Comportamentos do consumidor e a relação com o turismo criativo: requalificação das regiões centro interior de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Marta Gil da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/13742
Resumo: O país tem sofrido grandes mudanças sociodemográficas e apresenta-se com duas realidades distintas, se por um lado as grandes metrópoles e centros urbanos litorais, continuam a ser dos mais procurados, quer interna (movimentos populacionais migratórios), quer externamente (p.e. Lisboa e Porto são atualmente um dos destinos turísticos mais procurados e estão na moda), as regiões do interior estão cada vez mais esquecidas. Por outro lado, o consumidor é um ser em constante mudança. Cada vez mais, as pessoas revelam estar preocupadas com a sustentabilidade económica, social e ambiental influenciando a sua decisão de compra e sua forma de estar perante a sociedade e as marcas. O consumidor de hoje não é o mesmo consumidor de há 30 anos atrás. A evolução tecnológica, o desenvolvimento da economia e da sociedade ajudaram a moldar um novo tipo de consumidor, com novos comportamentos de consumo e novos estilos de vida. Por fim, o Turismo que é um dos maiores sectores da economia portuguesa e mundial! Segundo dados da WTTC (2016b), durante o ano de 2015, este sector gerou 7,2 biliões de dólares americanos e 284 milhões de empregos à escala mundial, representando 9,8% do PIB mundial e 1 em cada 11 empregos respectivamente. O mesmo organismo prevê que, para o ano de 2016 o seu contributo para o PIB mundial cresça em 3,3%. Na convergência destes três elementos reside a essência da temática que esta dissertação pretende explorar.
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