A ecologia da caatinga de Gonzaga: uma educação entre a topofilia e a topofobia no semiárido Pernambucano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/14149 |
Resumo: | A Caatinga é o único bioma endêmico no Brasil e traz exemplares biológicos singulares no planeta. Este fato eleva sua importância ambiental a nível mundial. Neste cenário de clima semiárido, encontramos um bioma com ampla presença antrópica, que acaba ocasionando impactos danosos a esse ecossistema. A educação formal tem papel fundamental na reversão dessa situação e deve estar fundamentada num currículo que aborde uma educação ambiental que objetiva promover o elo de apego e familiaridade dos habitantes da Caatinga com seu ambiente físico e natural, fenômeno denominado de topofilia. Assim, esta investigação visou analisar as representações topofílicas e topofóbicas de estudantes e professores de três escolas públicas presentes em diferentes ecorregiões do semiárido pernambucano, tendo como base obras antológicas do cantor e compositor brasileiro Luiz Gonzaga que retratam a Caatinga. A natureza desta investigação é qualitativa e quantitativa pois foi aplicado um questionário a estudantes e realizou-se entrevistas semiestruturadas a doze professores, todos pertencentes as três escolas de ecorregiões do semiárido investigadas. Os questionários foram analizados através da análise estatística SPSS e as falas das entrevistas através da análise de conteúdo de Coutinho (2006) e Laville e Dionne (1999), tendo como obras de referência para conceito Dreyfus (2012), Garrard (2006), Tuan (2012) e outros. Conclusivamente a pesquisa identificou a predominância de representação topofílica acerca do semiárido na instituição escolar que vivencia efetivamente a Caatinga em seu currículo escolar, o contrário ocorre na instituição escolar com maior predominância topofóbica onde professores e estudantes demonstraram menor conhecimento acerca do bioma Caatinga. Palavras-chave: Ecologia. Educação formal. Bioma Caatinga. Topofilia. Topofobia. Luiz Gonzaga. |
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A ecologia da caatinga de Gonzaga: uma educação entre a topofilia e a topofobia no semiárido PernambucanoDOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOECOLOGIAEDUCAÇÃO AMBIENTALTOPOFILIATOPOFOBIABRASILGONZAGA, LUIZEDUCATIONECOLOGYENVIRONMENTAL EDUCATIONTOPOPHILIATOPOPHOBIABRAZILA Caatinga é o único bioma endêmico no Brasil e traz exemplares biológicos singulares no planeta. Este fato eleva sua importância ambiental a nível mundial. Neste cenário de clima semiárido, encontramos um bioma com ampla presença antrópica, que acaba ocasionando impactos danosos a esse ecossistema. A educação formal tem papel fundamental na reversão dessa situação e deve estar fundamentada num currículo que aborde uma educação ambiental que objetiva promover o elo de apego e familiaridade dos habitantes da Caatinga com seu ambiente físico e natural, fenômeno denominado de topofilia. Assim, esta investigação visou analisar as representações topofílicas e topofóbicas de estudantes e professores de três escolas públicas presentes em diferentes ecorregiões do semiárido pernambucano, tendo como base obras antológicas do cantor e compositor brasileiro Luiz Gonzaga que retratam a Caatinga. A natureza desta investigação é qualitativa e quantitativa pois foi aplicado um questionário a estudantes e realizou-se entrevistas semiestruturadas a doze professores, todos pertencentes as três escolas de ecorregiões do semiárido investigadas. Os questionários foram analizados através da análise estatística SPSS e as falas das entrevistas através da análise de conteúdo de Coutinho (2006) e Laville e Dionne (1999), tendo como obras de referência para conceito Dreyfus (2012), Garrard (2006), Tuan (2012) e outros. Conclusivamente a pesquisa identificou a predominância de representação topofílica acerca do semiárido na instituição escolar que vivencia efetivamente a Caatinga em seu currículo escolar, o contrário ocorre na instituição escolar com maior predominância topofóbica onde professores e estudantes demonstraram menor conhecimento acerca do bioma Caatinga. Palavras-chave: Ecologia. Educação formal. Bioma Caatinga. Topofilia. Topofobia. Luiz Gonzaga.The Caatinga is the only endemic biome in Brazil and brings unique biological specimens on the planet, this fact increases its environmental importance worldwide. In this scenario of semi arid climate, we find a biome with a large anthropic presence that ends up causing harmful impacts to this ecosystem. Formal education plays a fundamental role in reversing this situation and must be based on a curriculum that addresses environmental education that aims to promote the bond of attachment and familiarity of the inhabitants of the Caatinga with their physical and natural environment, a phenomenon called topophilia. Thus, this investigation aimed to analyze the topophilic and topophobic representations of students and teachers from three public schools present in different ecoregions of the semi-arid region of Pernambuco, based on anthological works by Brazilian singer and composer Luiz Gonzaga that portray the Caatinga. The nature of this investigation is qualitative and quantitative, as a questionnaire was applied to students and semi-structured interviews were carried out with twelve teachers, both belonging to the three schools of investigated semi-arid ecoregions. The questionnaires were analyzed through SPSS statistical analysis and the interviews were analyzed through content analysis by Coutinho (2006) e Laville e Dionne (1999), having as reference works for the concept Dreyfus (2012), Garrard (2006), Tuan (2012) and others. Conclusively, the research identified the predominance of topophilic representation about the semiarid in the school institution that effectively experiences the Caatinga in its school curriculum, the opposite occurs in the school institution with greater topophobic predominance where teachers and students showed less knowledge about the Caatinga biome. Keywords: Ecology. Formal education. Caatinga biome. Topophilia. Topophobia. Luiz Gonzaga.2023-09-26T18:27:18Z2022-01-01T00:00:00Z2022doctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14149TID:101573472porNascimento, Valéria Godoi doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T11:38:49Zoai:recil.ulusofona.pt:10437/14149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T11:38:49Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Caatinga é o único bioma endêmico no Brasil e traz exemplares biológicos singulares no planeta. Este fato eleva sua importância ambiental a nível mundial. Neste cenário de clima semiárido, encontramos um bioma com ampla presença antrópica, que acaba ocasionando impactos danosos a esse ecossistema. A educação formal tem papel fundamental na reversão dessa situação e deve estar fundamentada num currículo que aborde uma educação ambiental que objetiva promover o elo de apego e familiaridade dos habitantes da Caatinga com seu ambiente físico e natural, fenômeno denominado de topofilia. Assim, esta investigação visou analisar as representações topofílicas e topofóbicas de estudantes e professores de três escolas públicas presentes em diferentes ecorregiões do semiárido pernambucano, tendo como base obras antológicas do cantor e compositor brasileiro Luiz Gonzaga que retratam a Caatinga. A natureza desta investigação é qualitativa e quantitativa pois foi aplicado um questionário a estudantes e realizou-se entrevistas semiestruturadas a doze professores, todos pertencentes as três escolas de ecorregiões do semiárido investigadas. Os questionários foram analizados através da análise estatística SPSS e as falas das entrevistas através da análise de conteúdo de Coutinho (2006) e Laville e Dionne (1999), tendo como obras de referência para conceito Dreyfus (2012), Garrard (2006), Tuan (2012) e outros. Conclusivamente a pesquisa identificou a predominância de representação topofílica acerca do semiárido na instituição escolar que vivencia efetivamente a Caatinga em seu currículo escolar, o contrário ocorre na instituição escolar com maior predominância topofóbica onde professores e estudantes demonstraram menor conhecimento acerca do bioma Caatinga. Palavras-chave: Ecologia. Educação formal. Bioma Caatinga. Topofilia. Topofobia. Luiz Gonzaga. |
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