Educar para os valores, educar para a paz : uma reflexão no âmbito da Educação Moral e Religiosa Católica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, José Jorge Morais
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/24123
Resumo: Abordei, essencialmente e como principal meta deste trabalho, a evolução da educação para a paz no âmbito da escola e a educação para os valores como algo necessário a ser pensado e refletido, pois fazem parte deste universo tão vasto que é constituído pela família e pela escola. Mais do que pretender criticar ou desvalorizar a sociedade onde estamos inseridos, ao longo do trabalho, tento enquadrar melhor o meu campo de atuação, a importância do papel das famílias na educação, na educação para os valores e estabelecer algumas metas de ação para produzir mais e melhores resultados a nível profissional e pessoal. Faço também uma abordagem da disciplina de EMRC na escola, bem como o seu contributo específico para a formação do ser humano e das suas vantagens no sistema educativo, que pode, no meu entender, contribuir para concretizarmos uma educação para a paz. Este meu trabalho divide-se em três grandes partes; Na primeira parte, apresento a reflexão sobre a prática letiva, aqui, faço algumas constatações acerca do projeto educativo da escola e caracterização da turma que lecionei. Este projeto educativo pretende revelar o modo de operacionalizar a educação integral do aluno nas suas capacidades intelectuais, físicas, afetivas, relacionais e sentido ético, num projeto de vida ao serviço dos outros. Na segunda parte, abordo essencialmente a Educação no geral, a Educação Para Os Valores e a Educação Para A Paz, em que faço uma confrontação; em primeiro lugar, com a realidade da educação, ou seja, uma educação no sentido de todo o processo contínuo de formação e ensino-aprendizagem que faz parte do currículo dos estabelecimentos de ensino, sejam eles públicos ou privados. Porque, a educação é o alicerce da formação da pessoa. Mas a educação não se consegue sem a integração dos valores humanos e, daí, em segundo lugar, a necessidade da existência de uma educação para os valores. A verdadeira e a plena educação necessita assentar na educação nos ou (para) os valores, valores esses que assimilados e vividos conduzem à possibilidade de construirmos um itinerário de edução para a paz na escola. É uma educação que visa formar a pessoa na sua plenitude, para que possa promover em cada etapa da sua vida um mundo mais humano, quer em atitudes pessoais quer em atitudes sociais. E uma das atitudes sociais mais importantes e necessárias para a sociedade é a paz. A paz sempre foi e será uma aspiração humana profunda. Na terceira parte, e como uma consequência deste segundo capítulo surgiu este terceiro capitulo que visa apresentar uma nova “Reorganização da Unidade Letiva a “Paz Universal” do 7º ano”. Esta nova reorganização de unidade letiva pretende dar uma nova dinâmica a um valor essencial do ser humano. Nesse sentido pretendo que a unidade letiva se venha a designação de EDUCAR para PAZ” em substituição da atual unidade letiva “A PAZ Universal”. No entanto, nesta terceira parte procurei ligar os diversos temas referidos atrás, para que não parecessem assuntos isolados. Pelo contrário, os diversos agentes não o são, sem os outros, não é possível falar de um, sem recorrer aos outros, só é possível refletir na educação para a paz se o fizermos em todas as suas dimensões. Este Relatório Final serve para fazer uma autoavaliação mais crítica e ponderada do meu percurso profissional, e para refletir com mais profundidade na minha missão de professor de EMRC, como religioso e como sacerdote salesiano, tendo nas minhas mãos como principal desafio deixado por D. Bosco a educação integral dos jovens.
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Faço também uma abordagem da disciplina de EMRC na escola, bem como o seu contributo específico para a formação do ser humano e das suas vantagens no sistema educativo, que pode, no meu entender, contribuir para concretizarmos uma educação para a paz. Este meu trabalho divide-se em três grandes partes; Na primeira parte, apresento a reflexão sobre a prática letiva, aqui, faço algumas constatações acerca do projeto educativo da escola e caracterização da turma que lecionei. Este projeto educativo pretende revelar o modo de operacionalizar a educação integral do aluno nas suas capacidades intelectuais, físicas, afetivas, relacionais e sentido ético, num projeto de vida ao serviço dos outros. Na segunda parte, abordo essencialmente a Educação no geral, a Educação Para Os Valores e a Educação Para A Paz, em que faço uma confrontação; em primeiro lugar, com a realidade da educação, ou seja, uma educação no sentido de todo o processo contínuo de formação e ensino-aprendizagem que faz parte do currículo dos estabelecimentos de ensino, sejam eles públicos ou privados. Porque, a educação é o alicerce da formação da pessoa. Mas a educação não se consegue sem a integração dos valores humanos e, daí, em segundo lugar, a necessidade da existência de uma educação para os valores. A verdadeira e a plena educação necessita assentar na educação nos ou (para) os valores, valores esses que assimilados e vividos conduzem à possibilidade de construirmos um itinerário de edução para a paz na escola. É uma educação que visa formar a pessoa na sua plenitude, para que possa promover em cada etapa da sua vida um mundo mais humano, quer em atitudes pessoais quer em atitudes sociais. E uma das atitudes sociais mais importantes e necessárias para a sociedade é a paz. A paz sempre foi e será uma aspiração humana profunda. Na terceira parte, e como uma consequência deste segundo capítulo surgiu este terceiro capitulo que visa apresentar uma nova “Reorganização da Unidade Letiva a “Paz Universal” do 7º ano”. Esta nova reorganização de unidade letiva pretende dar uma nova dinâmica a um valor essencial do ser humano. Nesse sentido pretendo que a unidade letiva se venha a designação de EDUCAR para PAZ” em substituição da atual unidade letiva “A PAZ Universal”. No entanto, nesta terceira parte procurei ligar os diversos temas referidos atrás, para que não parecessem assuntos isolados. Pelo contrário, os diversos agentes não o são, sem os outros, não é possível falar de um, sem recorrer aos outros, só é possível refletir na educação para a paz se o fizermos em todas as suas dimensões. Este Relatório Final serve para fazer uma autoavaliação mais crítica e ponderada do meu percurso profissional, e para refletir com mais profundidade na minha missão de professor de EMRC, como religioso e como sacerdote salesiano, tendo nas minhas mãos como principal desafio deixado por D. Bosco a educação integral dos jovens.Throughout this work I mainly focused on the evolution of education towards peace, within the framework of school and the education for values as something necessary to reflect about, since they are part of this vast universe - constituted by both family and school. More than pretending to criticize or diminish the society we live in, I try to frame my field of action, the importance of the families’ role in education, the education for values and to establish some aims of action to produce more and better professional and personal results. I also address the school's EMRC discipline, as well as its specific contribution to the training of the human being, as well as its advantages in the educational system, which I believe can contribute to the insight of an education towards peace. My work is divided into three great parts. In the first part, I present a reflection concerning the learning practice – where I approach some acknowledgments about the educational project of the school and the characterization of the class I taught. This educational project intends to reveal the way to operationalize the integral education of the student in his intellectual, physical, affective, relational and ethical capacities, in a life project at the service of others. In the second part, I focus, fundamentally, on Education in general, Education for Values and Education for Peace. Here, I develop a confrontation: in the first place, regarding the reality of education, that is, an education directing to the whole continuous process of training and teaching-learning, a part of the curriculum of educational establishments, whether they are public or private. Education is, indeed, fundamental as it is the foundation of a person’s formation. But education cannot be achieved without the integration of human values, and hence, secondly, there is a need for an education for values. True and full education needs to be based on an education concerning values and towards them. These values, when assimilated and lived, lead to the possibility of building a path of education for peace in school. It is an education that aims to build a person in its fullness, so that the individual can promote at each stage of his life a more human world, both in personal and social attitudes. One of the most important and necessary social attitudes for society is peace, which has always been (and will be) a deep human aspiration. In the third part, and as a consequence of this second chapter, there is the ambition to present a new "Reorganization of the Teaching Unit, a Universal Peace” of the 7th grade. This new reorganization of educational unit targets a new dynamic to an essential value of the human being. In this sense, I intend that the educational unit can be designated as “EDUCATE for PEACE” instead of the current “A Universal PEACE ". However, in this third part I tried to connect the several topics mentioned above, so that they did not seem isolated matters - on the contrary, the numerous agents are not (it is not possible to speak of one without resorting to others), it is only possible to reflect about education for peace if we do it in all its dimensions. This Final Report intends to carry out a more critical and thoughtful self-assessment of my professional career and to generate a deeper reflection on my mission as an EMRC teacher, as a religious and as a Salesian priest, having in my hands the main challenge left by Don Bosco: the integral education of young people.Garcia Ambrosio, Juan FranciscoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, José Jorge Morais2018-02-28T14:02:40Z2018-01-1820172018-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/24123TID:201827018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:50.798608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description Abordei, essencialmente e como principal meta deste trabalho, a evolução da educação para a paz no âmbito da escola e a educação para os valores como algo necessário a ser pensado e refletido, pois fazem parte deste universo tão vasto que é constituído pela família e pela escola. Mais do que pretender criticar ou desvalorizar a sociedade onde estamos inseridos, ao longo do trabalho, tento enquadrar melhor o meu campo de atuação, a importância do papel das famílias na educação, na educação para os valores e estabelecer algumas metas de ação para produzir mais e melhores resultados a nível profissional e pessoal. Faço também uma abordagem da disciplina de EMRC na escola, bem como o seu contributo específico para a formação do ser humano e das suas vantagens no sistema educativo, que pode, no meu entender, contribuir para concretizarmos uma educação para a paz. Este meu trabalho divide-se em três grandes partes; Na primeira parte, apresento a reflexão sobre a prática letiva, aqui, faço algumas constatações acerca do projeto educativo da escola e caracterização da turma que lecionei. Este projeto educativo pretende revelar o modo de operacionalizar a educação integral do aluno nas suas capacidades intelectuais, físicas, afetivas, relacionais e sentido ético, num projeto de vida ao serviço dos outros. Na segunda parte, abordo essencialmente a Educação no geral, a Educação Para Os Valores e a Educação Para A Paz, em que faço uma confrontação; em primeiro lugar, com a realidade da educação, ou seja, uma educação no sentido de todo o processo contínuo de formação e ensino-aprendizagem que faz parte do currículo dos estabelecimentos de ensino, sejam eles públicos ou privados. Porque, a educação é o alicerce da formação da pessoa. Mas a educação não se consegue sem a integração dos valores humanos e, daí, em segundo lugar, a necessidade da existência de uma educação para os valores. A verdadeira e a plena educação necessita assentar na educação nos ou (para) os valores, valores esses que assimilados e vividos conduzem à possibilidade de construirmos um itinerário de edução para a paz na escola. É uma educação que visa formar a pessoa na sua plenitude, para que possa promover em cada etapa da sua vida um mundo mais humano, quer em atitudes pessoais quer em atitudes sociais. E uma das atitudes sociais mais importantes e necessárias para a sociedade é a paz. A paz sempre foi e será uma aspiração humana profunda. Na terceira parte, e como uma consequência deste segundo capítulo surgiu este terceiro capitulo que visa apresentar uma nova “Reorganização da Unidade Letiva a “Paz Universal” do 7º ano”. Esta nova reorganização de unidade letiva pretende dar uma nova dinâmica a um valor essencial do ser humano. Nesse sentido pretendo que a unidade letiva se venha a designação de EDUCAR para PAZ” em substituição da atual unidade letiva “A PAZ Universal”. No entanto, nesta terceira parte procurei ligar os diversos temas referidos atrás, para que não parecessem assuntos isolados. Pelo contrário, os diversos agentes não o são, sem os outros, não é possível falar de um, sem recorrer aos outros, só é possível refletir na educação para a paz se o fizermos em todas as suas dimensões. Este Relatório Final serve para fazer uma autoavaliação mais crítica e ponderada do meu percurso profissional, e para refletir com mais profundidade na minha missão de professor de EMRC, como religioso e como sacerdote salesiano, tendo nas minhas mãos como principal desafio deixado por D. Bosco a educação integral dos jovens.
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