Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: uma rela??o de simbiose
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/Frutuoso da Costa, B. M. (2020). Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: Uma Rela??o de Simbiose. Intera??es: Sociedade E As Novas Modernidades, (39), 67-90. https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3 https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3 |
Resumo: | A publicidade, al?m de constituir a organiza??o sociocultural de economias de mercado, apresenta-se como um elemento fundamental para a comunica??o das marcas. Essa comunica??o n?o se finda na promo??o de bens e servi?os, como se verifica pela sua capacidade veicular representa??es sociais, ideais e conceitos estereotipados. A publicidade contempor?nea estrutura-se em torno do conceito de Femvertising. O empoderamento do g?nero feminino e a representa??o da sua diversidade s?o apresentados atrav?s de desconstru??es de estere?tipos e do fomento de discuss?es em torno das v?rias dimens?es da mulher na sociedade. Este estudo pretende analisar ? luz da An?lise Tem?tica Cr?tica de Lawless e Chen (2019), a forma como a Dove integra a desconstru??o de estere?tipos na campanha publicit?ria #MostremNos. Os resultados sugerem que a estrat?gia se edifica na apresenta??o de padr?es de beleza impostos por diferentes sociedades e na desconstru??o das consequ?ncias associadas a esses processos hist?ricos, sociais, culturais e econ?micos na vida de cada menina e mulher. Se, por um lado, a promo??o de uma representa??o mais respons?vel, inclusiva e diversificada deve ser uma responsabilidade dos media e da publicidade, como ? referido nos diversos an?ncios, por outro, a Dove apresenta um produto do p?s-feminismo que lhe permite manter uma rela??o de simbiose com altos n?veis de popularidade. / Advertising is not only the socio-cultural organization of market economies but is also a fundamental element for brands communication. This communication is not limited to the promotion of goods and services, as can be seen by its capacity to promote social representations, ideals and stereotyped concepts. Contemporary advertising is structured around the concept of Femvertising. The empowerment of the female gender and the representation of its diversity are presented through the deconstruction of stereotypes and the promotion of discussions around the several dimensions of women in society. This study aims to analyse in the light of Lawless and Chen?s (2019) Critical Thematic Analysis, how Dove integrates the deconstruction of stereo-types in the advertising campaign #ShowUs. The results suggest that the strategy is built on the presentation of beauty standards imposed by different societies and the deconstruction of the consequences associated with such historical, social, cultural and economic processes in the life of each girl and woman. If on one side, the promotion of a more responsible, inclusive and diversified representation should be a responsibility of the media and of the advertising, which is referred in the various advertisements, on the other side, Dove presents a product of the post-feminism which allows her maintaining a symbiosis relation with high levels of popularity. |
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Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: uma rela??o de simbioseDove and the Deconstruction of Stereotypes: a relationship of symbiosisDove - DovePublicidade - AdvertisingPoder simb?lico - Symbolic powerEstere?tipos de g?nero - Gender stereotypesMisoginia - MisogynyA publicidade, al?m de constituir a organiza??o sociocultural de economias de mercado, apresenta-se como um elemento fundamental para a comunica??o das marcas. Essa comunica??o n?o se finda na promo??o de bens e servi?os, como se verifica pela sua capacidade veicular representa??es sociais, ideais e conceitos estereotipados. A publicidade contempor?nea estrutura-se em torno do conceito de Femvertising. O empoderamento do g?nero feminino e a representa??o da sua diversidade s?o apresentados atrav?s de desconstru??es de estere?tipos e do fomento de discuss?es em torno das v?rias dimens?es da mulher na sociedade. Este estudo pretende analisar ? luz da An?lise Tem?tica Cr?tica de Lawless e Chen (2019), a forma como a Dove integra a desconstru??o de estere?tipos na campanha publicit?ria #MostremNos. Os resultados sugerem que a estrat?gia se edifica na apresenta??o de padr?es de beleza impostos por diferentes sociedades e na desconstru??o das consequ?ncias associadas a esses processos hist?ricos, sociais, culturais e econ?micos na vida de cada menina e mulher. Se, por um lado, a promo??o de uma representa??o mais respons?vel, inclusiva e diversificada deve ser uma responsabilidade dos media e da publicidade, como ? referido nos diversos an?ncios, por outro, a Dove apresenta um produto do p?s-feminismo que lhe permite manter uma rela??o de simbiose com altos n?veis de popularidade. / Advertising is not only the socio-cultural organization of market economies but is also a fundamental element for brands communication. This communication is not limited to the promotion of goods and services, as can be seen by its capacity to promote social representations, ideals and stereotyped concepts. Contemporary advertising is structured around the concept of Femvertising. The empowerment of the female gender and the representation of its diversity are presented through the deconstruction of stereotypes and the promotion of discussions around the several dimensions of women in society. This study aims to analyse in the light of Lawless and Chen?s (2019) Critical Thematic Analysis, how Dove integrates the deconstruction of stereo-types in the advertising campaign #ShowUs. The results suggest that the strategy is built on the presentation of beauty standards imposed by different societies and the deconstruction of the consequences associated with such historical, social, cultural and economic processes in the life of each girl and woman. If on one side, the promotion of a more responsible, inclusive and diversified representation should be a responsibility of the media and of the advertising, which is referred in the various advertisements, on the other side, Dove presents a product of the post-feminism which allows her maintaining a symbiosis relation with high levels of popularity.ISMT2023-05-04T14:28:52Z2023-05-042020-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/Frutuoso da Costa, B. M. (2020). Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: Uma Rela??o de Simbiose. Intera??es: Sociedade E As Novas Modernidades, (39), 67-90. https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3https://doi.org/Frutuoso da Costa, B. M. (2020). Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: Uma Rela??o de Simbiose. Intera??es: Sociedade E As Novas Modernidades, (39), 67-90. https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3por2184-3929http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1511Costa, Bruno Miguel Frutuoso dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:08Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:19.664950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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