A temperatura e a humidade relativa do ar num contexto educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/2600 |
Resumo: | A Atmosfera é um fascinante laboratório de ensino, pois nela podem-se verificar todos os processos físicos leccionados ao longo dos diversos anos de escolaridade. Assim, podem-se fazer diversos estudos simples que são capazes de responder a diferentes questões relacionadas com o Bem-Estar e turismo, que inquietam todos nós (principalmente os nossos alunos) e que possam ir surgindo aquando da leccionação das temáticas “Mudança Global”, leccionada no 8º ano de escolaridade, e “Na atmosfera da Terra: radiação, matéria e estrutura”, leccionada no 10º ano de escolaridade. Esperamos que esta dissertação ajude os profissionais de ensino a promoverem o desenvolvimento de competências de literacia científica e de cidadania, de modo a podermos contribuir para a formação de futuros cidadãos activos e conscientes defensores da Sustentabilidade da Terra. ABSTRACT: The atmosphere is a fascinating laboratory teaching as it is where numerous physical processes happen, which are taught in different subjects during the school years. It may be planned and developed several practical activities able to answer to the different issues related to the impact it can cause due to the “Climate Changes”. The humidity and the air temperature considered essential to our well-being are investigated in a certain region. In fact, we know that our well-being is an issue that worries not only any citizen but also the politicians and the researchers. Topics such as "Global Change", taught in 8th form and "In Earth's atmosphere: radiation, composition and structure," taught in the 10th form can lead to the use of new teaching strategies through practical activities. In this piece of writing are shown different practical activities able to become teaching more pleasant and motivating. We hope the professionals find in this piece of writing strategies capable to promote skills of scientific literacy and citizenship. So that we may have in the future dynamic and conscious citizens defenders of the “Earth Sustainability”. |
id |
RCAP_ee14489c8b4753dfdf81b3a37d4dac54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/2600 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A temperatura e a humidade relativa do ar num contexto educacionalEnsino da físicaBem-estarEducação ambientalTemperatura ambientalHumidadeA Atmosfera é um fascinante laboratório de ensino, pois nela podem-se verificar todos os processos físicos leccionados ao longo dos diversos anos de escolaridade. Assim, podem-se fazer diversos estudos simples que são capazes de responder a diferentes questões relacionadas com o Bem-Estar e turismo, que inquietam todos nós (principalmente os nossos alunos) e que possam ir surgindo aquando da leccionação das temáticas “Mudança Global”, leccionada no 8º ano de escolaridade, e “Na atmosfera da Terra: radiação, matéria e estrutura”, leccionada no 10º ano de escolaridade. Esperamos que esta dissertação ajude os profissionais de ensino a promoverem o desenvolvimento de competências de literacia científica e de cidadania, de modo a podermos contribuir para a formação de futuros cidadãos activos e conscientes defensores da Sustentabilidade da Terra. ABSTRACT: The atmosphere is a fascinating laboratory teaching as it is where numerous physical processes happen, which are taught in different subjects during the school years. It may be planned and developed several practical activities able to answer to the different issues related to the impact it can cause due to the “Climate Changes”. The humidity and the air temperature considered essential to our well-being are investigated in a certain region. In fact, we know that our well-being is an issue that worries not only any citizen but also the politicians and the researchers. Topics such as "Global Change", taught in 8th form and "In Earth's atmosphere: radiation, composition and structure," taught in the 10th form can lead to the use of new teaching strategies through practical activities. In this piece of writing are shown different practical activities able to become teaching more pleasant and motivating. We hope the professionals find in this piece of writing strategies capable to promote skills of scientific literacy and citizenship. So that we may have in the future dynamic and conscious citizens defenders of the “Earth Sustainability”.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:24:23Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2600porSilva, Marta Andreia Almeida Carvalho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:00:41Zoai:ria.ua.pt:10773/2600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:00.091315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A temperatura e a humidade relativa do ar num contexto educacional |
title |
A temperatura e a humidade relativa do ar num contexto educacional |
spellingShingle |
A temperatura e a humidade relativa do ar num contexto educacional Silva, Marta Andreia Almeida Carvalho da Ensino da física Bem-estar Educação ambiental Temperatura ambiental Humidade |
title_short |
A temperatura e a humidade relativa do ar num contexto educacional |
title_full |
A temperatura e a humidade relativa do ar num contexto educacional |
title_fullStr |
A temperatura e a humidade relativa do ar num contexto educacional |
title_full_unstemmed |
A temperatura e a humidade relativa do ar num contexto educacional |
title_sort |
A temperatura e a humidade relativa do ar num contexto educacional |
author |
Silva, Marta Andreia Almeida Carvalho da |
author_facet |
Silva, Marta Andreia Almeida Carvalho da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marta Andreia Almeida Carvalho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da física Bem-estar Educação ambiental Temperatura ambiental Humidade |
topic |
Ensino da física Bem-estar Educação ambiental Temperatura ambiental Humidade |
description |
A Atmosfera é um fascinante laboratório de ensino, pois nela podem-se verificar todos os processos físicos leccionados ao longo dos diversos anos de escolaridade. Assim, podem-se fazer diversos estudos simples que são capazes de responder a diferentes questões relacionadas com o Bem-Estar e turismo, que inquietam todos nós (principalmente os nossos alunos) e que possam ir surgindo aquando da leccionação das temáticas “Mudança Global”, leccionada no 8º ano de escolaridade, e “Na atmosfera da Terra: radiação, matéria e estrutura”, leccionada no 10º ano de escolaridade. Esperamos que esta dissertação ajude os profissionais de ensino a promoverem o desenvolvimento de competências de literacia científica e de cidadania, de modo a podermos contribuir para a formação de futuros cidadãos activos e conscientes defensores da Sustentabilidade da Terra. ABSTRACT: The atmosphere is a fascinating laboratory teaching as it is where numerous physical processes happen, which are taught in different subjects during the school years. It may be planned and developed several practical activities able to answer to the different issues related to the impact it can cause due to the “Climate Changes”. The humidity and the air temperature considered essential to our well-being are investigated in a certain region. In fact, we know that our well-being is an issue that worries not only any citizen but also the politicians and the researchers. Topics such as "Global Change", taught in 8th form and "In Earth's atmosphere: radiation, composition and structure," taught in the 10th form can lead to the use of new teaching strategies through practical activities. In this piece of writing are shown different practical activities able to become teaching more pleasant and motivating. We hope the professionals find in this piece of writing strategies capable to promote skills of scientific literacy and citizenship. So that we may have in the future dynamic and conscious citizens defenders of the “Earth Sustainability”. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2011-04-19T14:24:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/2600 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/2600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137458416254976 |