Urban Navigation Handling Openstreetmap Data for an Easy to Drive Route

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spina, Rosária
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24951
Resumo: Atualmente, os cidadãos podem escolher as suas opções de viagem com base no tempo, distância, emissões, consumo, entre outros parâmetros. Não obstante, a literatura indica que os sistemas de planeamento de rotas atuais têm, maioritariamente, por base a distância e o tempo. Com efeito, verificou-se uma falta de sistemas de planeamento de rotas que se preocupem com as preferências dos utilizadores num ponto de vista mais qualitativo. Este projeto de investigação desenvolve um framework de planeamento de rotas com a integração de diferentes atributos da rede rodoviária como semáforos, passadeiras e paragens de autocarro, com o objetivo de providenciar aos utilizadores a opção de evitar estes mesmos atributos, oferecendo uma opção easy drive, nomeadamente em ambiente urbano. O estudo foi conduzido através de dados georreferenciados da cidade de Lisboa, Portugal. No entanto, é transferível para qualquer outra cidade. O algoritmo providencia alternativas para a rota mais curta, easy drive e rota balanceada, considerando apenas um modo de viagem: carro/mota. O modelo foi desenvolvido no PostgreSQL com a extensão PostGIS e PgRouting, e os resultados foram visualizados no software QGIS. O software permite customizar pesos para cada uma das restrições para a escolha das rotas e estes pesos são modificados com o objetivo de encontrar o caminho ótimo consoante as preferências de cada utilizador.
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spelling Urban Navigation Handling Openstreetmap Data for an Easy to Drive RouteRoutingUrban environmentGeoreferenced dataEasy DrivePgRoutingDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaAtualmente, os cidadãos podem escolher as suas opções de viagem com base no tempo, distância, emissões, consumo, entre outros parâmetros. Não obstante, a literatura indica que os sistemas de planeamento de rotas atuais têm, maioritariamente, por base a distância e o tempo. Com efeito, verificou-se uma falta de sistemas de planeamento de rotas que se preocupem com as preferências dos utilizadores num ponto de vista mais qualitativo. Este projeto de investigação desenvolve um framework de planeamento de rotas com a integração de diferentes atributos da rede rodoviária como semáforos, passadeiras e paragens de autocarro, com o objetivo de providenciar aos utilizadores a opção de evitar estes mesmos atributos, oferecendo uma opção easy drive, nomeadamente em ambiente urbano. O estudo foi conduzido através de dados georreferenciados da cidade de Lisboa, Portugal. No entanto, é transferível para qualquer outra cidade. O algoritmo providencia alternativas para a rota mais curta, easy drive e rota balanceada, considerando apenas um modo de viagem: carro/mota. O modelo foi desenvolvido no PostgreSQL com a extensão PostGIS e PgRouting, e os resultados foram visualizados no software QGIS. O software permite customizar pesos para cada uma das restrições para a escolha das rotas e estes pesos são modificados com o objetivo de encontrar o caminho ótimo consoante as preferências de cada utilizador.Currently, citizens can choose their travel options based on time, distance, consumption, emission, among other parameters. Nevertheless, the literature indicates that current route planning systems are based on distance and time. In fact, there is a lack of route planning systems which are concerned with users' preferences from a more qualitative point of view. This research project develops a route planning framework with the integration of different road network features like traffic lights, pedestrian crossings, and bus stops, to provide users with the option to avoid these features, offering an easy drive option, namely in an urban environment. The study was conducted using georeferenced data from the city of Lisbon, Portugal. However, it is transferable to any other city. The algorithm provides alternatives for the shortest route, easy drive, and balanced route, considering only one travel mode: car/motorbike. The model was developed in PostgreSQL with the PostGIS extension and PgRouting, and the results were visualized in QGIS software. The software allows to custom weights for each of the constraints for route choices, and these weights are modified to find the optimal route according to the preferences of each user.Ramos, António José GalrãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSpina, Rosária2024-02-06T09:52:55Z2023-06-232023-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24951TID:203514564enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-14T01:46:18Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24951Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:36:36.963542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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