Implementação de uma linha automatizada para maquinação de cárteres de embraiagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16831 |
Resumo: | O setor automóvel é dos setores que mais potenciou a automatização, e isto deve-se ao facto de a indústria ser bastante exigente ao nível da competitividade, qualidade e prazos de entrega (pilares da indústria automóvel). Estes três pontos, essenciais ao setor, são fulcrais para que este esteja em constante melhoria continua (através de ferramentas de gestão da produção, como kaizen, lean, 5S, entre outros), de maneira a competir com produtos mais avançados tecnologicamente, mas também mais económicos e com a qualidade requerida. Assim, os construtores deparam-se com desafios constantes que levam à necessidade de inovação permanente. Esta dissertação foi desenvolvida numa das empresas do Grupo Renault (Renault Cacia) e tem como objetivo o estudo, desenvolvimento e aplicação de uma linha automatizada para maquinagem de Cárteres Embraiagem para uma nova caixa de velocidades (JT4). Nesta dissertação, é possível perceber que a redução dos custos é um grande fator para os fabricantes, pelo que o projeto teve de sofrer algumas mudanças para se tornar mais competitivo. Além disso, a ergonomia, e o bem-estar dos trabalhadores, foi outro dos fatores que influenciou este projeto, tendo havido a necessidade de uma restruturação a esse nível. A qualidade foi tida em conta ao longo de projeto, e durante alguns brainstormings, foram pensadas soluções para reduzir ao mínimo os problemas de não qualidade de peças que pudessem surgir. Neste projeto, foram tidas em conta duas soluções, onde a principal diferença entre elas são que uma tem em consideração a movimentação por transportadores (solução 1) e a outra por AGV’s (solução 2). É importante notar que os fatores mais relevantes para a escolha da solução mais vantajosa foram a flexibilidade, a limpeza, o custo, o layout e a carga cognitiva. Assim, através da avaliação destes pontos, a solução escolhida foi a solução 2. Assim, é possível concluir que, apesar de todos os desafios e adversidades, todos os objetivos foram cumpridos. |
id |
RCAP_ee093c9576de555e8ad26b5cfff52454 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16831 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implementação de uma linha automatizada para maquinação de cárteres de embraiagemIndústria automóvelAutomatizaçãoMaquinagemCaixa de velocidadesGestão da produçãoAutomotive industryAutomationMachiningGearboxProduction managementO setor automóvel é dos setores que mais potenciou a automatização, e isto deve-se ao facto de a indústria ser bastante exigente ao nível da competitividade, qualidade e prazos de entrega (pilares da indústria automóvel). Estes três pontos, essenciais ao setor, são fulcrais para que este esteja em constante melhoria continua (através de ferramentas de gestão da produção, como kaizen, lean, 5S, entre outros), de maneira a competir com produtos mais avançados tecnologicamente, mas também mais económicos e com a qualidade requerida. Assim, os construtores deparam-se com desafios constantes que levam à necessidade de inovação permanente. Esta dissertação foi desenvolvida numa das empresas do Grupo Renault (Renault Cacia) e tem como objetivo o estudo, desenvolvimento e aplicação de uma linha automatizada para maquinagem de Cárteres Embraiagem para uma nova caixa de velocidades (JT4). Nesta dissertação, é possível perceber que a redução dos custos é um grande fator para os fabricantes, pelo que o projeto teve de sofrer algumas mudanças para se tornar mais competitivo. Além disso, a ergonomia, e o bem-estar dos trabalhadores, foi outro dos fatores que influenciou este projeto, tendo havido a necessidade de uma restruturação a esse nível. A qualidade foi tida em conta ao longo de projeto, e durante alguns brainstormings, foram pensadas soluções para reduzir ao mínimo os problemas de não qualidade de peças que pudessem surgir. Neste projeto, foram tidas em conta duas soluções, onde a principal diferença entre elas são que uma tem em consideração a movimentação por transportadores (solução 1) e a outra por AGV’s (solução 2). É importante notar que os fatores mais relevantes para a escolha da solução mais vantajosa foram a flexibilidade, a limpeza, o custo, o layout e a carga cognitiva. Assim, através da avaliação destes pontos, a solução escolhida foi a solução 2. Assim, é possível concluir que, apesar de todos os desafios e adversidades, todos os objetivos foram cumpridos.The automotive sector is one of the sectors that most boosted automation, and this is due to the fact that the industry is very demanding in terms of competitiveness, quality and delivery times (pillars of the automotive industry). These three points, which are essential to the sector, are essential for it requiring continuous improvement (through production management tools, such as kaizen, lean, 5S, among others), in order to compete with more technologically advanced products, but also more economical and with the required level of quality. Thus, automotive builders face constant challenges that lead to the need for permanent innovation. This dissertation was developed in one of the Renault Group companies (Renault Cacia) and aims to study, develop and apply an automated line for cárter machining for a new gearbox (JT4). In this dissertation, it is possible to observe that cost reduction is a major factor for manufacturers, so the project had to undergo some changes to become more competitive. In addition, ergonomics and the well-being of workers, were other factors that influenced this project, with the need for restructuring at this level. Quality was taken into account throughout the project, and during some brainstormings, solutions were devised to minimize the problems of non-quality parts that could arise. In this project, two solutions were taken into account, where the main difference between them is that one takes into account the movement by conveyors (solution 1) and the other by AGV’s (solution 2). It is important to note that the most relevant factors for choosing the most advantageous solution were flexibility, cleanliness, cost, layout and cognitive load. Thus, through the evaluation of these points, the solution chosen was solution 2. Thus, it is possible to conclude that, despite all the challenges and adversities, all the objectives of this project were fulfilled.Silva, Francisco José Gomes daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, João Carlos de Almeida2023-11-11T01:31:29Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16831TID:202574750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-15T01:47:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:28.716118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de uma linha automatizada para maquinação de cárteres de embraiagem |
title |
Implementação de uma linha automatizada para maquinação de cárteres de embraiagem |
spellingShingle |
Implementação de uma linha automatizada para maquinação de cárteres de embraiagem Costa, João Carlos de Almeida Indústria automóvel Automatização Maquinagem Caixa de velocidades Gestão da produção Automotive industry Automation Machining Gearbox Production management |
title_short |
Implementação de uma linha automatizada para maquinação de cárteres de embraiagem |
title_full |
Implementação de uma linha automatizada para maquinação de cárteres de embraiagem |
title_fullStr |
Implementação de uma linha automatizada para maquinação de cárteres de embraiagem |
title_full_unstemmed |
Implementação de uma linha automatizada para maquinação de cárteres de embraiagem |
title_sort |
Implementação de uma linha automatizada para maquinação de cárteres de embraiagem |
author |
Costa, João Carlos de Almeida |
author_facet |
Costa, João Carlos de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Francisco José Gomes da Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, João Carlos de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria automóvel Automatização Maquinagem Caixa de velocidades Gestão da produção Automotive industry Automation Machining Gearbox Production management |
topic |
Indústria automóvel Automatização Maquinagem Caixa de velocidades Gestão da produção Automotive industry Automation Machining Gearbox Production management |
description |
O setor automóvel é dos setores que mais potenciou a automatização, e isto deve-se ao facto de a indústria ser bastante exigente ao nível da competitividade, qualidade e prazos de entrega (pilares da indústria automóvel). Estes três pontos, essenciais ao setor, são fulcrais para que este esteja em constante melhoria continua (através de ferramentas de gestão da produção, como kaizen, lean, 5S, entre outros), de maneira a competir com produtos mais avançados tecnologicamente, mas também mais económicos e com a qualidade requerida. Assim, os construtores deparam-se com desafios constantes que levam à necessidade de inovação permanente. Esta dissertação foi desenvolvida numa das empresas do Grupo Renault (Renault Cacia) e tem como objetivo o estudo, desenvolvimento e aplicação de uma linha automatizada para maquinagem de Cárteres Embraiagem para uma nova caixa de velocidades (JT4). Nesta dissertação, é possível perceber que a redução dos custos é um grande fator para os fabricantes, pelo que o projeto teve de sofrer algumas mudanças para se tornar mais competitivo. Além disso, a ergonomia, e o bem-estar dos trabalhadores, foi outro dos fatores que influenciou este projeto, tendo havido a necessidade de uma restruturação a esse nível. A qualidade foi tida em conta ao longo de projeto, e durante alguns brainstormings, foram pensadas soluções para reduzir ao mínimo os problemas de não qualidade de peças que pudessem surgir. Neste projeto, foram tidas em conta duas soluções, onde a principal diferença entre elas são que uma tem em consideração a movimentação por transportadores (solução 1) e a outra por AGV’s (solução 2). É importante notar que os fatores mais relevantes para a escolha da solução mais vantajosa foram a flexibilidade, a limpeza, o custo, o layout e a carga cognitiva. Assim, através da avaliação destes pontos, a solução escolhida foi a solução 2. Assim, é possível concluir que, apesar de todos os desafios e adversidades, todos os objetivos foram cumpridos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2023-11-11T01:31:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/16831 TID:202574750 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/16831 |
identifier_str_mv |
TID:202574750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131455862865920 |