Avaliação da Pegada de Carbono: Um Estudo de Caso no Setor dos Transportes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13947 |
Resumo: | Atualmente a posição da sociedade perante as questões ambientais alterou-se. Os países, as empresas e as pessoas estão mais preocupadas e consciencializadas relativamente a estes temas e estão a tomar uma série de medidas para monitorizar e reduzir as consequências provenientes das atividades que desenvolvem. A pegada de carbono é a quantidade total de emissões de gases com efeito de estufa gerados por atividades de pessoas ou entidades como países, organizações, eventos, entre outros. O presente estudo tem como principal finalidade calcular a pegada de carbono da frota própria da Olano Portugal Logística e Distribuição, Lda. no ano 2022. O método utilizado para calcular a pegada de carbono segue a metodologia aplicada por Plessis et al. (2023), Gialos et al. (2022), Kirschstein et al. (2022) e Rybicka et al. (2018) que têm como referência a Norma Europeia 16258:2012. Os dados para o cálculo da pegada de carbono foram disponibilizados pela empresa. A pegada de carbono total dos tratores e dos reboques frigoríficos pertencentes à organização é, 19.784.213,07 kg CO2e. Através do desenvolvimento deste projeto, pode afirmar-se que a multinacional tem um sistema de monitorização e controlo da pegada de carbono dos seus veículos. O método utilizado pode ser replicado para efetuar este cálculo quando for necessário, e, desta forma, tomar decisões ambientalmente conscientes. |
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Avaliação da Pegada de Carbono: Um Estudo de Caso no Setor dos TransportesAlterações ClimáticasEstudo de CasoNorma Europeia 16258:2012Pegada de CarbonoSetor dos TransportesWell-to-WheelDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Gestão IndustrialAtualmente a posição da sociedade perante as questões ambientais alterou-se. Os países, as empresas e as pessoas estão mais preocupadas e consciencializadas relativamente a estes temas e estão a tomar uma série de medidas para monitorizar e reduzir as consequências provenientes das atividades que desenvolvem. A pegada de carbono é a quantidade total de emissões de gases com efeito de estufa gerados por atividades de pessoas ou entidades como países, organizações, eventos, entre outros. O presente estudo tem como principal finalidade calcular a pegada de carbono da frota própria da Olano Portugal Logística e Distribuição, Lda. no ano 2022. O método utilizado para calcular a pegada de carbono segue a metodologia aplicada por Plessis et al. (2023), Gialos et al. (2022), Kirschstein et al. (2022) e Rybicka et al. (2018) que têm como referência a Norma Europeia 16258:2012. Os dados para o cálculo da pegada de carbono foram disponibilizados pela empresa. A pegada de carbono total dos tratores e dos reboques frigoríficos pertencentes à organização é, 19.784.213,07 kg CO2e. Através do desenvolvimento deste projeto, pode afirmar-se que a multinacional tem um sistema de monitorização e controlo da pegada de carbono dos seus veículos. O método utilizado pode ser replicado para efetuar este cálculo quando for necessário, e, desta forma, tomar decisões ambientalmente conscientes.Currently, the society’s position related to environmental issues is undergoing changes. Countries, companies, and people are more concerned and aware of these problems and are taking policies to monitor and reduce the consequences of their activities. The carbon footprint is the total amount of greenhouse gas emissions generated by the activities of people or entities such as countries, organizations, events, among others. The main purpose of this study is to calculate the carbon footprint of Olano Portugal Logística e Distribuição, Lda.'s fleet in 2022. The method used to calculate the carbon footprint follows the methodology applied by Plessis et al. (2023), Gialos et al. (2022), Kirschstein et al. (2022) and Rybicka et al. (2018), which are based on the European Standard 16258:2012. The data for calculating the carbon footprint was provided by the company. The carbon footprint of the tractors and refrigerated trailers belonging to the organization is 19.784.213,07 kg CO2e, respectively. Through the development of this project, the multinational has now a system for monitoring and controlling the carbon footprint of its vehicles. The method used can be replicated to carry out this calculation when necessary, and thus make environmentally conscious decisions.Paço, Arminda Maria Finisterra douBibliorumPereira, Joana Fernandes2023-11-102023-10-032024-10-03T00:00:00Z2023-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13947TID:203454499porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T03:48:08Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:03.436640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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