Aprender com a vida: o caso dos idosos dos polos de educação ao longo da vida do concelho de Silves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Catarina Vieira Cabrita
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15383
Resumo: Este relatório de estágio é resultante da minha participação num projeto de ação/intervenção social na Câmara Municipal de Silves designado “Polos de Educação ao Longo da Vida”. Este projeto tem como intuito combater o isolamento dos idosos e contribuir para o seu envelhecimento ativo. Este relatório tem como objetivos a descrição das atividades realizadas durante o estágio, a compreensão das principais funções realizadas pelos Polos e a compreensão das trajetórias de vida dos idosos que os frequentam. A metodologia utilizada neste relatório foi qualitativa e os dados foram recolhidos através de entrevistas biográficas aos idosos que frequentam os Polos de Educação ao Longo da Vida. Procurou-se perceber quais os seus percursos de vida e compreender como a sua vida foi criadora de aprendizagens e competências. Os principais resultados obtidos com este relatório de estágio demonstram que os Polos de Educação ao Longo da Vida são provedores de aprendizagens para as pessoas que os frequentam e funcionam como local de convívio. Pode dizer-se que os Polos cumprem a sua finalidade de integração social dos idosos que habitam no concelho de Silves, assim como a sua função de promoção da educação ao longo da vida.
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