Oferta educativa e promoção da implicação em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: desafios da prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Patrícia de Pinho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29298
Resumo: A diversidade existente nos contextos educativos é um desafio para os profissionais de educação, sendo necessário mobilizar diferentes estratégias que estejam de acordo com as necessidades e características das crianças, criando as melhores condições para que ocorram aprendizagens significativas. Foi esse o desafio que abraçámos ao longo da nossa prática pedagógica supervisionada, num primeiro momento, junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade e, num segundo momento, junto de um grupo de crianças em jardim de infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assumindo o papel de professora/educadora investigadora da sua prática pedagógica, ao longo do estágio confrontámo-nos com a dificuldade de captar o interesse e atenção das crianças em geral, havendo algumas mais preocupantes. Os níveis de implicação eram baixos. Como melhorar os níveis de implicação das crianças? Será que com uma oferta educativa mais diversificada e apelativa os níveis de implicação das crianças melhorariam? O que é que poderia ser mais interessante para aquelas crianças? Considerando estas questões, identificámos como objetivo principal da nossa prática pedagógica melhorar os níveis de implicação das crianças, através da diversificação da oferta educativa. Esse trabalho foi desenvolvido à luz de uma abordagem experiencial da educação (atenta aos níveis de implicação e de bem-estar das crianças) e recorreu ao Sistema de Acompanhamento de Crianças para apoio à sistematização das nossas observações, reflexões e intervenções. Assim, foram planificadas, dinamizadas e refletidas diversas atividades que se pretendiam mobilizadoras de níveis mais elevados de implicação das crianças. No final dos estágios, em jardim de infância e na escola, verificou-se que os níveis de implicação das crianças, por referência ao observado no início do estágio, em média, subiram. Mas, algumas crianças continuaram a ser motivo de preocupação. São resultados contextuais, não generalizáveis, que apenas dizem respeito ao conseguido junto dos grupos com quem trabalhámos. Como futura educadora/professora que investiga as suas práticas, concluo que uma prática atenta ao vivido das crianças pode não ser garantia de sucesso pleno, mas permite que fiquemos mais próximas e mais conhecedoras de cada criança, sendo mais fácil ir ao encontro do que é importante para ela.
id RCAP_ed79090f104e051d4f4192493f8f5bac
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/29298
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Oferta educativa e promoção da implicação em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: desafios da prática pedagógicaImplicaçãoOferta educativaIntervenção pedagógicaEducação de infânciaEnsino do 1º CEBA diversidade existente nos contextos educativos é um desafio para os profissionais de educação, sendo necessário mobilizar diferentes estratégias que estejam de acordo com as necessidades e características das crianças, criando as melhores condições para que ocorram aprendizagens significativas. Foi esse o desafio que abraçámos ao longo da nossa prática pedagógica supervisionada, num primeiro momento, junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade e, num segundo momento, junto de um grupo de crianças em jardim de infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assumindo o papel de professora/educadora investigadora da sua prática pedagógica, ao longo do estágio confrontámo-nos com a dificuldade de captar o interesse e atenção das crianças em geral, havendo algumas mais preocupantes. Os níveis de implicação eram baixos. Como melhorar os níveis de implicação das crianças? Será que com uma oferta educativa mais diversificada e apelativa os níveis de implicação das crianças melhorariam? O que é que poderia ser mais interessante para aquelas crianças? Considerando estas questões, identificámos como objetivo principal da nossa prática pedagógica melhorar os níveis de implicação das crianças, através da diversificação da oferta educativa. Esse trabalho foi desenvolvido à luz de uma abordagem experiencial da educação (atenta aos níveis de implicação e de bem-estar das crianças) e recorreu ao Sistema de Acompanhamento de Crianças para apoio à sistematização das nossas observações, reflexões e intervenções. Assim, foram planificadas, dinamizadas e refletidas diversas atividades que se pretendiam mobilizadoras de níveis mais elevados de implicação das crianças. No final dos estágios, em jardim de infância e na escola, verificou-se que os níveis de implicação das crianças, por referência ao observado no início do estágio, em média, subiram. Mas, algumas crianças continuaram a ser motivo de preocupação. São resultados contextuais, não generalizáveis, que apenas dizem respeito ao conseguido junto dos grupos com quem trabalhámos. Como futura educadora/professora que investiga as suas práticas, concluo que uma prática atenta ao vivido das crianças pode não ser garantia de sucesso pleno, mas permite que fiquemos mais próximas e mais conhecedoras de cada criança, sendo mais fácil ir ao encontro do que é importante para ela.The existing diversity in educational contexts is a challenge to professionals, as it is necessary to set different strategies to meet and respect children’s characteristics. This was the challenge we embrace in our supervised pedagogical practice, in a first moment, with a 3rd grade class and, in a second moment, with a group of kindergarten children, as a part of an internship developed in the context of a Masters in Pre-school Education and Primary School. As a teacher/educator investigator of its own pedagogical practice, throughout the internship we faced the difficulty of getting children’s interest and attention, some children being more difficult than others were. The involvement levels of the children were globally low. How to improve the children’s involvement levels? Can a more diversified and appealing educational offer improve the children’s involvement levels? What can catch the interest of the children we worked with? Considering these questions, improving the involvement levels was the main goal of our pedagogical practice, through a more diversified and appealing educational offer. An experiential educational approach (attentive to the involvement and emotional well-being levels of children) guided our work. The process-oriented child monitoring system supported our observations, reflections and interventions. In order to increase the involvement levels of the children we planned and reflected upon several activities. At the end of both internships, in the kindergarten and elementary school, we noticed that the children’s involvement levels were higher, in average, considering the involvement levels at the beginning of both internships. However, some children were still a reason for concern. Our results are context dependent, as they only address both groups that we worked with. As a future educator/teacher that investigates her own pedagogical practices, I can conclude that practices that are attentive to children´s inner experiences may not guarantee a full success of all children. Nevertheless, it allows the adult to become closer to the children, know them better, making it easy to meet what is really important to the child.2020-09-24T14:01:12Z2019-07-24T00:00:00Z2019-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29298porMartins, Ana Patrícia de Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:56:43Zoai:ria.ua.pt:10773/29298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:41.027264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Oferta educativa e promoção da implicação em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: desafios da prática pedagógica
title Oferta educativa e promoção da implicação em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: desafios da prática pedagógica
spellingShingle Oferta educativa e promoção da implicação em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: desafios da prática pedagógica
Martins, Ana Patrícia de Pinho
Implicação
Oferta educativa
Intervenção pedagógica
Educação de infância
Ensino do 1º CEB
title_short Oferta educativa e promoção da implicação em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: desafios da prática pedagógica
title_full Oferta educativa e promoção da implicação em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: desafios da prática pedagógica
title_fullStr Oferta educativa e promoção da implicação em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: desafios da prática pedagógica
title_full_unstemmed Oferta educativa e promoção da implicação em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: desafios da prática pedagógica
title_sort Oferta educativa e promoção da implicação em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: desafios da prática pedagógica
author Martins, Ana Patrícia de Pinho
author_facet Martins, Ana Patrícia de Pinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Patrícia de Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Implicação
Oferta educativa
Intervenção pedagógica
Educação de infância
Ensino do 1º CEB
topic Implicação
Oferta educativa
Intervenção pedagógica
Educação de infância
Ensino do 1º CEB
description A diversidade existente nos contextos educativos é um desafio para os profissionais de educação, sendo necessário mobilizar diferentes estratégias que estejam de acordo com as necessidades e características das crianças, criando as melhores condições para que ocorram aprendizagens significativas. Foi esse o desafio que abraçámos ao longo da nossa prática pedagógica supervisionada, num primeiro momento, junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade e, num segundo momento, junto de um grupo de crianças em jardim de infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assumindo o papel de professora/educadora investigadora da sua prática pedagógica, ao longo do estágio confrontámo-nos com a dificuldade de captar o interesse e atenção das crianças em geral, havendo algumas mais preocupantes. Os níveis de implicação eram baixos. Como melhorar os níveis de implicação das crianças? Será que com uma oferta educativa mais diversificada e apelativa os níveis de implicação das crianças melhorariam? O que é que poderia ser mais interessante para aquelas crianças? Considerando estas questões, identificámos como objetivo principal da nossa prática pedagógica melhorar os níveis de implicação das crianças, através da diversificação da oferta educativa. Esse trabalho foi desenvolvido à luz de uma abordagem experiencial da educação (atenta aos níveis de implicação e de bem-estar das crianças) e recorreu ao Sistema de Acompanhamento de Crianças para apoio à sistematização das nossas observações, reflexões e intervenções. Assim, foram planificadas, dinamizadas e refletidas diversas atividades que se pretendiam mobilizadoras de níveis mais elevados de implicação das crianças. No final dos estágios, em jardim de infância e na escola, verificou-se que os níveis de implicação das crianças, por referência ao observado no início do estágio, em média, subiram. Mas, algumas crianças continuaram a ser motivo de preocupação. São resultados contextuais, não generalizáveis, que apenas dizem respeito ao conseguido junto dos grupos com quem trabalhámos. Como futura educadora/professora que investiga as suas práticas, concluo que uma prática atenta ao vivido das crianças pode não ser garantia de sucesso pleno, mas permite que fiquemos mais próximas e mais conhecedoras de cada criança, sendo mais fácil ir ao encontro do que é importante para ela.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-24T00:00:00Z
2019-07-24
2020-09-24T14:01:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/29298
url http://hdl.handle.net/10773/29298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137672619360256