Avaliação da eficácia de um programa de orientação vocacional no 9º ano de escolaridade num agrupamento de escolas do grande Porto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/5957 |
Resumo: | A orientação vocacional é um processo que decorre ao longo da vida do indivíduo, desde a infância prolongando-se até à velhice (Super, 1980; Balbinotti, 2003; Freeman, 1993). Sob o prisma vocacional, a adolescência é entendida como sendo uma fase de transição, onde decorre a incerteza sob as preferências vocacionais, dada a pouca exploração do eu face ao mundo escolar e profissional (Taveira, 1999). É relativamente a estes vários níveis que a intervenção vocacional beneficia o adolescente nas questões de transição, como base de segurança, orientação e fonte de informação (Taveira, 2000). Neste sentido, os programas de orientação vocacional surgem no intuito de promover o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e competências de gestão e desenvolvimento da carreira ao longo da vida (Pocinho, 2011). O presente estudo pretendeu constituir-se como um contributo ao nível da investigação no domínio da orientação vocacional, na promoção da tomada de decisão vocacional, apontando as potencialidades da intervenção na promoção desta competência através do programa “Projetando o Meu Futuro”. Perante a realização de uma intervenção vocacional que se inspira nos conceitos da educação para a carreira, existem obviamente diversas formas de avaliar os efeitos alcançados a partir da intervenção por programas de orientação vocacional. Partindo da questão “A administração de um programa de orientação vocacional facilita a tomada de decisão dos alunos do 9.º ano?”, o propósito do estudo passa por elaborar e implementar um programa de orientação vocacional, dentro de um plano de estudo que pretende avaliar a eficácia do mesmo. A amostra em estudo foi selecionada de acordo com o nível de ensino que frequentavam, isto é, adolescentes do 9.º ano de escolaridade, em fase de transição escolar, nomeadamente do ensino básico para o ensino secundário, constituindo portanto uma amostra de conveniência. A amostra do grupo experimental é constituída maioritariamente por indivíduos do sexo feminino (63%), onde o nível socioeconómico baixo é o mais representativo (42,6 %). Também o grupo de controlo é composto maioritariamente por indivíduos do sexo feminino (51,7%), onde o nível socioeconómico em evidência é o médio (43,3%). Neste sentido decidimos seguir por uma metodologia de avaliação quantitativa, de caris quase experimental (Almeida & Freire, 2003). Assim, os objetivos a que nos propusemos foram atingidos, na medida em que o programa elaborado se revelou eficaz na promoção da capacidade de tomada de decisão vocacional, em adolescentes. Esta eficácia foi comprovada pela utilização da Escala de Avaliação da Tomada de Decisão Vocacional por nós construída (α = 0,753). Em suma, o processo de orientação vocacional é realizado maioritariamente à base da exploração pessoal, escolar e profissional, no sentido do desenvolvimento da tomada de decisão vocacional. |
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Avaliação da eficácia de um programa de orientação vocacional no 9º ano de escolaridade num agrupamento de escolas do grande PortoDesenvolvimento para a carreiraOrientação vocacionalTomada de decisão vocacionalCareer’s developmentVocational guidanceVocational decision makingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA orientação vocacional é um processo que decorre ao longo da vida do indivíduo, desde a infância prolongando-se até à velhice (Super, 1980; Balbinotti, 2003; Freeman, 1993). Sob o prisma vocacional, a adolescência é entendida como sendo uma fase de transição, onde decorre a incerteza sob as preferências vocacionais, dada a pouca exploração do eu face ao mundo escolar e profissional (Taveira, 1999). É relativamente a estes vários níveis que a intervenção vocacional beneficia o adolescente nas questões de transição, como base de segurança, orientação e fonte de informação (Taveira, 2000). Neste sentido, os programas de orientação vocacional surgem no intuito de promover o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e competências de gestão e desenvolvimento da carreira ao longo da vida (Pocinho, 2011). O presente estudo pretendeu constituir-se como um contributo ao nível da investigação no domínio da orientação vocacional, na promoção da tomada de decisão vocacional, apontando as potencialidades da intervenção na promoção desta competência através do programa “Projetando o Meu Futuro”. Perante a realização de uma intervenção vocacional que se inspira nos conceitos da educação para a carreira, existem obviamente diversas formas de avaliar os efeitos alcançados a partir da intervenção por programas de orientação vocacional. Partindo da questão “A administração de um programa de orientação vocacional facilita a tomada de decisão dos alunos do 9.º ano?”, o propósito do estudo passa por elaborar e implementar um programa de orientação vocacional, dentro de um plano de estudo que pretende avaliar a eficácia do mesmo. A amostra em estudo foi selecionada de acordo com o nível de ensino que frequentavam, isto é, adolescentes do 9.º ano de escolaridade, em fase de transição escolar, nomeadamente do ensino básico para o ensino secundário, constituindo portanto uma amostra de conveniência. A amostra do grupo experimental é constituída maioritariamente por indivíduos do sexo feminino (63%), onde o nível socioeconómico baixo é o mais representativo (42,6 %). Também o grupo de controlo é composto maioritariamente por indivíduos do sexo feminino (51,7%), onde o nível socioeconómico em evidência é o médio (43,3%). Neste sentido decidimos seguir por uma metodologia de avaliação quantitativa, de caris quase experimental (Almeida & Freire, 2003). Assim, os objetivos a que nos propusemos foram atingidos, na medida em que o programa elaborado se revelou eficaz na promoção da capacidade de tomada de decisão vocacional, em adolescentes. Esta eficácia foi comprovada pela utilização da Escala de Avaliação da Tomada de Decisão Vocacional por nós construída (α = 0,753). Em suma, o processo de orientação vocacional é realizado maioritariamente à base da exploração pessoal, escolar e profissional, no sentido do desenvolvimento da tomada de decisão vocacional.Em suma, o processo de orientação vocacional é realizado maioritariamente à base da exploração pessoal, escolar e profissional, no sentido do desenvolvimento da tomada de decisão vocacional. In short, the vocational of process guidance is carried out mainly on the basis of personal, school and professional exploration, in the sense of the development of vocational decision-making.Costa, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRocha, Diana Isabel Oliveira2019-05-02T00:30:10Z2017-05-02T00:00:00Z2017-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5957porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:22Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:49.496522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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