Economic diplomacy in action : the case of the Embassy of Portugal in the Czech Republic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neiva, Ana Lúcia da Ponte
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21735
Resumo: A diplomacia económica tornou-se um instrumento-chave para a política externa dos governos e para a promoção dos interesses de um país no exterior. A evolução do conteúdo económico da diplomacia levou à intervenção de novos atores (p. ex., organizações internacionais, empresas multinacionais). Apesar da intervenção de atores não-estatais, existe um forte consenso sobre o impacto global da diplomacia económica através do setor público. Tanto quanto eu poderia descobrir, não existem estudos sobre o papel das embaixadas portuguesas. Este trabalho tem por objetivo analisar o papel da embaixada Portuguesa, incluindo a delegação local da AICEP na concretização dos principais objetivos da diplomacia económica Portuguesa na República Checa. É adotada uma estratégia de investigação qualitativa, aplicando-se o método de estudo de caso para compreender o papel que ambas as organizações assumem. Informação recolhida durante os 5 meses de estágio e entrevistas a empresas Portuguesas com investimentos na República Checa são as principais fontes de informação. A ausência de uma delegação da AICEP na República Checa levou ao crescente papel da embaixada no apoio às empresas Portuguesas. A falta de recursos humanos na embaixada e a distância geográfica à delegação da AICEP em Varsóvia são consideradas grandes limitações em relação à promoção e ao apoio nas relações bilaterais comerciais e de investimento entre os dois países. Concretizar objetivos de diplomacia económica exige recursos. Após a eficiente utilização dos recursos públicos (combinando os recursos das delegações da AICEP com os das embaixadas), faria sentido aumentar a cooperação com atores privados, tais como as Câmaras de Comércio bilaterais e associações empresariais.
id RCAP_ed35e360fb9d8f59e6e00f216d6e5ad2
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21735
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Economic diplomacy in action : the case of the Embassy of Portugal in the Czech RepublicDiplomacia económicaInvestimento direto estrangeiroAgência de promoção do investimentoEmbaixadaEconomic diplomacyForeign direct investmentInvestment promotion agencyEmbassyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA diplomacia económica tornou-se um instrumento-chave para a política externa dos governos e para a promoção dos interesses de um país no exterior. A evolução do conteúdo económico da diplomacia levou à intervenção de novos atores (p. ex., organizações internacionais, empresas multinacionais). Apesar da intervenção de atores não-estatais, existe um forte consenso sobre o impacto global da diplomacia económica através do setor público. Tanto quanto eu poderia descobrir, não existem estudos sobre o papel das embaixadas portuguesas. Este trabalho tem por objetivo analisar o papel da embaixada Portuguesa, incluindo a delegação local da AICEP na concretização dos principais objetivos da diplomacia económica Portuguesa na República Checa. É adotada uma estratégia de investigação qualitativa, aplicando-se o método de estudo de caso para compreender o papel que ambas as organizações assumem. Informação recolhida durante os 5 meses de estágio e entrevistas a empresas Portuguesas com investimentos na República Checa são as principais fontes de informação. A ausência de uma delegação da AICEP na República Checa levou ao crescente papel da embaixada no apoio às empresas Portuguesas. A falta de recursos humanos na embaixada e a distância geográfica à delegação da AICEP em Varsóvia são consideradas grandes limitações em relação à promoção e ao apoio nas relações bilaterais comerciais e de investimento entre os dois países. Concretizar objetivos de diplomacia económica exige recursos. Após a eficiente utilização dos recursos públicos (combinando os recursos das delegações da AICEP com os das embaixadas), faria sentido aumentar a cooperação com atores privados, tais como as Câmaras de Comércio bilaterais e associações empresariais.Economic diplomacy has become a key instrument of Governments' foreign policy and of the promotion of a country's interests abroad. The evolution of the economic content of diplomacy led to the intervention of new actors (e.g. international organizations, non-profit organizations). Despite the intervention of non-state actors, there is a strong consensus on the overall impact of economic diplomacy through the public-sector. As far as I could find out, there are no studies about the role of the Portuguese embassies. This work aims to analyse the role of the Portuguese embassy and the local delegation of AICEP in achieving the main goals of Portuguese economic diplomacy in the Czech Republic. A qualitative research strategy is adopted, applying the case study method to comprehend the role assumed by both organizations. Information collected during the 5 months of the internship and interviews of Portuguese firms with investments in the Czech Republic are main sources of information. The absence of a physical presence of the AICEP delegation in the Czech Republic led to the increasing role of the embassy at supporting Portuguese firms. The lack of human resources at the embassy and the geographic distance to AICEP’s delegation in Warsaw are considered to be major constraints regarding the promotion and support of bilateral trade and investment relations between the two countries. The achievement of economic diplomacy goals requires resources. After looking for a greater efficiency in the use of public resources (combining the resources of AICEP delegations with the embassies’ resources) it would make sense increase the cooperation with private actors, such as bilateral Chambers of Commerce and business associations.Sopas, Maria Leonor Prata CerqueiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNeiva, Ana Lúcia da Ponte2017-03-13T10:13:46Z2016-09-2720162016-09-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21735TID:201463563enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:52Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:05.075884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Economic diplomacy in action : the case of the Embassy of Portugal in the Czech Republic
title Economic diplomacy in action : the case of the Embassy of Portugal in the Czech Republic
spellingShingle Economic diplomacy in action : the case of the Embassy of Portugal in the Czech Republic
Neiva, Ana Lúcia da Ponte
Diplomacia económica
Investimento direto estrangeiro
Agência de promoção do investimento
Embaixada
Economic diplomacy
Foreign direct investment
Investment promotion agency
Embassy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Economic diplomacy in action : the case of the Embassy of Portugal in the Czech Republic
title_full Economic diplomacy in action : the case of the Embassy of Portugal in the Czech Republic
title_fullStr Economic diplomacy in action : the case of the Embassy of Portugal in the Czech Republic
title_full_unstemmed Economic diplomacy in action : the case of the Embassy of Portugal in the Czech Republic
title_sort Economic diplomacy in action : the case of the Embassy of Portugal in the Czech Republic
author Neiva, Ana Lúcia da Ponte
author_facet Neiva, Ana Lúcia da Ponte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sopas, Maria Leonor Prata Cerqueira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neiva, Ana Lúcia da Ponte
dc.subject.por.fl_str_mv Diplomacia económica
Investimento direto estrangeiro
Agência de promoção do investimento
Embaixada
Economic diplomacy
Foreign direct investment
Investment promotion agency
Embassy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Diplomacia económica
Investimento direto estrangeiro
Agência de promoção do investimento
Embaixada
Economic diplomacy
Foreign direct investment
Investment promotion agency
Embassy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A diplomacia económica tornou-se um instrumento-chave para a política externa dos governos e para a promoção dos interesses de um país no exterior. A evolução do conteúdo económico da diplomacia levou à intervenção de novos atores (p. ex., organizações internacionais, empresas multinacionais). Apesar da intervenção de atores não-estatais, existe um forte consenso sobre o impacto global da diplomacia económica através do setor público. Tanto quanto eu poderia descobrir, não existem estudos sobre o papel das embaixadas portuguesas. Este trabalho tem por objetivo analisar o papel da embaixada Portuguesa, incluindo a delegação local da AICEP na concretização dos principais objetivos da diplomacia económica Portuguesa na República Checa. É adotada uma estratégia de investigação qualitativa, aplicando-se o método de estudo de caso para compreender o papel que ambas as organizações assumem. Informação recolhida durante os 5 meses de estágio e entrevistas a empresas Portuguesas com investimentos na República Checa são as principais fontes de informação. A ausência de uma delegação da AICEP na República Checa levou ao crescente papel da embaixada no apoio às empresas Portuguesas. A falta de recursos humanos na embaixada e a distância geográfica à delegação da AICEP em Varsóvia são consideradas grandes limitações em relação à promoção e ao apoio nas relações bilaterais comerciais e de investimento entre os dois países. Concretizar objetivos de diplomacia económica exige recursos. Após a eficiente utilização dos recursos públicos (combinando os recursos das delegações da AICEP com os das embaixadas), faria sentido aumentar a cooperação com atores privados, tais como as Câmaras de Comércio bilaterais e associações empresariais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
2016
2016-09-27T00:00:00Z
2017-03-13T10:13:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/21735
TID:201463563
url http://hdl.handle.net/10400.14/21735
identifier_str_mv TID:201463563
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131869590061056