Consumo de álcool e comportamentos de risco para a infecção pelo VIH/sida: emergência de um novo grupo de vulnerabilidade acrescida?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Margarida Maria Soliz Machado Pinto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Teixeira, Zélia Ângela Tato de Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/3821
Resumo: O conhecimento emergente da epidemia da SIDA ressalta a forte associação entre consumo de substâncias e comportamentos sexuais de risco para a infecção. Mas se o risco de infecção pelo VIH/SIDA associado ao consumo pela via injetada está bem documentado (Wodak & Mcleod, 2008), o mesmo não acontece em relação ao consumo do álcool. O presente estudo é observacional, descritivo, indutivo, e pretendeu avaliar se as pessoas com dependência de álcool poderiam ser consideradas grupo prioritário para a prevenção e rastreio do VIH/SIDA, equiparando-os às pessoas com dependência de substâncias ilícitas.A amostra de conveniência contemplava 246 sujeitos (156 homens e 91 mulheres), com idades entre os 19 anos e os 67 anos, e dividia-se em 3 grupos: o Grupo 1 constituído por sujeitos dependentes de álcool; o Grupo 2 constituído por sujeitos dependentes de substâncias ilícitas; e finalmente o Grupo 3 nomeado sem dependências. Os resultados demonstraram haver diferenças significativas entre os três grupos relativamente às variáveis perceção e comportamentos de risco, e realização do teste de rastreio para o VIH/SIDA, e permitem-nos concluir que os dependentes de álcool são um grupo que cumpre...os requisitos risco para a infeção pelo VIH/SIDA.
id RCAP_edad18d6c45665704d9002f8e76ff0cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/3821
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Consumo de álcool e comportamentos de risco para a infecção pelo VIH/sida: emergência de um novo grupo de vulnerabilidade acrescida?VIHconsumo de álcoolcomportamentos de riscoperceção de riscoO conhecimento emergente da epidemia da SIDA ressalta a forte associação entre consumo de substâncias e comportamentos sexuais de risco para a infecção. Mas se o risco de infecção pelo VIH/SIDA associado ao consumo pela via injetada está bem documentado (Wodak & Mcleod, 2008), o mesmo não acontece em relação ao consumo do álcool. O presente estudo é observacional, descritivo, indutivo, e pretendeu avaliar se as pessoas com dependência de álcool poderiam ser consideradas grupo prioritário para a prevenção e rastreio do VIH/SIDA, equiparando-os às pessoas com dependência de substâncias ilícitas.A amostra de conveniência contemplava 246 sujeitos (156 homens e 91 mulheres), com idades entre os 19 anos e os 67 anos, e dividia-se em 3 grupos: o Grupo 1 constituído por sujeitos dependentes de álcool; o Grupo 2 constituído por sujeitos dependentes de substâncias ilícitas; e finalmente o Grupo 3 nomeado sem dependências. Os resultados demonstraram haver diferenças significativas entre os três grupos relativamente às variáveis perceção e comportamentos de risco, e realização do teste de rastreio para o VIH/SIDA, e permitem-nos concluir que os dependentes de álcool são um grupo que cumpre...os requisitos risco para a infeção pelo VIH/SIDA.EDIUAL2018-07-02T11:55:57Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/3821por1647-2284Fernandes, Margarida Maria Soliz Machado PintoTeixeira, Zélia Ângela Tato de Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:20:24Zoai:repositorio.ual.pt:11144/3821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:34:01.905355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Consumo de álcool e comportamentos de risco para a infecção pelo VIH/sida: emergência de um novo grupo de vulnerabilidade acrescida?
title Consumo de álcool e comportamentos de risco para a infecção pelo VIH/sida: emergência de um novo grupo de vulnerabilidade acrescida?
spellingShingle Consumo de álcool e comportamentos de risco para a infecção pelo VIH/sida: emergência de um novo grupo de vulnerabilidade acrescida?
Fernandes, Margarida Maria Soliz Machado Pinto
VIH
consumo de álcool
comportamentos de risco
perceção de risco
title_short Consumo de álcool e comportamentos de risco para a infecção pelo VIH/sida: emergência de um novo grupo de vulnerabilidade acrescida?
title_full Consumo de álcool e comportamentos de risco para a infecção pelo VIH/sida: emergência de um novo grupo de vulnerabilidade acrescida?
title_fullStr Consumo de álcool e comportamentos de risco para a infecção pelo VIH/sida: emergência de um novo grupo de vulnerabilidade acrescida?
title_full_unstemmed Consumo de álcool e comportamentos de risco para a infecção pelo VIH/sida: emergência de um novo grupo de vulnerabilidade acrescida?
title_sort Consumo de álcool e comportamentos de risco para a infecção pelo VIH/sida: emergência de um novo grupo de vulnerabilidade acrescida?
author Fernandes, Margarida Maria Soliz Machado Pinto
author_facet Fernandes, Margarida Maria Soliz Machado Pinto
Teixeira, Zélia Ângela Tato de Macedo
author_role author
author2 Teixeira, Zélia Ângela Tato de Macedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Margarida Maria Soliz Machado Pinto
Teixeira, Zélia Ângela Tato de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv VIH
consumo de álcool
comportamentos de risco
perceção de risco
topic VIH
consumo de álcool
comportamentos de risco
perceção de risco
description O conhecimento emergente da epidemia da SIDA ressalta a forte associação entre consumo de substâncias e comportamentos sexuais de risco para a infecção. Mas se o risco de infecção pelo VIH/SIDA associado ao consumo pela via injetada está bem documentado (Wodak & Mcleod, 2008), o mesmo não acontece em relação ao consumo do álcool. O presente estudo é observacional, descritivo, indutivo, e pretendeu avaliar se as pessoas com dependência de álcool poderiam ser consideradas grupo prioritário para a prevenção e rastreio do VIH/SIDA, equiparando-os às pessoas com dependência de substâncias ilícitas.A amostra de conveniência contemplava 246 sujeitos (156 homens e 91 mulheres), com idades entre os 19 anos e os 67 anos, e dividia-se em 3 grupos: o Grupo 1 constituído por sujeitos dependentes de álcool; o Grupo 2 constituído por sujeitos dependentes de substâncias ilícitas; e finalmente o Grupo 3 nomeado sem dependências. Os resultados demonstraram haver diferenças significativas entre os três grupos relativamente às variáveis perceção e comportamentos de risco, e realização do teste de rastreio para o VIH/SIDA, e permitem-nos concluir que os dependentes de álcool são um grupo que cumpre...os requisitos risco para a infeção pelo VIH/SIDA.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-07-02T11:55:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/3821
url http://hdl.handle.net/11144/3821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-2284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIUAL
publisher.none.fl_str_mv EDIUAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136818394824704