Alerta: Fake news

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Cristina Vaz de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pinheiro, Diana, Brito, Duarte Vital, Godinho, Leonor Vaz, Subedi, Shristi, Costa, Vânia, Lima, Vânia
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8625
Resumo: Apesar de uma enorme vaga de desinformação, sobretudo com o início e o decurso da pandemia, que difundem muito amplamente as falsas notícias, críticas para as consequências sobre a saúde, começamos a observar, sobretudo através das redes sociais, indivíduos e grupos de cidadãos alertam e denunciam essas fakenews. Este relatório integra a pesquisa de um conjunto de investigadores que procederam a uma avaliação, durante um período de tempo curto (janeiro a fevereiro de 2022), em redes sociais como o LinkedIn (mais dedicada a profissionais) e no facebook (mais generalizada) para retirar comentários de alerta, que denunciam o que pensam ser de notícia falsa. Verificamos um maior número de pessoas do género masculino a fazerem essas denúncias nas redes, mais críticos e incisivos nas denúncias, geralmente com uma carga negativa pronunciada e de chamada de atenção do público. Estes alertas vão sendo apreendidos pela população, e, poderão eventualmente ser uma força poderosa de crescimento de maior consciência sobre o perigo da desinformação.
id RCAP_ecd7400263eb8a802519b1293167ec9c
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8625
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alerta: Fake newsO combate já começou, ou a força dos mais entendidosLiteracia em saúdeFake newsComunicaçãoRedes sociaisDenunciasDesinformaçãoApesar de uma enorme vaga de desinformação, sobretudo com o início e o decurso da pandemia, que difundem muito amplamente as falsas notícias, críticas para as consequências sobre a saúde, começamos a observar, sobretudo através das redes sociais, indivíduos e grupos de cidadãos alertam e denunciam essas fakenews. Este relatório integra a pesquisa de um conjunto de investigadores que procederam a uma avaliação, durante um período de tempo curto (janeiro a fevereiro de 2022), em redes sociais como o LinkedIn (mais dedicada a profissionais) e no facebook (mais generalizada) para retirar comentários de alerta, que denunciam o que pensam ser de notícia falsa. Verificamos um maior número de pessoas do género masculino a fazerem essas denúncias nas redes, mais críticos e incisivos nas denúncias, geralmente com uma carga negativa pronunciada e de chamada de atenção do público. Estes alertas vão sendo apreendidos pela população, e, poderão eventualmente ser uma força poderosa de crescimento de maior consciência sobre o perigo da desinformação.Repositório do ISPAAlmeida, Cristina Vaz dePinheiro, DianaBrito, Duarte VitalGodinho, Leonor VazSubedi, ShristiCosta, VâniaLima, Vânia2022-03-31T15:51:10Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8625porAlmeida, C. V., Pinheiro, D.; Brito, D. V., Godinho, L. V., Subedi, S., Costa, V., & Lima, V.(2022). Fake news: O combate já começou ou a força dos mais entendidos. Lisboa: Ispa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:44:33Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:26:30.005483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alerta: Fake news
O combate já começou, ou a força dos mais entendidos
title Alerta: Fake news
spellingShingle Alerta: Fake news
Almeida, Cristina Vaz de
Literacia em saúde
Fake news
Comunicação
Redes sociais
Denuncias
Desinformação
title_short Alerta: Fake news
title_full Alerta: Fake news
title_fullStr Alerta: Fake news
title_full_unstemmed Alerta: Fake news
title_sort Alerta: Fake news
author Almeida, Cristina Vaz de
author_facet Almeida, Cristina Vaz de
Pinheiro, Diana
Brito, Duarte Vital
Godinho, Leonor Vaz
Subedi, Shristi
Costa, Vânia
Lima, Vânia
author_role author
author2 Pinheiro, Diana
Brito, Duarte Vital
Godinho, Leonor Vaz
Subedi, Shristi
Costa, Vânia
Lima, Vânia
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Cristina Vaz de
Pinheiro, Diana
Brito, Duarte Vital
Godinho, Leonor Vaz
Subedi, Shristi
Costa, Vânia
Lima, Vânia
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia em saúde
Fake news
Comunicação
Redes sociais
Denuncias
Desinformação
topic Literacia em saúde
Fake news
Comunicação
Redes sociais
Denuncias
Desinformação
description Apesar de uma enorme vaga de desinformação, sobretudo com o início e o decurso da pandemia, que difundem muito amplamente as falsas notícias, críticas para as consequências sobre a saúde, começamos a observar, sobretudo através das redes sociais, indivíduos e grupos de cidadãos alertam e denunciam essas fakenews. Este relatório integra a pesquisa de um conjunto de investigadores que procederam a uma avaliação, durante um período de tempo curto (janeiro a fevereiro de 2022), em redes sociais como o LinkedIn (mais dedicada a profissionais) e no facebook (mais generalizada) para retirar comentários de alerta, que denunciam o que pensam ser de notícia falsa. Verificamos um maior número de pessoas do género masculino a fazerem essas denúncias nas redes, mais críticos e incisivos nas denúncias, geralmente com uma carga negativa pronunciada e de chamada de atenção do público. Estes alertas vão sendo apreendidos pela população, e, poderão eventualmente ser uma força poderosa de crescimento de maior consciência sobre o perigo da desinformação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31T15:51:10Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/8625
url http://hdl.handle.net/10400.12/8625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Almeida, C. V., Pinheiro, D.; Brito, D. V., Godinho, L. V., Subedi, S., Costa, V., & Lima, V.(2022). Fake news: O combate já começou ou a força dos mais entendidos. Lisboa: Ispa.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130127419834368