A identidade cromática e o seu potencial nos vídeos institucionais e publicitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/69855 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) |
id |
RCAP_ee0925b0bae6232320060fb4a1822c1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69855 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A identidade cromática e o seu potencial nos vídeos institucionais e publicitáriosCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)A cor, apesar de desempenhar um papel silencioso na construção artística, revela-se fundamental na construção de significados no universo do audiovisual, uma vez que não possui barreiras linguísticas devido à sua caraterística expressiva, mas também metafórica, capaz de atribuir significados que vão além da visão superficial. Desta forma, os criadores têm vindo a dar, cada vez mais, prestígio à utilização de uma identidade cromática, normalmente conhecida como preset, detentora de caraterísticas únicas capazes de identificar as suas criações. O atual projeto de relatório de estágio, inserido no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação, na área profissionalizante de Audiovisual e Multimédia, propõem-se a estudar a utilização de uma identidade, ou assinatura cromática por parte dos criadores nos vídeos por eles realizados. Ainda, perceber de que modo a utilização dessa identidade cromática é vantajosa para os criadores e respetivas criações.Color, despite playing a silent role in artistic construction, is fundamental in the construction of meanings in the audiovisual universe, since it has no language barriers due to it’s expressive but also metaphorical characteristics, able to attribute meanings that go beyond the superficial view. In this way, creators have increasingly bee giving prestige to the use of a chromatic identity, commonly known as preset, which holds unique features capable of identifying his creations. The current internship report project, inserted within the scope of the Master’s degree in Communication Sciences, in the Audiovisual and Multimedia professionalizing area, propose to study the use of an identity, or signature, chromatic by the creators in the videos they performed. Furthermore, to understand how the use of this chromatic identity is advantageous for creators and their creations.Sá, AlbertoUniversidade do MinhoAlves, Sara Raquel Gonçalves20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69855por202546055info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:59.051443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A identidade cromática e o seu potencial nos vídeos institucionais e publicitários |
title |
A identidade cromática e o seu potencial nos vídeos institucionais e publicitários |
spellingShingle |
A identidade cromática e o seu potencial nos vídeos institucionais e publicitários Alves, Sara Raquel Gonçalves Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A identidade cromática e o seu potencial nos vídeos institucionais e publicitários |
title_full |
A identidade cromática e o seu potencial nos vídeos institucionais e publicitários |
title_fullStr |
A identidade cromática e o seu potencial nos vídeos institucionais e publicitários |
title_full_unstemmed |
A identidade cromática e o seu potencial nos vídeos institucionais e publicitários |
title_sort |
A identidade cromática e o seu potencial nos vídeos institucionais e publicitários |
author |
Alves, Sara Raquel Gonçalves |
author_facet |
Alves, Sara Raquel Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Alberto Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Sara Raquel Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/69855 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/69855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202546055 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132566971744256 |