Joyciana: Mollies, Pollies & Dollies, ou a permanência da subjectividade em pintura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30614 |
Resumo: | Em análise, a série de pinturas Joyciana: Mollies, Pollies & Dollies, a partir da interrogação dos factos da arte ocidental. Caracterizada por uma figuração de personagens fantasiosas, cenários e variações antropológicas, como o erotismo, o psiquismo e os excessos que as máscaras encobrem, a Joyciana pretende ser a súmula das heterogeneidades, das contradições, dos modos e dos dogmas do nosso tempo. Na relação figura-narrativa-série, o corpo é o excedente que a Joyciana caricaturiza; a narrativa, o acto original que evidencia o fragmentário, invadido por territórios permeados de impossibilidades, em que o problema não é a pintura mas a subjectividade enquanto verdade transgressora que valida a pintura; ABSTRACT: Joycean: Mollies, Pollies & Dollies, or the permanence of subjectivity in painting. Under analysis is the Joycean: Mollies, Pollies & Dollies painting series, based on the questioning of the facts of occidental art. Characterized by the figuration of fanciful characters, settings and anthropological variations, such as eroticism, psychism and the excesses masks hide, the Joyciana series aims to be an account of the heterogenities, contradictions, ways and dogmas of our times. In the relation figure-narrative-series, the body is the surplus that Joyciana caricaturizes. The narrative, the original act that highlights the fragmentary, is invaded by territories filled with impossibilities in which the problem is not painting, but subjectivity as a transgressive truth that validates painting. |
id |
RCAP_ecbe3f4fb0f182be31883b96529c5d6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/30614 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Joyciana: Mollies, Pollies & Dollies, ou a permanência da subjectividade em pinturaJosé Miguel GervásioJoycianaPinturaNarrativaSubjectividadeJosé Miguel GervásioJoyceanPaintingNarrativeSubjectivityEm análise, a série de pinturas Joyciana: Mollies, Pollies & Dollies, a partir da interrogação dos factos da arte ocidental. Caracterizada por uma figuração de personagens fantasiosas, cenários e variações antropológicas, como o erotismo, o psiquismo e os excessos que as máscaras encobrem, a Joyciana pretende ser a súmula das heterogeneidades, das contradições, dos modos e dos dogmas do nosso tempo. Na relação figura-narrativa-série, o corpo é o excedente que a Joyciana caricaturiza; a narrativa, o acto original que evidencia o fragmentário, invadido por territórios permeados de impossibilidades, em que o problema não é a pintura mas a subjectividade enquanto verdade transgressora que valida a pintura; ABSTRACT: Joycean: Mollies, Pollies & Dollies, or the permanence of subjectivity in painting. Under analysis is the Joycean: Mollies, Pollies & Dollies painting series, based on the questioning of the facts of occidental art. Characterized by the figuration of fanciful characters, settings and anthropological variations, such as eroticism, psychism and the excesses masks hide, the Joyciana series aims to be an account of the heterogenities, contradictions, ways and dogmas of our times. In the relation figure-narrative-series, the body is the surplus that Joyciana caricaturizes. The narrative, the original act that highlights the fragmentary, is invaded by territories filled with impossibilities in which the problem is not painting, but subjectivity as a transgressive truth that validates painting.Universidade de Évora2022-01-05T11:51:50Z2022-01-052021-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/30614http://hdl.handle.net/10174/30614TID:202830730porDepartamento de Artes Visuais e Designm44658@alunos.uevora.pt203Fonseca, José Miguel Gervásio dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:29:03Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:07.760521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Joyciana: Mollies, Pollies & Dollies, ou a permanência da subjectividade em pintura |
title |
Joyciana: Mollies, Pollies & Dollies, ou a permanência da subjectividade em pintura |
spellingShingle |
Joyciana: Mollies, Pollies & Dollies, ou a permanência da subjectividade em pintura Fonseca, José Miguel Gervásio da José Miguel Gervásio Joyciana Pintura Narrativa Subjectividade José Miguel Gervásio Joycean Painting Narrative Subjectivity |
title_short |
Joyciana: Mollies, Pollies & Dollies, ou a permanência da subjectividade em pintura |
title_full |
Joyciana: Mollies, Pollies & Dollies, ou a permanência da subjectividade em pintura |
title_fullStr |
Joyciana: Mollies, Pollies & Dollies, ou a permanência da subjectividade em pintura |
title_full_unstemmed |
Joyciana: Mollies, Pollies & Dollies, ou a permanência da subjectividade em pintura |
title_sort |
Joyciana: Mollies, Pollies & Dollies, ou a permanência da subjectividade em pintura |
author |
Fonseca, José Miguel Gervásio da |
author_facet |
Fonseca, José Miguel Gervásio da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, José Miguel Gervásio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
José Miguel Gervásio Joyciana Pintura Narrativa Subjectividade José Miguel Gervásio Joycean Painting Narrative Subjectivity |
topic |
José Miguel Gervásio Joyciana Pintura Narrativa Subjectividade José Miguel Gervásio Joycean Painting Narrative Subjectivity |
description |
Em análise, a série de pinturas Joyciana: Mollies, Pollies & Dollies, a partir da interrogação dos factos da arte ocidental. Caracterizada por uma figuração de personagens fantasiosas, cenários e variações antropológicas, como o erotismo, o psiquismo e os excessos que as máscaras encobrem, a Joyciana pretende ser a súmula das heterogeneidades, das contradições, dos modos e dos dogmas do nosso tempo. Na relação figura-narrativa-série, o corpo é o excedente que a Joyciana caricaturiza; a narrativa, o acto original que evidencia o fragmentário, invadido por territórios permeados de impossibilidades, em que o problema não é a pintura mas a subjectividade enquanto verdade transgressora que valida a pintura; ABSTRACT: Joycean: Mollies, Pollies & Dollies, or the permanence of subjectivity in painting. Under analysis is the Joycean: Mollies, Pollies & Dollies painting series, based on the questioning of the facts of occidental art. Characterized by the figuration of fanciful characters, settings and anthropological variations, such as eroticism, psychism and the excesses masks hide, the Joyciana series aims to be an account of the heterogenities, contradictions, ways and dogmas of our times. In the relation figure-narrative-series, the body is the surplus that Joyciana caricaturizes. The narrative, the original act that highlights the fragmentary, is invaded by territories filled with impossibilities in which the problem is not painting, but subjectivity as a transgressive truth that validates painting. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-25T00:00:00Z 2022-01-05T11:51:50Z 2022-01-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/30614 http://hdl.handle.net/10174/30614 TID:202830730 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/30614 |
identifier_str_mv |
TID:202830730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Artes Visuais e Design m44658@alunos.uevora.pt 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136683150540800 |