Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/74009 |
Resumo: | O artigo critica as promessas gerencialistas de desburocratização da educação, admitindo, pelo contrário, a relevância da autoridade racional-legal e a sua possível transmutação em autoridade racional-informacional, servida pelas tecnologias da informação e respetivos instrumentos de controlo e vigilância de tipo digital. Ou seja, chama-se a atenção para a necessidade de estudar as novas formas de dominação digital das organizações e da administração da educação, que podem configurar uma burocracia aumentada, ou hiperburocracia. As novas máquinas de administrar a educação tendem a produzir uma educação tanto mais irracional em termos substantivos quanto mais racional em termos formais, de que podem resultar educação e processos de escolarização desumanizados. |
id |
RCAP_ed2ecc976614b61e0069cce10210008e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74009 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentadaEducation management machines: digital domination and augmented bureaucracyMáquinas para administrar la educación: dominación digital y burocracia aumentadaMáquinas de administrar a educaçãoDominação digitalBurocracia aumentadaDesumanização da educaçãoEducation management machinesDigital dominationAugmented bureaucracyDehumanization of educationMáquinas para administrar la educaciónDominación digitalBurocracia aumentadaDeshumanización de la educaciónCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO artigo critica as promessas gerencialistas de desburocratização da educação, admitindo, pelo contrário, a relevância da autoridade racional-legal e a sua possível transmutação em autoridade racional-informacional, servida pelas tecnologias da informação e respetivos instrumentos de controlo e vigilância de tipo digital. Ou seja, chama-se a atenção para a necessidade de estudar as novas formas de dominação digital das organizações e da administração da educação, que podem configurar uma burocracia aumentada, ou hiperburocracia. As novas máquinas de administrar a educação tendem a produzir uma educação tanto mais irracional em termos substantivos quanto mais racional em termos formais, de que podem resultar educação e processos de escolarização desumanizados.The article criticizes the managerial promises of reducing the bureaucratization of education, admitting, on the contrary, the relevance of rational-legal authority and its possible transmutation into rational-informational authority, served by information technologies, and their respective instruments of control and of digital surveillance. Attention is drawn to the need to study the new forms of digital domination of organizations and the administration of education, which may constitute an augmented bureaucracy, or hyperbureaucracy. The new education management machines tend to produce education that is both more irrational in substantive terms and more rational in formal terms, which can result in dehumanized education and schooling processes.El artículo critica las promesas gerenciales de reducir la burocratización de la educación, admitiendo, por el contrario, la relevancia de la autoridad racionallegal y su posible transmutación en autoridad racional-informacional, atendida por las tecnologías de la información y sus instrumentos de control y vigilancia digital. Se llama la atención sobre la necesidad de estudiar las formas de dominación digital de las organizaciones y la administración de la educación, que pueden constituir una burocracia aumentada, o hiperburocracia. Las nuevas máquinas para administrar la educación tienden a producir una educación más irracional en términos sustantivos y más racional en términos formales, lo que puede resultar en procesos educativos y de escolarización deshumanizados.FCT -Fundação para a Ciência e a Tecnologia(undefined)Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade do MinhoLima, Licínio C.2021-082021-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74009porLima, L. C. (2021). Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentada. Educação & Sociedade, 42, 1-16 https://doi.org/10.1590/ES.2492760101-73301678-462610.1590/ES.249276info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:11.529354Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentada Education management machines: digital domination and augmented bureaucracy Máquinas para administrar la educación: dominación digital y burocracia aumentada |
title |
Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentada |
spellingShingle |
Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentada Lima, Licínio C. Máquinas de administrar a educação Dominação digital Burocracia aumentada Desumanização da educação Education management machines Digital domination Augmented bureaucracy Dehumanization of education Máquinas para administrar la educación Dominación digital Burocracia aumentada Deshumanización de la educación Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentada |
title_full |
Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentada |
title_fullStr |
Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentada |
title_full_unstemmed |
Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentada |
title_sort |
Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentada |
author |
Lima, Licínio C. |
author_facet |
Lima, Licínio C. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Licínio C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Máquinas de administrar a educação Dominação digital Burocracia aumentada Desumanização da educação Education management machines Digital domination Augmented bureaucracy Dehumanization of education Máquinas para administrar la educación Dominación digital Burocracia aumentada Deshumanización de la educación Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Máquinas de administrar a educação Dominação digital Burocracia aumentada Desumanização da educação Education management machines Digital domination Augmented bureaucracy Dehumanization of education Máquinas para administrar la educación Dominación digital Burocracia aumentada Deshumanización de la educación Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
O artigo critica as promessas gerencialistas de desburocratização da educação, admitindo, pelo contrário, a relevância da autoridade racional-legal e a sua possível transmutação em autoridade racional-informacional, servida pelas tecnologias da informação e respetivos instrumentos de controlo e vigilância de tipo digital. Ou seja, chama-se a atenção para a necessidade de estudar as novas formas de dominação digital das organizações e da administração da educação, que podem configurar uma burocracia aumentada, ou hiperburocracia. As novas máquinas de administrar a educação tendem a produzir uma educação tanto mais irracional em termos substantivos quanto mais racional em termos formais, de que podem resultar educação e processos de escolarização desumanizados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08 2021-08-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/74009 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/74009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lima, L. C. (2021). Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentada. Educação & Sociedade, 42, 1-16 https://doi.org/10.1590/ES.249276 0101-7330 1678-4626 10.1590/ES.249276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132529680187393 |