Advertências ao consumo de tabaco: Respostas emocionais e eficácia percebida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/19563 |
Resumo: | As advertências, contidas nas embalagens de tabaco, presumem-se ser uma forma muito eficaz de informar as consequências adversas do fumo, e de acautelamento para os riscos à saúde, associados à utilização daquele produto. O principal objetivo desta dissertação foi analisar a eficácia percebida das advertências contidas nos produtos de tabaco, e o impacto emocional percebido em função do sexo (masculino, feminino) e consumo de tabaco (fumadores, não fumadores). Para a concretização deste desiderato foi realizada uma pesquisa, num universo estatístico, limitado a uma amostra de 121 participantes, cuja idade variava entre os 14 e os 21 anos, dos quais apenas 95 desses jovens concluíram, com sucesso, o inquérito, reportando o que sentiam perante advertências pictográficas e respetiva eficácia percebida. Os resultados obtidos indicam que no geral as advertências estudadas são percebidas como tendo baixa eficácia para ajudar os fumadores a deixar de fumar e os não fumadores a não começarem a fumar. Em relação às emoções, foram as mulheres a relatar que sentiram mais tristeza, mais medo e mais repugnância perante as advertências do que os homens, no entanto, não houve diferenças entre sexos na eficácia percebida. Verificou-se ainda que as não fumadoras do sexo feminino sentiram maior ativação emocional perante as advertências do que os não fumadores do sexo masculino, embora não houvesse diferenças entre sexos na intensidade para os fumadores. Em relação aos hábitos de consumo verificouse que os não fumadores relataram sentir maior repugnância perante as advertências quando comparados com os fumadores. Por fim, verificou-se que medo e ativação emocional mostraram-se preditores de uma maior perceção de eficácia das advertências. |
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As advertências, contidas nas embalagens de tabaco, presumem-se ser uma forma muito eficaz de informar as consequências adversas do fumo, e de acautelamento para os riscos à saúde, associados à utilização daquele produto. O principal objetivo desta dissertação foi analisar a eficácia percebida das advertências contidas nos produtos de tabaco, e o impacto emocional percebido em função do sexo (masculino, feminino) e consumo de tabaco (fumadores, não fumadores). Para a concretização deste desiderato foi realizada uma pesquisa, num universo estatístico, limitado a uma amostra de 121 participantes, cuja idade variava entre os 14 e os 21 anos, dos quais apenas 95 desses jovens concluíram, com sucesso, o inquérito, reportando o que sentiam perante advertências pictográficas e respetiva eficácia percebida. Os resultados obtidos indicam que no geral as advertências estudadas são percebidas como tendo baixa eficácia para ajudar os fumadores a deixar de fumar e os não fumadores a não começarem a fumar. Em relação às emoções, foram as mulheres a relatar que sentiram mais tristeza, mais medo e mais repugnância perante as advertências do que os homens, no entanto, não houve diferenças entre sexos na eficácia percebida. Verificou-se ainda que as não fumadoras do sexo feminino sentiram maior ativação emocional perante as advertências do que os não fumadores do sexo masculino, embora não houvesse diferenças entre sexos na intensidade para os fumadores. Em relação aos hábitos de consumo verificouse que os não fumadores relataram sentir maior repugnância perante as advertências quando comparados com os fumadores. Por fim, verificou-se que medo e ativação emocional mostraram-se preditores de uma maior perceção de eficácia das advertências. |
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