As TIC no ensino profissional: utilização na sala de aula das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Elisa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7285
Resumo: presente paper tem por objetivo apresentar os resultados da aplicação de um inquérito por questionário aos alunos dos cursos profissionais no âmbito das Tecnologias da Informação e da Comunicação, de quatro escolas, sobre a sua utilização na sala de aula. Pretende-se, assim, compreender de que modo estão a ser integradas as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, depois dos projetos do Governo no âmbito do PTE, que apetrecharam escolas com equipamento tecnológico e que tinham como finalidade a aposta na formação dos agentes educativos, e qual o seu papel na preparação de alunos com competências intermédias na área das TIC, de modo a que estes possam ser tecnicamente uma resposta para uma sociedade do conhecimento e da informação.
id RCAP_ecbbefa8e1c9d67ef6657980426714ee
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7285
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As TIC no ensino profissional: utilização na sala de aula das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos alunosEnsino profissionalAlunosUtilizaçãoTecnologias da Informação e ComunicaçãoVocational educationStudentsUseInformation and Communication Technologypresente paper tem por objetivo apresentar os resultados da aplicação de um inquérito por questionário aos alunos dos cursos profissionais no âmbito das Tecnologias da Informação e da Comunicação, de quatro escolas, sobre a sua utilização na sala de aula. Pretende-se, assim, compreender de que modo estão a ser integradas as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, depois dos projetos do Governo no âmbito do PTE, que apetrecharam escolas com equipamento tecnológico e que tinham como finalidade a aposta na formação dos agentes educativos, e qual o seu papel na preparação de alunos com competências intermédias na área das TIC, de modo a que estes possam ser tecnicamente uma resposta para uma sociedade do conhecimento e da informação.This papers’ objective is to present the results of a survey conducted through a questionnaire applied to students of vocational courses of four schools. This survey was in the scope of the field of Information and Communication Technology in order to understand its use in the classroom. The main goal is to understand the way in which ICT is being integrated in the process of school learning, after the Governmental programmes which equipped schools with technology and invested in the training of educational agents, as well as find out what role they played in the training of students with intermediate skills in the field of ICT so that the students may become a technical response to a knowledgeable and an information society.CIES IULIC-OnlineSousa, Ana Elisa2022-06-22T15:10:05Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7285porSousa, A.E. (2013). As TIC no ensino profissional: utilização na sala de aula das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos alunos. CIES-Working Paper, 155. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.24501.632031647-089310.13140/RG.2.2.24501.63203info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:52Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:17.990051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As TIC no ensino profissional: utilização na sala de aula das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos alunos
title As TIC no ensino profissional: utilização na sala de aula das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos alunos
spellingShingle As TIC no ensino profissional: utilização na sala de aula das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos alunos
Sousa, Ana Elisa
Ensino profissional
Alunos
Utilização
Tecnologias da Informação e Comunicação
Vocational education
Students
Use
Information and Communication Technology
title_short As TIC no ensino profissional: utilização na sala de aula das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos alunos
title_full As TIC no ensino profissional: utilização na sala de aula das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos alunos
title_fullStr As TIC no ensino profissional: utilização na sala de aula das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos alunos
title_full_unstemmed As TIC no ensino profissional: utilização na sala de aula das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos alunos
title_sort As TIC no ensino profissional: utilização na sala de aula das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos alunos
author Sousa, Ana Elisa
author_facet Sousa, Ana Elisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Alunos
Utilização
Tecnologias da Informação e Comunicação
Vocational education
Students
Use
Information and Communication Technology
topic Ensino profissional
Alunos
Utilização
Tecnologias da Informação e Comunicação
Vocational education
Students
Use
Information and Communication Technology
description presente paper tem por objetivo apresentar os resultados da aplicação de um inquérito por questionário aos alunos dos cursos profissionais no âmbito das Tecnologias da Informação e da Comunicação, de quatro escolas, sobre a sua utilização na sala de aula. Pretende-se, assim, compreender de que modo estão a ser integradas as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, depois dos projetos do Governo no âmbito do PTE, que apetrecharam escolas com equipamento tecnológico e que tinham como finalidade a aposta na formação dos agentes educativos, e qual o seu papel na preparação de alunos com competências intermédias na área das TIC, de modo a que estes possam ser tecnicamente uma resposta para uma sociedade do conhecimento e da informação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2022-06-22T15:10:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7285
url http://hdl.handle.net/10400.8/7285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, A.E. (2013). As TIC no ensino profissional: utilização na sala de aula das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos alunos. CIES-Working Paper, 155. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.24501.63203
1647-0893
10.13140/RG.2.2.24501.63203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES IUL
publisher.none.fl_str_mv CIES IUL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136995538108416