Interações comunicativas entre uma educadora e crianças abrangidas pela intervenção precoce na infância: uma proposta de intervenção educacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/10688 |
Resumo: | Sendo a ação educativa eminentemente um ato de comunicação, dado que implica formas de interação, fundamentalmente, do âmbito interpessoal, é pertinente o estudo do processo de comunicação, como interação social, para um melhor conhecimento e intervenção ao nível educativo. Este estudo compreende as interações comunicativas entre uma educadora e duas crianças, abrangidas pela Intervenção Precoce na Infância, do ponto de vista da intervenção educacional, no contexto natural das crianças. A fundamentação teórica abrange a Intervenção Precoce na Infância, em termos do seu enquadramento legal e suporte teórico, o qual defende a abordagem holística, baseada nos contextos em que a criança interage, e o processo de comunicação sob o ponto de vista da interação social, nomeadamente, em contextos educativos. O presente estudo assume uma natureza descritiva e interpretativa, incidindo na análise das interações verbais, num contexto de intervenção individualizada, entre a educadora/investigadora em Intervenção Precoce na Infância e duas crianças em contexto de domicílio, e integra uma análise reflexiva, num contexto colaborativo, entre a educadora/investigadora e o professor/orientador desta dissertação. A recolha de dados envolveu a gravação em vídeo das sessões com as crianças e em áudio das sessões colaborativas entre a investigadora e o orientador. A análise de conteúdo compreende a recolha das interações mais significativas e a sua análise através da descrição e reflexão tendo presente o enquadramento teórico. Conclui-se nestes casos que os resultados remetem para a importância do educador na construção das interações com as crianças, nomeadamente, na escuta destas, estimulando a discussão e a linguagem argumentativa, e na gestão do tempo necessário para cada criança resolver os problemas. Observa-se ainda que o tipo de atividades desenvolvidas com as crianças assumiu um relevante papel na interação comunicativa entre estas e a educadora. |
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Interações comunicativas entre uma educadora e crianças abrangidas pela intervenção precoce na infância: uma proposta de intervenção educacionalIntervenção precoce na infânciaComunicaçãoInteraçãoIntervenção educacionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoSendo a ação educativa eminentemente um ato de comunicação, dado que implica formas de interação, fundamentalmente, do âmbito interpessoal, é pertinente o estudo do processo de comunicação, como interação social, para um melhor conhecimento e intervenção ao nível educativo. Este estudo compreende as interações comunicativas entre uma educadora e duas crianças, abrangidas pela Intervenção Precoce na Infância, do ponto de vista da intervenção educacional, no contexto natural das crianças. A fundamentação teórica abrange a Intervenção Precoce na Infância, em termos do seu enquadramento legal e suporte teórico, o qual defende a abordagem holística, baseada nos contextos em que a criança interage, e o processo de comunicação sob o ponto de vista da interação social, nomeadamente, em contextos educativos. O presente estudo assume uma natureza descritiva e interpretativa, incidindo na análise das interações verbais, num contexto de intervenção individualizada, entre a educadora/investigadora em Intervenção Precoce na Infância e duas crianças em contexto de domicílio, e integra uma análise reflexiva, num contexto colaborativo, entre a educadora/investigadora e o professor/orientador desta dissertação. A recolha de dados envolveu a gravação em vídeo das sessões com as crianças e em áudio das sessões colaborativas entre a investigadora e o orientador. A análise de conteúdo compreende a recolha das interações mais significativas e a sua análise através da descrição e reflexão tendo presente o enquadramento teórico. Conclui-se nestes casos que os resultados remetem para a importância do educador na construção das interações com as crianças, nomeadamente, na escuta destas, estimulando a discussão e a linguagem argumentativa, e na gestão do tempo necessário para cada criança resolver os problemas. Observa-se ainda que o tipo de atividades desenvolvidas com as crianças assumiu um relevante papel na interação comunicativa entre estas e a educadora.Guerreiro, AntónioSapientiaCarvalho, Paula Cristina Silva de2018-06-19T14:21:52Z2017-12-0720172017-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10688TID:201930072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:22:21Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:02:18.912804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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