Análise de rótulos de cerveja artesanal portuguesa: o design gráfico como instrumento de transporte da marca até ao consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/33656 |
Resumo: | A dissertação que aqui se apresenta abrange a importância do design gráfico no desenvolvimento de uma marca de cerveja artesanal e conta-nos a sua história. No sector da cerveja, o conceito artesanal floresce como uma nova realidade de consumo nos hábitos dos Portugueses. Esta cerveja é descrita pelos consumidores e apreciadores como uma experiência sensorial genuína de identidade e distinção, que rebenta do arbítrio individual do seu mestre cervejeiro. Apesar de ser uma nova realidade, é possível registar bastantes marcas, prémios internacionais que ilustram a qualidade nacional e eventos distribuídos pelo país onde enaltecem esta cultura. A abordagem ao trabalho iniciou-se com uma contextualização na história do design, acerca da importância do design gráfico no transporte da marca até ao consumidor, procedendo-se a uma análise de 174 rótulos, através da sua desconstrução. Esta visão aprofundada ajuda-nos a identificar e a apresentar os seus elementos gráficos mais representativos e os seus simbolismos. |
id |
RCAP_ee024f2858436ec9225f682a34745f26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33656 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise de rótulos de cerveja artesanal portuguesa: o design gráfico como instrumento de transporte da marca até ao consumidorCerveja artesanalDesign gráficoHistória do DesignPortugalRótulosDesignA dissertação que aqui se apresenta abrange a importância do design gráfico no desenvolvimento de uma marca de cerveja artesanal e conta-nos a sua história. No sector da cerveja, o conceito artesanal floresce como uma nova realidade de consumo nos hábitos dos Portugueses. Esta cerveja é descrita pelos consumidores e apreciadores como uma experiência sensorial genuína de identidade e distinção, que rebenta do arbítrio individual do seu mestre cervejeiro. Apesar de ser uma nova realidade, é possível registar bastantes marcas, prémios internacionais que ilustram a qualidade nacional e eventos distribuídos pelo país onde enaltecem esta cultura. A abordagem ao trabalho iniciou-se com uma contextualização na história do design, acerca da importância do design gráfico no transporte da marca até ao consumidor, procedendo-se a uma análise de 174 rótulos, através da sua desconstrução. Esta visão aprofundada ajuda-nos a identificar e a apresentar os seus elementos gráficos mais representativos e os seus simbolismos.Santos, JoãoRepositório ComumPereira, Ruben2020-10-19T14:47:15Z2020-06-302020-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33656202492036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:05.926027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de rótulos de cerveja artesanal portuguesa: o design gráfico como instrumento de transporte da marca até ao consumidor |
title |
Análise de rótulos de cerveja artesanal portuguesa: o design gráfico como instrumento de transporte da marca até ao consumidor |
spellingShingle |
Análise de rótulos de cerveja artesanal portuguesa: o design gráfico como instrumento de transporte da marca até ao consumidor Pereira, Ruben Cerveja artesanal Design gráfico História do Design Portugal Rótulos Design |
title_short |
Análise de rótulos de cerveja artesanal portuguesa: o design gráfico como instrumento de transporte da marca até ao consumidor |
title_full |
Análise de rótulos de cerveja artesanal portuguesa: o design gráfico como instrumento de transporte da marca até ao consumidor |
title_fullStr |
Análise de rótulos de cerveja artesanal portuguesa: o design gráfico como instrumento de transporte da marca até ao consumidor |
title_full_unstemmed |
Análise de rótulos de cerveja artesanal portuguesa: o design gráfico como instrumento de transporte da marca até ao consumidor |
title_sort |
Análise de rótulos de cerveja artesanal portuguesa: o design gráfico como instrumento de transporte da marca até ao consumidor |
author |
Pereira, Ruben |
author_facet |
Pereira, Ruben |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, João Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ruben |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cerveja artesanal Design gráfico História do Design Portugal Rótulos Design |
topic |
Cerveja artesanal Design gráfico História do Design Portugal Rótulos Design |
description |
A dissertação que aqui se apresenta abrange a importância do design gráfico no desenvolvimento de uma marca de cerveja artesanal e conta-nos a sua história. No sector da cerveja, o conceito artesanal floresce como uma nova realidade de consumo nos hábitos dos Portugueses. Esta cerveja é descrita pelos consumidores e apreciadores como uma experiência sensorial genuína de identidade e distinção, que rebenta do arbítrio individual do seu mestre cervejeiro. Apesar de ser uma nova realidade, é possível registar bastantes marcas, prémios internacionais que ilustram a qualidade nacional e eventos distribuídos pelo país onde enaltecem esta cultura. A abordagem ao trabalho iniciou-se com uma contextualização na história do design, acerca da importância do design gráfico no transporte da marca até ao consumidor, procedendo-se a uma análise de 174 rótulos, através da sua desconstrução. Esta visão aprofundada ajuda-nos a identificar e a apresentar os seus elementos gráficos mais representativos e os seus simbolismos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-19T14:47:15Z 2020-06-30 2020-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/33656 202492036 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/33656 |
identifier_str_mv |
202492036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130675992854528 |