Qualidade de vida em homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ana Mónica de Macedo Mendonça
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/67580
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_edc2345636a2f701ca8969c71d3a98e6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67580
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade de vida em homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimentoQuality of life In male consumers of anti-aging cosmetic products and aesthetics treatmentsEnvelhecimentoMorbilidade psicológicaProdutos cosméticosQualidade de vidaTratamentos de estéticaAesthetic treatmentsAgingCosmetic productsPsychological morbidityQuality of lifeCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaCom o aumento do envelhecimento da população e consequente aumento da longevidade, a otimização da qualidade de vida (QV) ganha uma especial importância. As alterações ocorridas no processo de envelhecimento constituem-se como motivos para insatisfação e preocupação com a imagem corporal estando esta insatisfação associada a pior qualidade de vida (QV). A grande pressão estética por parte da sociedade conduz à procura de eventuais formas de corrigir e modificar o corpo, à medida que os indivíduos vão envelhecendo. O objetivo deste estudo foi conhecer o perfil sociodemográfico de uma amostra de homens portugueses consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimento e analisar as variáveis que se relacionam e contribuem pra a QV. O Modelo Conceptual de Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde de Wilson e Cleary foi usado para orientar o estudo. A amostra foi constituída por 111 homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimento avaliados ao nível do consumo de produtos cosméticos e tratamentos de estética, variáveis sociodemográficas, psicológicas e QV. Os resultados revelaram que a morbilidade psicológica contribui negativamente para a QV e as perceções do envelhecimento moderam a relação entre a morbilidade psicológica e a QV. Os resultados do presente estudo poderão contribuir para uma melhor compreensão do processo do envelhecimento nos homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética e nortear estratégias específicas de intervenção assim como estimular novas pesquisas sobre esta população.With the increase in the age of the population and the consequent increase in longevity, the optimization of quality of life (QoL) gains special importance. The changes occurred in the aging process are reasons for dissatisfaction and concern with body image and consequently, worse QoL. A great aesthetic pressure on the part of society led to possible ways to correct and modify the body, as individuals get older. The aim of this study was to know the sociodemographic profile of a sample of Portuguese men who consumed cosmetic products and anti-aging treatments and analyze how variables relate and contribute to QoL. Wilson and Cleary's Conceptual Model of Quality of Life Related to Health was used for study guidance. The sample consisted of 111 men who use anti-aging cosmetic products and aesthetic treatments evaluated in terms of consumption of cosmetic products, sociodemographic variables, psychological variables and QoL. The results revealed that psychological morbidity contribute negatively to QoL and perceptions of aging moderate the relationship between psychological morbidity and QoL. The results of this study can contribute to a better understanding of the aging process in male consumers of cosmetic products and aesthetic treatments and guide specific intervention strategies, such as new research on this population.Pereira, M. GraçaVilaça, MargaridaUniversidade do MinhoMachado, Ana Mónica de Macedo Mendonça20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67580por202522407info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:20.334696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida em homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimento
Quality of life In male consumers of anti-aging cosmetic products and aesthetics treatments
title Qualidade de vida em homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimento
spellingShingle Qualidade de vida em homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimento
Machado, Ana Mónica de Macedo Mendonça
Envelhecimento
Morbilidade psicológica
Produtos cosméticos
Qualidade de vida
Tratamentos de estética
Aesthetic treatments
Aging
Cosmetic products
Psychological morbidity
Quality of life
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Qualidade de vida em homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimento
title_full Qualidade de vida em homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimento
title_fullStr Qualidade de vida em homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimento
title_full_unstemmed Qualidade de vida em homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimento
title_sort Qualidade de vida em homens consumidores de produtos cosméticos e tratamentos de estética antienvelhecimento
author Machado, Ana Mónica de Macedo Mendonça
author_facet Machado, Ana Mónica de Macedo Mendonça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, M. Graça
Vilaça, Margarida
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Ana Mónica de Macedo Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
Morbilidade psicológica
Produtos cosméticos
Qualidade de vida
Tratamentos de estética
Aesthetic treatments
Aging
Cosmetic products
Psychological morbidity
Quality of life
Ciências Sociais::Psicologia
topic Envelhecimento
Morbilidade psicológica
Produtos cosméticos
Qualidade de vida
Tratamentos de estética
Aesthetic treatments
Aging
Cosmetic products
Psychological morbidity
Quality of life
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/67580
url http://hdl.handle.net/1822/67580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202522407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132425495773184