Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Licínio C.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55436
Resumo: Apesar da consagração legal no plano das orientações para a ação – desde os textos constitucionais, passando pelas leis de bases da educação, até à legislação ordinária e aos discursos políticos –, a gestão democrática da escola pública permanece como uma realização difícil de alcançar no plano da ação organizacional efetiva, em cada escola concreta. Sendo muito relevantes, até como resultado da democratização política que afastou regimes autoritários, os referenciais jurídicos democráticos são, porém, insuficientes para garantir a democratização da gestão escolar. Neste texto são apresentados alguns dos obstáculos políticos e organizacionais, também históricos e culturais, que têm dificultado a concretização de uma gestão democrática das escolas, incluindo uma análise crítica sobre o próprio conceito e sobre as suas exigências mais substantivas.
id RCAP_ecdacaf3f4e356e48016e92a44a6acfd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55436
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?Why is it so difficult to democratize public school management?Gestão escolarGestão democráticaDemocraciaDemocratic managementSchool managementDemocracyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesApesar da consagração legal no plano das orientações para a ação – desde os textos constitucionais, passando pelas leis de bases da educação, até à legislação ordinária e aos discursos políticos –, a gestão democrática da escola pública permanece como uma realização difícil de alcançar no plano da ação organizacional efetiva, em cada escola concreta. Sendo muito relevantes, até como resultado da democratização política que afastou regimes autoritários, os referenciais jurídicos democráticos são, porém, insuficientes para garantir a democratização da gestão escolar. Neste texto são apresentados alguns dos obstáculos políticos e organizacionais, também históricos e culturais, que têm dificultado a concretização de uma gestão democrática das escolas, incluindo uma análise crítica sobre o próprio conceito e sobre as suas exigências mais substantivas.Despite its legal consecration in terms of the guidelines for action – from the constitutional texts and the basic education laws to the ordinary legislation and political discourses –, democratic management of the public school remains difficult to achieve at the level of effective organizational action in each concrete school. Although highly relevant, as a result of political democratization that has driven authoritarian regimes away, democratic legal referentials are still insufficient to guarantee the democratization of school management. This paper presents some of the political and organizational obstacles, as well as historical and cultural, that have hampered the democratic management of schools, including a critical analysis of the concept itself and its most substantive demands.Este trabalho contou com o apoio de Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do projeto PEst-OE/CED/UI1661/2014 do CIEd-UM.info:eu-repo/semantics/publishedVersionEditora Universidade Federal do Paraná (UFPR)Universidade do MinhoLima, Licínio C.2018-042018-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55436porLima, L. C. (2018). Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, 34(68), 15-28.0104-40601984-041110.1590/0104-4060.57479https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57479info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:32.057921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?
Why is it so difficult to democratize public school management?
title Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?
spellingShingle Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?
Lima, Licínio C.
Gestão escolar
Gestão democrática
Democracia
Democratic management
School management
Democracy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
title_short Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?
title_full Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?
title_fullStr Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?
title_full_unstemmed Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?
title_sort Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?
author Lima, Licínio C.
author_facet Lima, Licínio C.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Licínio C.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Gestão democrática
Democracia
Democratic management
School management
Democracy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
topic Gestão escolar
Gestão democrática
Democracia
Democratic management
School management
Democracy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
description Apesar da consagração legal no plano das orientações para a ação – desde os textos constitucionais, passando pelas leis de bases da educação, até à legislação ordinária e aos discursos políticos –, a gestão democrática da escola pública permanece como uma realização difícil de alcançar no plano da ação organizacional efetiva, em cada escola concreta. Sendo muito relevantes, até como resultado da democratização política que afastou regimes autoritários, os referenciais jurídicos democráticos são, porém, insuficientes para garantir a democratização da gestão escolar. Neste texto são apresentados alguns dos obstáculos políticos e organizacionais, também históricos e culturais, que têm dificultado a concretização de uma gestão democrática das escolas, incluindo uma análise crítica sobre o próprio conceito e sobre as suas exigências mais substantivas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04
2018-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/55436
url http://hdl.handle.net/1822/55436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lima, L. C. (2018). Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, 34(68), 15-28.
0104-4060
1984-0411
10.1590/0104-4060.57479
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57479
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universidade Federal do Paraná (UFPR)
publisher.none.fl_str_mv Editora Universidade Federal do Paraná (UFPR)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132534737469440