O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4201
Resumo: Este trabalho traça um quadro geral do caminho percorrido em Portugal na investigação sobre concepções, saberes, práticas e formação de professores. Os estudos identificados são organizados por grandes períodos e temas, correspondendo o primeiro grande grupo de trabalhos corresponde aos mestrados de Boston; surgem de seguida os trabalhos centrados primeiro nas concepções e depois nas concepções e práticas dos professores; em terceiro lugar são considerados diversos trabalhos que procuram perspectivar a formação tendo em conta as novas orientações didácticas, com relevo para as novas tecnologias; em quarto lugar refere-se a época actual, marcada pelo interesse no estudo dos saberes profissionais e do desenvolvimento profissional. Procura-se apontar o que foram os principais contributos de cada um destes períodos e correntes, sem deixar de discutir as suas ambiguidades e limitações. Finalmente, apontam-se algumas vias de desenvolvimento futuro, tanto em termos de problemáticas como de abordagens metodológicas.
id RCAP_ece7d0928049dd48cadfcb46870aa1ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4201
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigaçãoProfessorMatemáticaInvestigaçãoEste trabalho traça um quadro geral do caminho percorrido em Portugal na investigação sobre concepções, saberes, práticas e formação de professores. Os estudos identificados são organizados por grandes períodos e temas, correspondendo o primeiro grande grupo de trabalhos corresponde aos mestrados de Boston; surgem de seguida os trabalhos centrados primeiro nas concepções e depois nas concepções e práticas dos professores; em terceiro lugar são considerados diversos trabalhos que procuram perspectivar a formação tendo em conta as novas orientações didácticas, com relevo para as novas tecnologias; em quarto lugar refere-se a época actual, marcada pelo interesse no estudo dos saberes profissionais e do desenvolvimento profissional. Procura-se apontar o que foram os principais contributos de cada um destes períodos e correntes, sem deixar de discutir as suas ambiguidades e limitações. Finalmente, apontam-se algumas vias de desenvolvimento futuro, tanto em termos de problemáticas como de abordagens metodológicas.This study outlines what has been in Portugal research carried out about teachers’ conceptions, knowledge, practices and teacher education. The studies identified are organized by periods and themes; the first set of studies corresponds to the masters’ degrees awarded in the Boston programme; the second group of studies focused in a first moment in the conceptions and then in the conceptions and practices of teachers; a third group is developed around the new didactical orientations, with emphasis in new information technologies; fourthly, it is considered the actual period, in which stands the interest by professional knowledge and professional development. The essential contributions of each period and trend are pointed, discussing their ambiguities and limitations. Finally, it points to several lines of future development, both in terms of problématiques as of methodological approaches.Repositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro da2011-10-03T14:05:07Z19941994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4201porPonte, J. P. (1994). O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação. Quadrante, 3(2), 79-114.0872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:54.858899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação
title O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação
spellingShingle O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação
Ponte, João Pedro da
Professor
Matemática
Investigação
title_short O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação
title_full O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação
title_fullStr O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação
title_full_unstemmed O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação
title_sort O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Matemática
Investigação
topic Professor
Matemática
Investigação
description Este trabalho traça um quadro geral do caminho percorrido em Portugal na investigação sobre concepções, saberes, práticas e formação de professores. Os estudos identificados são organizados por grandes períodos e temas, correspondendo o primeiro grande grupo de trabalhos corresponde aos mestrados de Boston; surgem de seguida os trabalhos centrados primeiro nas concepções e depois nas concepções e práticas dos professores; em terceiro lugar são considerados diversos trabalhos que procuram perspectivar a formação tendo em conta as novas orientações didácticas, com relevo para as novas tecnologias; em quarto lugar refere-se a época actual, marcada pelo interesse no estudo dos saberes profissionais e do desenvolvimento profissional. Procura-se apontar o que foram os principais contributos de cada um destes períodos e correntes, sem deixar de discutir as suas ambiguidades e limitações. Finalmente, apontam-se algumas vias de desenvolvimento futuro, tanto em termos de problemáticas como de abordagens metodológicas.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-01-01T00:00:00Z
2011-10-03T14:05:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4201
url http://hdl.handle.net/10451/4201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P. (1994). O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação. Quadrante, 3(2), 79-114.
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134184981135360