Solução de assistência remota com realidade aumentada via WebRTC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Briote, Roberto Carlos Moreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20200
Resumo: Na atualidade, a sociedade recorre diariamente a canais de suporte para resolver os seus problemas. Com a evolução destes canais para plataformas digitais, a triagem está a tornar-se obsoleta, devido à lentidão do processo de identificação de problema e à sua tentativa de resolução. Neste seguimento, a Accenture decidiu propor este projeto de tese, que visa o desenvolvimento de uma solução de assistência remota com realidade aumentada, respondendo à necessidade dos seus clientes com canais de suporte, necessidade que se tornou mais evidente durante a pandemia mundial de COVID-19. O ponto de partida desta tese, passou pelo estudo das soluções existentes. Deste modo, foi possível especificar a solução com base nesse estudo, nomeadamente, a sua arquitetura. A fase de implementação da solução, contempla a criação de uma aplicação web, provida de inúmeras funcionalidades, das quais se destaca a videochamada com anotações de realidade aumentada em tempo real no vídeo. No que diz respeito aos testes de sistema efetuados para validar a solução desenvolvida, foi concluído que os casos de uso propostos na especificação da solução, se encontram operacionais e que as métricas estudadas, como a largura de faixa e o round trip time estão com valores esperados para aplicações de assistência remota em tempo real. Concluiu-se que a solução desenvolvida promove uma assistência remota inovadora, facilitando quer os processos de triagem como a resolução dos problemas identificados. A funcionalidade das anotações de realidade aumentada é a que mais contribui para a inovação da solução final.
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