Solução de assistência remota com realidade aumentada via WebRTC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20200 |
Resumo: | Na atualidade, a sociedade recorre diariamente a canais de suporte para resolver os seus problemas. Com a evolução destes canais para plataformas digitais, a triagem está a tornar-se obsoleta, devido à lentidão do processo de identificação de problema e à sua tentativa de resolução. Neste seguimento, a Accenture decidiu propor este projeto de tese, que visa o desenvolvimento de uma solução de assistência remota com realidade aumentada, respondendo à necessidade dos seus clientes com canais de suporte, necessidade que se tornou mais evidente durante a pandemia mundial de COVID-19. O ponto de partida desta tese, passou pelo estudo das soluções existentes. Deste modo, foi possível especificar a solução com base nesse estudo, nomeadamente, a sua arquitetura. A fase de implementação da solução, contempla a criação de uma aplicação web, provida de inúmeras funcionalidades, das quais se destaca a videochamada com anotações de realidade aumentada em tempo real no vídeo. No que diz respeito aos testes de sistema efetuados para validar a solução desenvolvida, foi concluído que os casos de uso propostos na especificação da solução, se encontram operacionais e que as métricas estudadas, como a largura de faixa e o round trip time estão com valores esperados para aplicações de assistência remota em tempo real. Concluiu-se que a solução desenvolvida promove uma assistência remota inovadora, facilitando quer os processos de triagem como a resolução dos problemas identificados. A funcionalidade das anotações de realidade aumentada é a que mais contribui para a inovação da solução final. |
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Solução de assistência remota com realidade aumentada via WebRTCAccentureAssistência RemotaOpenCVRealidade AumentadaVideochamadaWebRTCRemote AssistanceAugmented RealityVideocallNa atualidade, a sociedade recorre diariamente a canais de suporte para resolver os seus problemas. Com a evolução destes canais para plataformas digitais, a triagem está a tornar-se obsoleta, devido à lentidão do processo de identificação de problema e à sua tentativa de resolução. Neste seguimento, a Accenture decidiu propor este projeto de tese, que visa o desenvolvimento de uma solução de assistência remota com realidade aumentada, respondendo à necessidade dos seus clientes com canais de suporte, necessidade que se tornou mais evidente durante a pandemia mundial de COVID-19. O ponto de partida desta tese, passou pelo estudo das soluções existentes. Deste modo, foi possível especificar a solução com base nesse estudo, nomeadamente, a sua arquitetura. A fase de implementação da solução, contempla a criação de uma aplicação web, provida de inúmeras funcionalidades, das quais se destaca a videochamada com anotações de realidade aumentada em tempo real no vídeo. No que diz respeito aos testes de sistema efetuados para validar a solução desenvolvida, foi concluído que os casos de uso propostos na especificação da solução, se encontram operacionais e que as métricas estudadas, como a largura de faixa e o round trip time estão com valores esperados para aplicações de assistência remota em tempo real. Concluiu-se que a solução desenvolvida promove uma assistência remota inovadora, facilitando quer os processos de triagem como a resolução dos problemas identificados. A funcionalidade das anotações de realidade aumentada é a que mais contribui para a inovação da solução final.Currently, society uses support channels daily to solve its problems. With the evolution of these channels to digital platforms, triage is becoming obsolete, due to the slowness of the problem identification process and its attempt to solve it. Following this, Accenture decided to propose this thesis, which aims to develop a remote assistance solution with augmented reality, responding to the needs of its customers with support channels, this became more evident during the COVID-19 worldwide pandemic. The starting point of this thesis was the study of existing solutions. In this way, it was possible to specify the solution based on this study, namely, its architecture. The solution implementation phase contemplates the creation of a web application, provided with numerous functionalities, among which the video call with real-time augmented reality annotations in the video stands out. Regarding the system tests carried out to validate the developed solution, it was concluded that the use cases proposed in the solution specification are operational and that the metrics studied, such as bandwidth and round trip time have values expected for real-time remote assistance applications. In conclusion, the developed solution promotes innovative remote assistance, facilitating both processes, the triage and the resolution of identified problems. In terms of innovation. The functionality of augmented reality annotations is what contributes most to the innovation of the final solution.Mamede, Jorge Botelho da CostaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBriote, Roberto Carlos Moreira20212024-11-16T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20200TID:202797376porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:15:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:15.569813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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