A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cláudia Denise da Guia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/6915
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
id RCAP_ee1a095973136313692afd484c83a6b6
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/6915
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantocheEducação pré-escolarFantochesEstratégiasMotivaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013A presente investigação, de caráter qualitativo, tem como título “A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche” e surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. A investigação tem como principal objetivo perceber a importância do uso do fantoche na sala de jardim de infância, quer para a criança quer para o próprio ambiente educativo. Neste sentido, numa primeira fase, começou-se por realizar uma entrevista à educadora cooperante. Numa fase posterior, realizaram-se algumas observações contextuais em que o fantoche foi utilizado na sala de jardim de infância. Essas observações, diretas e participantes, foram registadas e analisadas, juntamente com a entrevista, de modo a ser possível confrontar os resultados obtidos com o enquadramento teórico apresentado no presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada. Por último, procurou-se, ainda, refletir sobre a influência que o estudo teve no nosso percurso, quer pessoal quer profissional.Sousa, Carolina Moreira da Silva de Fernandes deAniceto, Ana Paula BaiãoSapientiaFernandes, Cláudia Denise da Guia2015-10-16T10:42:38Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/6915TID:202210812porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:05Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/6915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:27.770875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche
title A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche
spellingShingle A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche
Fernandes, Cláudia Denise da Guia
Educação pré-escolar
Fantoches
Estratégias
Motivação
title_short A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche
title_full A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche
title_fullStr A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche
title_full_unstemmed A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche
title_sort A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche
author Fernandes, Cláudia Denise da Guia
author_facet Fernandes, Cláudia Denise da Guia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Carolina Moreira da Silva de Fernandes de
Aniceto, Ana Paula Baião
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Cláudia Denise da Guia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Fantoches
Estratégias
Motivação
topic Educação pré-escolar
Fantoches
Estratégias
Motivação
description Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013-01-01T00:00:00Z
2015-10-16T10:42:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/6915
TID:202210812
url http://hdl.handle.net/10400.1/6915
identifier_str_mv TID:202210812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133216819380224