A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/6915 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013 |
id |
RCAP_ee1a095973136313692afd484c83a6b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/6915 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantocheEducação pré-escolarFantochesEstratégiasMotivaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013A presente investigação, de caráter qualitativo, tem como título “A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche” e surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. A investigação tem como principal objetivo perceber a importância do uso do fantoche na sala de jardim de infância, quer para a criança quer para o próprio ambiente educativo. Neste sentido, numa primeira fase, começou-se por realizar uma entrevista à educadora cooperante. Numa fase posterior, realizaram-se algumas observações contextuais em que o fantoche foi utilizado na sala de jardim de infância. Essas observações, diretas e participantes, foram registadas e analisadas, juntamente com a entrevista, de modo a ser possível confrontar os resultados obtidos com o enquadramento teórico apresentado no presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada. Por último, procurou-se, ainda, refletir sobre a influência que o estudo teve no nosso percurso, quer pessoal quer profissional.Sousa, Carolina Moreira da Silva de Fernandes deAniceto, Ana Paula BaiãoSapientiaFernandes, Cláudia Denise da Guia2015-10-16T10:42:38Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/6915TID:202210812porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:05Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/6915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:27.770875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche |
title |
A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche |
spellingShingle |
A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche Fernandes, Cláudia Denise da Guia Educação pré-escolar Fantoches Estratégias Motivação |
title_short |
A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche |
title_full |
A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche |
title_fullStr |
A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche |
title_full_unstemmed |
A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche |
title_sort |
A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche |
author |
Fernandes, Cláudia Denise da Guia |
author_facet |
Fernandes, Cláudia Denise da Guia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Carolina Moreira da Silva de Fernandes de Aniceto, Ana Paula Baião Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Cláudia Denise da Guia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Fantoches Estratégias Motivação |
topic |
Educação pré-escolar Fantoches Estratégias Motivação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013 2013-01-01T00:00:00Z 2015-10-16T10:42:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/6915 TID:202210812 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/6915 |
identifier_str_mv |
TID:202210812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133216819380224 |