Uma perspetiva sobre a prospetiva da Zona Euro

Bibliographic Details
Main Author: Caetano, José Manuel
Publication Date: 2017
Other Authors: Caleiro, António Bento
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10174/22710
Summary: A adoção de uma moeda comum por um conjunto de países da União Europeia envolvia, a priori, múltiplos custos e benefícios no plano social e económico. A crise das Dívidas Soberanas que atingiu a Europa a partir de 2009 revelou falhas e debilidades estruturais do figurino institucional do Euro, as quais terão contribuído para um conjunto de reações sistémicas negativas. A insuficiente coordenação das políticas orçamentais e fiscais, a que acresce a ausência de mecanismos centrais de supervisão e resolução bancária, permitiu a difusão dos efeitos da crise do setor financeiro ao resto da economia e entre os vários países da Zona Euro. Neste contexto, têm sido avançados diferentes cenários sobre o futuro desta Zona, a qual se encontra agora numa encruzilhada e perante desafios que exigem respostas adequadas no plano socioeconómico e político-institucional. O artigo apresenta e discute a viabilidade de alguns dos cenários com que a Zona Euro se confronta, tendo por base as tendências verificadas e os fundamentos que ancoram a estabilidade de uma união monetária.
id RCAP_ecac08d70840e24823d1f865253a1b8a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/22710
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma perspetiva sobre a prospetiva da Zona EuroAnálise ProspetivaCenáriosZona EuroUnião Económica e MonetáriaA adoção de uma moeda comum por um conjunto de países da União Europeia envolvia, a priori, múltiplos custos e benefícios no plano social e económico. A crise das Dívidas Soberanas que atingiu a Europa a partir de 2009 revelou falhas e debilidades estruturais do figurino institucional do Euro, as quais terão contribuído para um conjunto de reações sistémicas negativas. A insuficiente coordenação das políticas orçamentais e fiscais, a que acresce a ausência de mecanismos centrais de supervisão e resolução bancária, permitiu a difusão dos efeitos da crise do setor financeiro ao resto da economia e entre os vários países da Zona Euro. Neste contexto, têm sido avançados diferentes cenários sobre o futuro desta Zona, a qual se encontra agora numa encruzilhada e perante desafios que exigem respostas adequadas no plano socioeconómico e político-institucional. O artigo apresenta e discute a viabilidade de alguns dos cenários com que a Zona Euro se confronta, tendo por base as tendências verificadas e os fundamentos que ancoram a estabilidade de uma união monetária.2018-03-01T16:50:41Z2018-03-012017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/22710http://hdl.handle.net/10174/22710porCaetano, José; Caleiro, António (2017), "Uma Perspetiva sobre a Prospetiva da Zona Euro", Livro de Actas do 1.º Encontro de Prospetiva -- Pensar o Futuro, Preparar a Mudança, (Universidade de Évora, Évora, 11 de Setembro de 2015), pp. 75-88, Évora: CICS.NOVA.UÉvora - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora.jcaetano@uevora.ptcaleiro@uevora.pt640Caetano, José ManuelCaleiro, António Bentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:14:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:38.569043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma perspetiva sobre a prospetiva da Zona Euro
title Uma perspetiva sobre a prospetiva da Zona Euro
spellingShingle Uma perspetiva sobre a prospetiva da Zona Euro
Caetano, José Manuel
Análise Prospetiva
Cenários
Zona Euro
União Económica e Monetária
title_short Uma perspetiva sobre a prospetiva da Zona Euro
title_full Uma perspetiva sobre a prospetiva da Zona Euro
title_fullStr Uma perspetiva sobre a prospetiva da Zona Euro
title_full_unstemmed Uma perspetiva sobre a prospetiva da Zona Euro
title_sort Uma perspetiva sobre a prospetiva da Zona Euro
author Caetano, José Manuel
author_facet Caetano, José Manuel
Caleiro, António Bento
author_role author
author2 Caleiro, António Bento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, José Manuel
Caleiro, António Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Prospetiva
Cenários
Zona Euro
União Económica e Monetária
topic Análise Prospetiva
Cenários
Zona Euro
União Económica e Monetária
description A adoção de uma moeda comum por um conjunto de países da União Europeia envolvia, a priori, múltiplos custos e benefícios no plano social e económico. A crise das Dívidas Soberanas que atingiu a Europa a partir de 2009 revelou falhas e debilidades estruturais do figurino institucional do Euro, as quais terão contribuído para um conjunto de reações sistémicas negativas. A insuficiente coordenação das políticas orçamentais e fiscais, a que acresce a ausência de mecanismos centrais de supervisão e resolução bancária, permitiu a difusão dos efeitos da crise do setor financeiro ao resto da economia e entre os vários países da Zona Euro. Neste contexto, têm sido avançados diferentes cenários sobre o futuro desta Zona, a qual se encontra agora numa encruzilhada e perante desafios que exigem respostas adequadas no plano socioeconómico e político-institucional. O artigo apresenta e discute a viabilidade de alguns dos cenários com que a Zona Euro se confronta, tendo por base as tendências verificadas e os fundamentos que ancoram a estabilidade de uma união monetária.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01T00:00:00Z
2018-03-01T16:50:41Z
2018-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/22710
http://hdl.handle.net/10174/22710
url http://hdl.handle.net/10174/22710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caetano, José; Caleiro, António (2017), "Uma Perspetiva sobre a Prospetiva da Zona Euro", Livro de Actas do 1.º Encontro de Prospetiva -- Pensar o Futuro, Preparar a Mudança, (Universidade de Évora, Évora, 11 de Setembro de 2015), pp. 75-88, Évora: CICS.NOVA.UÉvora - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora.
jcaetano@uevora.pt
caleiro@uevora.pt
640
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136617907093504