A ecologia da caatinga de Gonzaga: uma educação entre a topofilia e a topofobia no semiárido Pernambucano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Valéria Godoi do
Data de Publicação: 2022
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14149
Resumo: A Caatinga é o único bioma endêmico no Brasil e traz exemplares biológicos singulares no planeta. Este fato eleva sua importância ambiental a nível mundial. Neste cenário de clima semiárido, encontramos um bioma com ampla presença antrópica, que acaba ocasionando impactos danosos a esse ecossistema. A educação formal tem papel fundamental na reversão dessa situação e deve estar fundamentada num currículo que aborde uma educação ambiental que objetiva promover o elo de apego e familiaridade dos habitantes da Caatinga com seu ambiente físico e natural, fenômeno denominado de topofilia. Assim, esta investigação visou analisar as representações topofílicas e topofóbicas de estudantes e professores de três escolas públicas presentes em diferentes ecorregiões do semiárido pernambucano, tendo como base obras antológicas do cantor e compositor brasileiro Luiz Gonzaga que retratam a Caatinga. A natureza desta investigação é qualitativa e quantitativa pois foi aplicado um questionário a estudantes e realizou-se entrevistas semiestruturadas a doze professores, todos pertencentes as três escolas de ecorregiões do semiárido investigadas. Os questionários foram analizados através da análise estatística SPSS e as falas das entrevistas através da análise de conteúdo de Coutinho (2006) e Laville e Dionne (1999), tendo como obras de referência para conceito Dreyfus (2012), Garrard (2006), Tuan (2012) e outros. Conclusivamente a pesquisa identificou a predominância de representação topofílica acerca do semiárido na instituição escolar que vivencia efetivamente a Caatinga em seu currículo escolar, o contrário ocorre na instituição escolar com maior predominância topofóbica onde professores e estudantes demonstraram menor conhecimento acerca do bioma Caatinga. Palavras-chave: Ecologia. Educação formal. Bioma Caatinga. Topofilia. Topofobia. Luiz Gonzaga.
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