Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: uma rela??o de simbiose

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bruno Miguel Frutuoso da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/Frutuoso da Costa, B. M. (2020). Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: Uma Rela??o de Simbiose. Intera??es: Sociedade E As Novas Modernidades, (39), 67-90. https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3
https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3
Resumo: A publicidade, al?m de constituir a organiza??o sociocultural de economias de mercado, apresenta-se como um elemento fundamental para a comunica??o das marcas. Essa comunica??o n?o se finda na promo??o de bens e servi?os, como se verifica pela sua capacidade veicular representa??es sociais, ideais e conceitos estereotipados. A publicidade contempor?nea estrutura-se em torno do conceito de Femvertising. O empoderamento do g?nero feminino e a representa??o da sua diversidade s?o apresentados atrav?s de desconstru??es de estere?tipos e do fomento de discuss?es em torno das v?rias dimens?es da mulher na sociedade. Este estudo pretende analisar ? luz da An?lise Tem?tica Cr?tica de Lawless e Chen (2019), a forma como a Dove integra a desconstru??o de estere?tipos na campanha publicit?ria #MostremNos. Os resultados sugerem que a estrat?gia se edifica na apresenta??o de padr?es de beleza impostos por diferentes sociedades e na desconstru??o das consequ?ncias associadas a esses processos hist?ricos, sociais, culturais e econ?micos na vida de cada menina e mulher. Se, por um lado, a promo??o de uma representa??o mais respons?vel, inclusiva e diversificada deve ser uma responsabilidade dos media e da publicidade, como ? referido nos diversos an?ncios, por outro, a Dove apresenta um produto do p?s-feminismo que lhe permite manter uma rela??o de simbiose com altos n?veis de popularidade. / Advertising is not only the socio-cultural organization of market economies but is also a fundamental element for brands communication. This communication is not limited to the promotion of goods and services, as can be seen by its capacity to promote social representations, ideals and stereotyped concepts. Contemporary advertising is structured around the concept of Femvertising. The empowerment of the female gender and the representation of its diversity are presented through the deconstruction of stereotypes and the promotion of discussions around the several dimensions of women in society. This study aims to analyse in the light of Lawless and Chen?s (2019) Critical Thematic Analysis, how Dove integrates the deconstruction of stereo-types in the advertising campaign #ShowUs. The results suggest that the strategy is built on the presentation of beauty standards imposed by different societies and the deconstruction of the consequences associated with such historical, social, cultural and economic processes in the life of each girl and woman. If on one side, the promotion of a more responsible, inclusive and diversified representation should be a responsibility of the media and of the advertising, which is referred in the various advertisements, on the other side, Dove presents a product of the post-feminism which allows her maintaining a symbiosis relation with high levels of popularity.
id RCAP_edd05b1671c2aaaad5aa733528429d25
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1511
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: uma rela??o de simbioseDove and the Deconstruction of Stereotypes: a relationship of symbiosisDove - DovePublicidade - AdvertisingPoder simb?lico - Symbolic powerEstere?tipos de g?nero - Gender stereotypesMisoginia - MisogynyA publicidade, al?m de constituir a organiza??o sociocultural de economias de mercado, apresenta-se como um elemento fundamental para a comunica??o das marcas. Essa comunica??o n?o se finda na promo??o de bens e servi?os, como se verifica pela sua capacidade veicular representa??es sociais, ideais e conceitos estereotipados. A publicidade contempor?nea estrutura-se em torno do conceito de Femvertising. O empoderamento do g?nero feminino e a representa??o da sua diversidade s?o apresentados atrav?s de desconstru??es de estere?tipos e do fomento de discuss?es em torno das v?rias dimens?es da mulher na sociedade. Este estudo pretende analisar ? luz da An?lise Tem?tica Cr?tica de Lawless e Chen (2019), a forma como a Dove integra a desconstru??o de estere?tipos na campanha publicit?ria #MostremNos. Os resultados sugerem que a estrat?gia se edifica na apresenta??o de padr?es de beleza impostos por diferentes sociedades e na desconstru??o das consequ?ncias associadas a esses processos hist?ricos, sociais, culturais e econ?micos na vida de cada menina e mulher. Se, por um lado, a promo??o de uma representa??o mais respons?vel, inclusiva e diversificada deve ser uma responsabilidade dos media e da publicidade, como ? referido nos diversos an?ncios, por outro, a Dove apresenta um produto do p?s-feminismo que lhe permite manter uma rela??o de simbiose com altos n?veis de popularidade. / Advertising is not only the socio-cultural organization of market economies but is also a fundamental element for brands communication. This communication is not limited to the promotion of goods and services, as can be seen by its capacity to promote social representations, ideals and stereotyped concepts. Contemporary advertising is structured around the concept of Femvertising. The empowerment of the female gender and the representation of its diversity are presented through the deconstruction of stereotypes and the promotion of discussions around the several dimensions of women in society. This study aims to analyse in the light of Lawless and Chen?s (2019) Critical Thematic Analysis, how Dove integrates the deconstruction of stereo-types in the advertising campaign #ShowUs. The results suggest that the strategy is built on the presentation of beauty standards imposed by different societies and the deconstruction of the consequences associated with such historical, social, cultural and economic processes in the life of each girl and woman. If on one side, the promotion of a more responsible, inclusive and diversified representation should be a responsibility of the media and of the advertising, which is referred in the various advertisements, on the other side, Dove presents a product of the post-feminism which allows her maintaining a symbiosis relation with high levels of popularity.ISMT2023-05-04T14:28:52Z2023-05-042020-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/Frutuoso da Costa, B. M. (2020). Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: Uma Rela??o de Simbiose. Intera??es: Sociedade E As Novas Modernidades, (39), 67-90. https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3https://doi.org/Frutuoso da Costa, B. M. (2020). Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: Uma Rela??o de Simbiose. Intera??es: Sociedade E As Novas Modernidades, (39), 67-90. https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3por2184-3929http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1511Costa, Bruno Miguel Frutuoso dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:08Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:19.664950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: uma rela??o de simbiose
Dove and the Deconstruction of Stereotypes: a relationship of symbiosis
title Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: uma rela??o de simbiose
spellingShingle Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: uma rela??o de simbiose
Costa, Bruno Miguel Frutuoso da
Dove - Dove
Publicidade - Advertising
Poder simb?lico - Symbolic power
Estere?tipos de g?nero - Gender stereotypes
Misoginia - Misogyny
title_short Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: uma rela??o de simbiose
title_full Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: uma rela??o de simbiose
title_fullStr Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: uma rela??o de simbiose
title_full_unstemmed Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: uma rela??o de simbiose
title_sort Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: uma rela??o de simbiose
author Costa, Bruno Miguel Frutuoso da
author_facet Costa, Bruno Miguel Frutuoso da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bruno Miguel Frutuoso da
dc.subject.por.fl_str_mv Dove - Dove
Publicidade - Advertising
Poder simb?lico - Symbolic power
Estere?tipos de g?nero - Gender stereotypes
Misoginia - Misogyny
topic Dove - Dove
Publicidade - Advertising
Poder simb?lico - Symbolic power
Estere?tipos de g?nero - Gender stereotypes
Misoginia - Misogyny
description A publicidade, al?m de constituir a organiza??o sociocultural de economias de mercado, apresenta-se como um elemento fundamental para a comunica??o das marcas. Essa comunica??o n?o se finda na promo??o de bens e servi?os, como se verifica pela sua capacidade veicular representa??es sociais, ideais e conceitos estereotipados. A publicidade contempor?nea estrutura-se em torno do conceito de Femvertising. O empoderamento do g?nero feminino e a representa??o da sua diversidade s?o apresentados atrav?s de desconstru??es de estere?tipos e do fomento de discuss?es em torno das v?rias dimens?es da mulher na sociedade. Este estudo pretende analisar ? luz da An?lise Tem?tica Cr?tica de Lawless e Chen (2019), a forma como a Dove integra a desconstru??o de estere?tipos na campanha publicit?ria #MostremNos. Os resultados sugerem que a estrat?gia se edifica na apresenta??o de padr?es de beleza impostos por diferentes sociedades e na desconstru??o das consequ?ncias associadas a esses processos hist?ricos, sociais, culturais e econ?micos na vida de cada menina e mulher. Se, por um lado, a promo??o de uma representa??o mais respons?vel, inclusiva e diversificada deve ser uma responsabilidade dos media e da publicidade, como ? referido nos diversos an?ncios, por outro, a Dove apresenta um produto do p?s-feminismo que lhe permite manter uma rela??o de simbiose com altos n?veis de popularidade. / Advertising is not only the socio-cultural organization of market economies but is also a fundamental element for brands communication. This communication is not limited to the promotion of goods and services, as can be seen by its capacity to promote social representations, ideals and stereotyped concepts. Contemporary advertising is structured around the concept of Femvertising. The empowerment of the female gender and the representation of its diversity are presented through the deconstruction of stereotypes and the promotion of discussions around the several dimensions of women in society. This study aims to analyse in the light of Lawless and Chen?s (2019) Critical Thematic Analysis, how Dove integrates the deconstruction of stereo-types in the advertising campaign #ShowUs. The results suggest that the strategy is built on the presentation of beauty standards imposed by different societies and the deconstruction of the consequences associated with such historical, social, cultural and economic processes in the life of each girl and woman. If on one side, the promotion of a more responsible, inclusive and diversified representation should be a responsibility of the media and of the advertising, which is referred in the various advertisements, on the other side, Dove presents a product of the post-feminism which allows her maintaining a symbiosis relation with high levels of popularity.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31T00:00:00Z
2023-05-04T14:28:52Z
2023-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/Frutuoso da Costa, B. M. (2020). Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: Uma Rela??o de Simbiose. Intera??es: Sociedade E As Novas Modernidades, (39), 67-90. https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3
https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3
https://doi.org/Frutuoso da Costa, B. M. (2020). Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: Uma Rela??o de Simbiose. Intera??es: Sociedade E As Novas Modernidades, (39), 67-90. https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3
https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3
url https://doi.org/Frutuoso da Costa, B. M. (2020). Dove e a Desconstru??o de Estere?tipos: Uma Rela??o de Simbiose. Intera??es: Sociedade E As Novas Modernidades, (39), 67-90. https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3
https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-3929
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1511
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136421503565824