Muro, convento e palácio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19130 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Arquitetura apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
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Muro, convento e palácioAmpliação do Museu Nacional do Azulejo no Vale de ChelasAzulejoReabilitaçãoMuseuMatériaLuzRehabilitationMuseumMassLightDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Arquitetura apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.À medida que descemos a Rua da Madre Deus, somos acompanhados por um muro, pelo Convento da Madre de Deus e pelo Palácio Nisa. Não conseguimos antever o que se passa entre muros, mas compreendemos que estamos perante dois pontos notáveis do Vale de Chelas, ainda que hoje se assumam como estrangeiros na Cidade. Da rua, adivinhamos uma sucessão de intervenções de que o lugar foi alvo, mas é quando atravessamos o muro que percebemos a complexidade que o tempo aqui gerou. Há espaços exteriores e edifícios partilhados por duas entidades, bem como situações temporárias que ganharam caráter definitivo. O lugar, composto de cheios e vazios, anseia pela clarificação dos seus limites e pela redescoberta da sua identidade. Mas, se, em tempos, os muros acolheram um convento e um palácio, hoje acolhem o Museu Nacional do Azulejo e a Escola D. Maria Pia. Através de uma estratégia de exclusões, reabilitações e adições propõe-se uma Ampliação do Museu. Esta, procura responder não só às necessidades reais do atual museu, como também inclui a criação de uma Escola de Conservação e Restauro. A relação entre os dois mundos, o do Museu e o da Escola, pretende pôr em prática as teorias da nova museologia, homenageando a relação histórica que sempre existiu entre o Convento e Palácio. Por último, e em resultado da leitura da pré-existência, são estudados os conceitos do muro, da matéria e da luz, como caminho conceptual e formal do Projeto.ABSTRACT: As we walk down Madre Deus Street, we can see a wall going all the way from Madre Deus Convent up to Nisa Palace. We are not able to glimpse what goes on behind such wall but one can acknowledge to be standing before two outstanding landmarks of Chelas’ Valley, even though those landmarks have in the meantime become foreigners in the City. From the street, the countless urban interventions done therein are easily perceived. However, it is only when we cross that wall that we are able to grasp the complexities develo over time. One can see outdoor spaces and buildings shared by two different entities along with interim situations that have been converted into final solutions. That place where crowded and empty spaces meet, yearns for some much needed boundaries’ clarification and a refreshed identity. Nonetheless where once such walls have hosted a convent and a palace, today stands the National Museum of Tile and D. Maria Pia School. By means of a demolition, rehabilitation and construction strategy, we offer an Expansion of the Museum aimed not only at providing for the current and effective needs of the Museum, but also in creating an Upkeep and Restoration School. The link between the two worlds - the Museum and the School - intends to implement new museology theories and honor the historical connection between the Convent and the Palace that has never ceased to exist. Finally and as a result from readings on its preexistence, the concepts of wall, mass and light were considered as conceptual and formal guidelines of project.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaPernão, João Nuno de CarvalhoRepositório da Universidade de LisboaRamalho, Maria Leonor Rebelo Pinto Palma2019-12-23T15:09:01Z2019-07-252019-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19130porRAMALHO, Maria Leonor Rebelo Pinto Palma - Muro, convento e palácio : ampliação do Museu Nacional do Azulejo no Vale de Chelas.- Lisboa: FA, 2019. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:38Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:04.172874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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