalho é apresentado o estudo numérico do comportamento de juntas adesivas, soldadas e híbridas (soldadas por pontos e adesivas) do tipo T-peel sujeitas a carregamentos de tração. O estudo numérico será feito no software Abaqus® através do MEFE para a simulação do processo de rotura das juntas. Para o estudo da influência do tipo de adesivo, foram considerados 3 tipos de adesivos: Araldite® AV138, Araldite® 2015 e Sikaforce® 7752. Foram considerados os resultados experimentais obtidos no trabalho de Almeida [2], posteriormente comparados com a análise numérica pelo MEFE. O objetivo desta análise é de estimar a capacidade desta técnica para avaliar o desempenho das juntas adesivas, soldadas e híbridas T-peel, de forma a evitar a necessidade de realizar ensaios experimentais. A análise por MEFE revelou que este método é bastante preciso quando usados os critérios de iniciação de dano MAXS e QUADS, enquanto o critério de propagação de dano tem pouco efeito nos resultados. |
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