A representação do outro nos manuais escolares: uma abordagem multimodal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria do Rosário Rodrigues de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8138
Resumo: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
id RCAP_ecff4ea48d83b54068a00582b8b74829
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8138
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A representação do outro nos manuais escolares: uma abordagem multimodalManuais de ensino - História e críticaOutro - Nos manuais de ensinoComunicação em designEducação interculturalModalidade (Linguística)Teses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012Esta dissertação tem como objetivo estudar o manual escolar, instrumento importante no processo ensino-aprendizagem, a partir de uma perspetiva da representação da alteridade. O estudo procura dar conta das soluções encontradas, a nível dos manuais escolares, para as alterações registadas nas escolas portuguesas, na última década, que se prendem com o substancial contingente de jovens estrangeiros. A integração dos imigrantes na sociedade de acolhimento é um processo complexo e multifacetado e a tutela tem vindo a elaborar legislação a fim de promover um quadro legal favorável à integração dos jovens estrangeiros no nosso sistema educativo. Para dar cumprimento a tal objetivo, é fundamental uma postura metodológica. Assim sendo, servimo-nos de pesquisas bibliográficas e documentos de referência quer para fundamentar a perspetiva de alteridade e as dinâmicas sociais migratórias, quer para nos dotarmos de ferramentas que nos permitem uma abordagem de grande amplitude. Interessou-nos pesquisar a representação do “Outro”, a nível da linguagem verbal, a nível da linguagem visual e do significado multimodal resultante do concurso das duas modalidades no documento. Para os procedimentos analíticos, adotamos o trabalho de Kress & van Leewan, designadamente “Reading Images” por considerarmos as suas propostas as mais adequadas. Foi constituído um corpus de nove manuais de Língua Portuguesa, adotados pelas escolas portuguesas em 2011, ano anterior ao nosso estudo, que foi confrontado com oito outros documentos de produção anterior. Foi possível verificar que a discriminação é um traço ausente na representação da alteridade mas que, apesar da alteração legislativa e programática, não se constatam mudanças relevantes na atualização dos manuais.Abstract: This thesis aims to study the textbook, an important tool in the teaching-learning process, from a perspective of representation of otherness. The study seeks to give an account of the solutions found, regarding the changes registered at textbooks in Portuguese schools in the last decade, which relate to the substantial contingent of young foreigners. The integration of immigrants into the host society is a complex and multifaceted process and guardianship has been preparing appropriate legislation to promote a favorable legal framework for the integration of young foreigners in our educational system. To fulfill this goal, it is critical to adopt a methodological attitude. Therefore, we used bibliographic research and reference documents either to substantiate the perspective of otherness and social dynamics of migration, or to provide ourselves with tools that enable us a large-scale approach. We were interested in researching the representation of the "Other," at verbal and visual language levels and multimodal meaning resulting from the concurrence of the two modalities in the document. For analytical procedures, we adopted the Kress & van Leewan work, namely "Reading Images" since we considered their proposals the most appropriate. A corpus of nine Portuguese Language textbooks, adopted by Portuguese schools in 2011, an year prior to our study, was comprised and compared to eight other documents of previous production. We could verify that discrimination is an absent trait in the representation of otherness but still, despite legislative and programmatic changes, there are no significant changes in the manuals update.Avelar, António,1955-Repositório da Universidade de LisboaSousa, Maria do Rosário Rodrigues de2013-04-01T15:30:34Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:47.039138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A representação do outro nos manuais escolares: uma abordagem multimodal
title A representação do outro nos manuais escolares: uma abordagem multimodal
spellingShingle A representação do outro nos manuais escolares: uma abordagem multimodal
Sousa, Maria do Rosário Rodrigues de
Manuais de ensino - História e crítica
Outro - Nos manuais de ensino
Comunicação em design
Educação intercultural
Modalidade (Linguística)
Teses de mestrado - 2012
title_short A representação do outro nos manuais escolares: uma abordagem multimodal
title_full A representação do outro nos manuais escolares: uma abordagem multimodal
title_fullStr A representação do outro nos manuais escolares: uma abordagem multimodal
title_full_unstemmed A representação do outro nos manuais escolares: uma abordagem multimodal
title_sort A representação do outro nos manuais escolares: uma abordagem multimodal
author Sousa, Maria do Rosário Rodrigues de
author_facet Sousa, Maria do Rosário Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Avelar, António,1955-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria do Rosário Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Manuais de ensino - História e crítica
Outro - Nos manuais de ensino
Comunicação em design
Educação intercultural
Modalidade (Linguística)
Teses de mestrado - 2012
topic Manuais de ensino - História e crítica
Outro - Nos manuais de ensino
Comunicação em design
Educação intercultural
Modalidade (Linguística)
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-01T15:30:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8138
url http://hdl.handle.net/10451/8138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134220590776320