Forma do livro - encadernação para designers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29678
Resumo: O projeto teve como intuito abordar áreas como o design gráfico, o web design e a encadernação, criando o layout e a identidade de uma plataforma digital didática sobre encadernação. Tendo como público alvo designers e encadernadores, teve como característica original a dinamização da técnica, incentivando a aprendizagem e exploração da mesma, de uma forma clara e acessível através da partilha de conhecimento. Tendo em conta a pesquisa inicial, identificou-se assim um problema tendo-se constatado a existência de informação em bibliotecas que não se mostraram de muito fácil acesso nos dias de hoje, sendo que, foram recolhidas algumas referências históricas como: Greenfiel J. (1988), Persuy A. (1982) e McMurtie D. C. (1997). A solução proposta foi tornar o tema digital, visto a tecnologia ser algo com que estamos familiarizados e com que interagimos no dia-a-dia em trabalho ou em lazer. Foi feita uma pesquisa sobre possíveis sites existentes sobre o tema, constatando-se que a informação se encontra dispersa e que não apela o utilizador. O verdadeiro desafio foi criar a identidade de uma plataforma onde o conteúdo editorial é controlado (e materializado), tendo em conta metodologias de UX/UI e linguagens visuais que sintetizam os bons princípios clássicos do design como o Material Design (Google) e as Human Interface Guidelines adoptadas pela Apple.
id RCAP_edbeca7caa427a8df3e2f4c9cc8af135
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29678
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Forma do livro - encadernação para designersWeb DesignUXUIIdentidadeEncadernaçãoDesignO projeto teve como intuito abordar áreas como o design gráfico, o web design e a encadernação, criando o layout e a identidade de uma plataforma digital didática sobre encadernação. Tendo como público alvo designers e encadernadores, teve como característica original a dinamização da técnica, incentivando a aprendizagem e exploração da mesma, de uma forma clara e acessível através da partilha de conhecimento. Tendo em conta a pesquisa inicial, identificou-se assim um problema tendo-se constatado a existência de informação em bibliotecas que não se mostraram de muito fácil acesso nos dias de hoje, sendo que, foram recolhidas algumas referências históricas como: Greenfiel J. (1988), Persuy A. (1982) e McMurtie D. C. (1997). A solução proposta foi tornar o tema digital, visto a tecnologia ser algo com que estamos familiarizados e com que interagimos no dia-a-dia em trabalho ou em lazer. Foi feita uma pesquisa sobre possíveis sites existentes sobre o tema, constatando-se que a informação se encontra dispersa e que não apela o utilizador. O verdadeiro desafio foi criar a identidade de uma plataforma onde o conteúdo editorial é controlado (e materializado), tendo em conta metodologias de UX/UI e linguagens visuais que sintetizam os bons princípios clássicos do design como o Material Design (Google) e as Human Interface Guidelines adoptadas pela Apple.Vasconcelos, MariaRepositório ComumNeves, Ana2019-09-12T08:07:02Z2019-07-162019-09-102019-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29678202262944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:04.365624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Forma do livro - encadernação para designers
title Forma do livro - encadernação para designers
spellingShingle Forma do livro - encadernação para designers
Neves, Ana
Web Design
UX
UI
Identidade
Encadernação
Design
title_short Forma do livro - encadernação para designers
title_full Forma do livro - encadernação para designers
title_fullStr Forma do livro - encadernação para designers
title_full_unstemmed Forma do livro - encadernação para designers
title_sort Forma do livro - encadernação para designers
author Neves, Ana
author_facet Neves, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Maria
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Web Design
UX
UI
Identidade
Encadernação
Design
topic Web Design
UX
UI
Identidade
Encadernação
Design
description O projeto teve como intuito abordar áreas como o design gráfico, o web design e a encadernação, criando o layout e a identidade de uma plataforma digital didática sobre encadernação. Tendo como público alvo designers e encadernadores, teve como característica original a dinamização da técnica, incentivando a aprendizagem e exploração da mesma, de uma forma clara e acessível através da partilha de conhecimento. Tendo em conta a pesquisa inicial, identificou-se assim um problema tendo-se constatado a existência de informação em bibliotecas que não se mostraram de muito fácil acesso nos dias de hoje, sendo que, foram recolhidas algumas referências históricas como: Greenfiel J. (1988), Persuy A. (1982) e McMurtie D. C. (1997). A solução proposta foi tornar o tema digital, visto a tecnologia ser algo com que estamos familiarizados e com que interagimos no dia-a-dia em trabalho ou em lazer. Foi feita uma pesquisa sobre possíveis sites existentes sobre o tema, constatando-se que a informação se encontra dispersa e que não apela o utilizador. O verdadeiro desafio foi criar a identidade de uma plataforma onde o conteúdo editorial é controlado (e materializado), tendo em conta metodologias de UX/UI e linguagens visuais que sintetizam os bons princípios clássicos do design como o Material Design (Google) e as Human Interface Guidelines adoptadas pela Apple.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12T08:07:02Z
2019-07-16
2019-09-10
2019-07-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/29678
202262944
url http://hdl.handle.net/10400.26/29678
identifier_str_mv 202262944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551398454165504