Aprender com a vida: o caso dos idosos dos polos de educação ao longo da vida do concelho de Silves
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/15383 |
Resumo: | Este relatório de estágio é resultante da minha participação num projeto de ação/intervenção social na Câmara Municipal de Silves designado “Polos de Educação ao Longo da Vida”. Este projeto tem como intuito combater o isolamento dos idosos e contribuir para o seu envelhecimento ativo. Este relatório tem como objetivos a descrição das atividades realizadas durante o estágio, a compreensão das principais funções realizadas pelos Polos e a compreensão das trajetórias de vida dos idosos que os frequentam. A metodologia utilizada neste relatório foi qualitativa e os dados foram recolhidos através de entrevistas biográficas aos idosos que frequentam os Polos de Educação ao Longo da Vida. Procurou-se perceber quais os seus percursos de vida e compreender como a sua vida foi criadora de aprendizagens e competências. Os principais resultados obtidos com este relatório de estágio demonstram que os Polos de Educação ao Longo da Vida são provedores de aprendizagens para as pessoas que os frequentam e funcionam como local de convívio. Pode dizer-se que os Polos cumprem a sua finalidade de integração social dos idosos que habitam no concelho de Silves, assim como a sua função de promoção da educação ao longo da vida. |
id |
RCAP_ed7250a88011765a50674ff004a3b80b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15383 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender com a vida: o caso dos idosos dos polos de educação ao longo da vida do concelho de SilvesEnvelhecimento ativoEnvelhecimento como questão socialEducação de adultosEducação ao longo da vidaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::SociologiaEste relatório de estágio é resultante da minha participação num projeto de ação/intervenção social na Câmara Municipal de Silves designado “Polos de Educação ao Longo da Vida”. Este projeto tem como intuito combater o isolamento dos idosos e contribuir para o seu envelhecimento ativo. Este relatório tem como objetivos a descrição das atividades realizadas durante o estágio, a compreensão das principais funções realizadas pelos Polos e a compreensão das trajetórias de vida dos idosos que os frequentam. A metodologia utilizada neste relatório foi qualitativa e os dados foram recolhidos através de entrevistas biográficas aos idosos que frequentam os Polos de Educação ao Longo da Vida. Procurou-se perceber quais os seus percursos de vida e compreender como a sua vida foi criadora de aprendizagens e competências. Os principais resultados obtidos com este relatório de estágio demonstram que os Polos de Educação ao Longo da Vida são provedores de aprendizagens para as pessoas que os frequentam e funcionam como local de convívio. Pode dizer-se que os Polos cumprem a sua finalidade de integração social dos idosos que habitam no concelho de Silves, assim como a sua função de promoção da educação ao longo da vida.This Internship Report results from an internship in a social action / intervention project at the Câmara Municipal de Silves called "Polos de Educação ao Longo da Vida". This project aims to fight isolation and contribute to the active aging of the elderly. This Internship Report aims to describe the activities performed during the internship, to understand the main purposes of the Polos and to understand the life trajectories of the elderly who attend them. The method used in this report was Qualitative and the data was collected through biographic interviews of the elderly that attend the Polos de Educação ao Longo da Vida, knowing their life paths and understanding how their lives originated learn and skills. The main results obtained with this Internship Report were to understand how the Polos de Educação ao Longo da Vida are providers of learning for the people who attend them and how they function as a place of conviviality. We can say that the Polos fulfill their purpose of social integration of the elderly living in the Silves Municipality, as well as their function of promoting lifelong education.Martins, João EduardoSapientiaCoelho, Catarina Vieira Cabrita2021-04-14T17:19:12Z2020-07-032020-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15383TID:202653668porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:49Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:14.329662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender com a vida: o caso dos idosos dos polos de educação ao longo da vida do concelho de Silves |
title |
Aprender com a vida: o caso dos idosos dos polos de educação ao longo da vida do concelho de Silves |
spellingShingle |
Aprender com a vida: o caso dos idosos dos polos de educação ao longo da vida do concelho de Silves Coelho, Catarina Vieira Cabrita Envelhecimento ativo Envelhecimento como questão social Educação de adultos Educação ao longo da vida Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia |
title_short |
Aprender com a vida: o caso dos idosos dos polos de educação ao longo da vida do concelho de Silves |
title_full |
Aprender com a vida: o caso dos idosos dos polos de educação ao longo da vida do concelho de Silves |
title_fullStr |
Aprender com a vida: o caso dos idosos dos polos de educação ao longo da vida do concelho de Silves |
title_full_unstemmed |
Aprender com a vida: o caso dos idosos dos polos de educação ao longo da vida do concelho de Silves |
title_sort |
Aprender com a vida: o caso dos idosos dos polos de educação ao longo da vida do concelho de Silves |
author |
Coelho, Catarina Vieira Cabrita |
author_facet |
Coelho, Catarina Vieira Cabrita |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, João Eduardo Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Catarina Vieira Cabrita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envelhecimento ativo Envelhecimento como questão social Educação de adultos Educação ao longo da vida Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia |
topic |
Envelhecimento ativo Envelhecimento como questão social Educação de adultos Educação ao longo da vida Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia |
description |
Este relatório de estágio é resultante da minha participação num projeto de ação/intervenção social na Câmara Municipal de Silves designado “Polos de Educação ao Longo da Vida”. Este projeto tem como intuito combater o isolamento dos idosos e contribuir para o seu envelhecimento ativo. Este relatório tem como objetivos a descrição das atividades realizadas durante o estágio, a compreensão das principais funções realizadas pelos Polos e a compreensão das trajetórias de vida dos idosos que os frequentam. A metodologia utilizada neste relatório foi qualitativa e os dados foram recolhidos através de entrevistas biográficas aos idosos que frequentam os Polos de Educação ao Longo da Vida. Procurou-se perceber quais os seus percursos de vida e compreender como a sua vida foi criadora de aprendizagens e competências. Os principais resultados obtidos com este relatório de estágio demonstram que os Polos de Educação ao Longo da Vida são provedores de aprendizagens para as pessoas que os frequentam e funcionam como local de convívio. Pode dizer-se que os Polos cumprem a sua finalidade de integração social dos idosos que habitam no concelho de Silves, assim como a sua função de promoção da educação ao longo da vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-03 2020-07-03T00:00:00Z 2021-04-14T17:19:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/15383 TID:202653668 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/15383 |
identifier_str_mv |
TID:202653668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133303559684096 |