A divulgação de responsabilidade social empresarial e a recente crise financeira mundial: perspetivas sociológicas e institucionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria José
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Azevedo, Graça, Oliveira, Jonas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21120
Resumo: Este estudo analisa o impacto da recente crise financeira mundial na divulgação de informação sobre responsabilidade social empresarial (RSE) de trinta instituições do setor financeiro pertencentes a seis países (Canadá, Reino Unido, França, Itália, Espanha e Portugal), no período de 2005-2011. Usando o quadro sociológico de Giddens (1990) conjugado com a nova teoria institucional de DiMaggio e Powell (1983), este artigo examina que estratégias de divulgação sobre RSE os bancos utilizaram na recuperação da credibilidade no sistema bancário e investiga se as três formas de pressão institucional (coerciva, normativa e mimética) podem promover a divulgação de informação sobre RSE pelos bancos em contexto de crise. Os principais resultados evidenciam que a divulgação de RSE aumentou ao longo do período da crise financeira. A divulgação de RSE é diferente entre os bancos pertencentes a diferentes países de origem. Tais diferenças são explicadas pela adoção de estratégias de isomorfismo coercivo, normativo e mimético. Contudo, são os bancos de países com mecanismos de legal enforcement menos robustos, aqueles que mais divulgam RSE, sugerindo que potenciais tentativas de isomorfismo mimético justificam estes padrões de divulgação. Estas conclusões revelam-se de primordial importância, atendendo ao facto da perspetiva sociológica/institucional na interação entre a crise financeira e a divulgação da RSE nunca ter sido abordada na literatura.
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