A educação intergeracional como processo de desenvolvimento pessoal e social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sara Margarida Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/56031
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
id RCAP_ecc8bcc430a53a492ec1d15eacf88b02
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56031
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação intergeracional como processo de desenvolvimento pessoal e socialIntergeracionalidadeGeraçõesRelações intergeracionaisEducaçãoProjetos intergeracionaisIntergenerationalityGenerationsIntergenerational relationsEducationIntergenerational projectsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)Numa sociedade contemporânea observamos variadíssimas mudanças que afetam a vida e a interação de todos os indivíduos, nomeadamente o envelhecimento demográfico e a melhoria das condições de vida. Estas levaram a alterações dos padrões das relações intergeracionais, que no passado ocorriam de forma natural na família e hoje têm de ser promovidas também através de atividades e projetos intergeracionais. Projetos estes que devem servir necessidades individuais oferecendo benefícios a todos os participantes, sendo que estes devem ser planeados, ter continuidade e um impacto positivo significativo. O presente estudo surge com o intuito de explorar a temática da intergeracionalidade e entender se a educação intergeracional interfere no processo de desenvolvimento individual. Focamos benefícios deste tipo de relações e qual a sua importância no desenvolvimento de cada um. Para o desenvolvimento desta investigação foi aplicada uma metodologia qualitativa. Na recolha de dados foram utilizadas várias técnicas, sendo elas as entrevistas, as observações e a análise documental, todas com o intuito de perceber as interações presentes entre crianças e seniores. O presente estudo foi realizado na Associação Gerações tendo como público-alvo os seniores, as crianças e os profissionais dessa instituição. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise interpretativa. Posteriormente foi realizado um tratamento desses mesmos resultados e compilados com enquadramento teórico realizado anteriormente. Este estudo permitiu-nos perceber que benefícios traz aos indivíduos, principalmente para o seu desenvolvimento pessoal e social, e ainda para as próprias comunidades e sociedades.In a contemporary society we observe several changes that affect life and interaction of all individuals. This development has led to alterations in the patterns of intergenerational relations, which in the past occurred naturally within the family, have now to be promoted through intergenerational activities and projects. These projects should serve individual needs and provide benefits to all participants, which must be planned, have continuity and a significant positive impact. The present study aims to explore the theme of intergenerationality and understand if intergenerational education interferes with the individual development process. It also focuses on the benefits of this type of relationship and its importance. For this research a qualitative methodology was applied, using different procedures of data collection, namely interviews, observations and documentary analysis, all of them with the purpose of understanding the present interactions between children and seniors. The study was conducted in the Generations Association having as target audience the seniors, the children and the professionals of this institution. The collected data were subjected to an interpretive analysis where. Posteriorly these data were processed, compiling the results with the previous theoretical framework, which allowed to reach several conclusions. It also made it possible to realize what benefits it brings to individuals, especially for their personal and social development, and even for their own communities and societies.Sarmento, Manuel JacintoUniversidade do MinhoOliveira, Sara Margarida Ribeiro20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56031porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:29.568648Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação intergeracional como processo de desenvolvimento pessoal e social
title A educação intergeracional como processo de desenvolvimento pessoal e social
spellingShingle A educação intergeracional como processo de desenvolvimento pessoal e social
Oliveira, Sara Margarida Ribeiro
Intergeracionalidade
Gerações
Relações intergeracionais
Educação
Projetos intergeracionais
Intergenerationality
Generations
Intergenerational relations
Education
Intergenerational projects
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A educação intergeracional como processo de desenvolvimento pessoal e social
title_full A educação intergeracional como processo de desenvolvimento pessoal e social
title_fullStr A educação intergeracional como processo de desenvolvimento pessoal e social
title_full_unstemmed A educação intergeracional como processo de desenvolvimento pessoal e social
title_sort A educação intergeracional como processo de desenvolvimento pessoal e social
author Oliveira, Sara Margarida Ribeiro
author_facet Oliveira, Sara Margarida Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Manuel Jacinto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sara Margarida Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Intergeracionalidade
Gerações
Relações intergeracionais
Educação
Projetos intergeracionais
Intergenerationality
Generations
Intergenerational relations
Education
Intergenerational projects
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Intergeracionalidade
Gerações
Relações intergeracionais
Educação
Projetos intergeracionais
Intergenerationality
Generations
Intergenerational relations
Education
Intergenerational projects
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/56031
url http://hdl.handle.net/1822/56031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132935788429312