Considerações sobre a educação para a arte e para a cultura, ou “como levar Clio à escola”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1839 |
Resumo: | Arte e cultura são expressões da busca incessante do conhecimento. No entanto, nem todos fruem dessa busca e não encaram o conhecimento artístico e cultural como um prazer. Talvez porque a Escola de hoje veicule inúmeros conhecimentos sem atender à sua interiorização plena. Talvez porque arte e cultura não passem de meros nomes a que a Escola se refere sem produzir nos seus estudantes uma transformação pessoal e uma vivência autêntica. Em parte porque perdemos a metáfora das musas, filhas de Zeus e da sua amante Mnemosine que unidas inspiravam poetas, filósofos, professores e alunos. Trazer as musas à Escola é sinónimo de integrar, imaginar, interpretar, interrogar, inferir, investigar, intuir, isto é, abrir caminhos para a autonomia e para uma Escola inspiradora da arte e da cultura. O presente artigo procura mostrar como se pode levar de novo Clio e as suas irmãs musas à escola. A partir da fundamentação do estado da arte sobre a educação artística e da análise das opiniões de 40 professores de História da Arte sobre a necessidade de educação do olhar artístico, são delineados quatro princípios orientadores da promoção da busca incessante do conhecimento de que a arte e a cultura são expressões nobres. |
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Considerações sobre a educação para a arte e para a cultura, ou “como levar Clio à escola”EDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ARTÍSTICACONHECIMENTOARTECULTURAEDUCATIONARTISTIC EDUCATIONKNOWLEDGEARTCULTUREArte e cultura são expressões da busca incessante do conhecimento. No entanto, nem todos fruem dessa busca e não encaram o conhecimento artístico e cultural como um prazer. Talvez porque a Escola de hoje veicule inúmeros conhecimentos sem atender à sua interiorização plena. Talvez porque arte e cultura não passem de meros nomes a que a Escola se refere sem produzir nos seus estudantes uma transformação pessoal e uma vivência autêntica. Em parte porque perdemos a metáfora das musas, filhas de Zeus e da sua amante Mnemosine que unidas inspiravam poetas, filósofos, professores e alunos. Trazer as musas à Escola é sinónimo de integrar, imaginar, interpretar, interrogar, inferir, investigar, intuir, isto é, abrir caminhos para a autonomia e para uma Escola inspiradora da arte e da cultura. O presente artigo procura mostrar como se pode levar de novo Clio e as suas irmãs musas à escola. A partir da fundamentação do estado da arte sobre a educação artística e da análise das opiniões de 40 professores de História da Arte sobre a necessidade de educação do olhar artístico, são delineados quatro princípios orientadores da promoção da busca incessante do conhecimento de que a arte e a cultura são expressões nobres.Art and culture are expressions of the inexorable pursuit of knowledge. However, not everyone profits from that search and regards knowledge as an artistic and cultural pleasure. Maybe because today’s school transmits knowledge without aiming at its full internalization. Perhaps because art and culture are no more than mere names which school refers to without producing in its students a personal transformation and an authentic experience. Partly because we lost the metaphor of the Muses, daughters of Zeus and his mistress Mnemosyne who united inspired poets, philosophers, teachers and students. Bringing the muses back to school is synonymous of integrating, imagining, interpreting, questioning, inferring, investigating, knowing, thus opening avenues for autonomy, art and culture. The aim of this paper is to show theoretically and empirically grounded ways of bringing Clio and her sisters Muses back to school. It considers the state of the art of art education and the analysis of the opinions of 40 art history teachers about the need to develop an artistic look, and outlines four guiding principles for the promotion of inexorable pursuit of knowledge, which are the core of artistic and cultural expressions.Edições Universitárias Lusófonas2012-03-15T20:29:11Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1839por1646-401XBahia, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:32:26Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:34.437961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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