Auditoria e a imagem do auditor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Joana Filipa Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24535
Resumo: Espera-se que a auditoria ofereça credibilidade e veracidade às empresas. Assim os auditores surgem como a imagem de marca da confiança da empresa. Estes são vistos como pessoas de grande responsabilidade tanto profissional, como social. Numa sociedade cheia de complexos e paradigmas é bastante valorizada a imagem com que as pessoas se apresentam. A sociedade espera de uma pessoa credível uma imagem sóbria e formal. O Código de Ética da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas no seu capítulo 4 refere que o auditor deve ser independente, não só na mente, mas também na sua imagem. Assim este trabalho tem como principal finalidade apresentar a auditoria, a sua função e remeter a importância e a influência que a imagem do auditor tem sobre a mesma. Sendo muitas vezes imperativo que o auditor se comporte e se apresente de determinada forma surge este tema de grande relevância. De modo a perceber a opinião das pessoas sobre o assunto foi distribuido um questionário por várias pessoas, tanto profissionais de auditoria como não profissionais. Com base nos resultados obtivos foi possível verificar que o nível de discordância de que o auditor não deve adotar determinados comportamentos nem ter cuidado com a indumentária é muito baixo face ào nível deconcordância. No entanto existem ainda várias pessoas que ocupam uma possição neutra nesta questão.
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