Controlo da segurança de pontes em tempo real
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/15565 |
Resumo: | Os custos associados às restrições de exploração de uma ponte são cada vez mais elevados, pelo que, o controlo da segurança da estrutura, bem como da sua funcionalidade, são temas com relevância crescente quer a nível nacional, quer internacional. A monitorização de estruturas é uma actividade que pode contribuir bastante para a redução destes custos, pois permite a detecção precoce de anomalias, possibilitando a sua rápida resolução. Esta dissertação tem como principal objectivo o aperfeiçoamento dos sistemas de monitorização, tirando partido dos benefícios proporcionados pela inovação tecnológica, que tem vindo a registar-se ao longo dos últimos anos, através de um progressivo melhoramento de sensores e da introdução de novas técnicas de aquisição automática das medições. Procedeu-se assim ao desenvolvimento de ferramentas que permitem o processamento e a interpretação, automática e em tempo real, dos dados provenientes da monitorização de pontes a longo prazo. A metodologia proposta reúne métodos para a validação dos dados de uma forma automática, logo após a sua aquisição, critérios para a selecção das variáveis de controlo de entre as grandezas observadas nas estruturas, e ainda critérios para o estabelecimento de níveis de alarme e os procedimentos a adoptar no caso destes limites serem excedidos. Os métodos desenvolvidos são aplicados à Ponte Salgueiro Maia sobre o rio Tejo em Santarém. |
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