A visão de colaboradores de empresas do segmento de comércio, indústria e de serviços sobre operações de fusões e aquisições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Felipe
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27474
Resumo: Objetivo: Analisar a visão de colaboradores de cinco empresas do segmento de comércio, indústria e de serviços, sobre o processo de fusões e aquisições, sobre os sentimentos, aspectos do comportamento organizacional, dificuldades encontradas e benefícios observados. Métodos: Pesquisa descritiva. Enviado um questionário por e-mail a um colaborador de grande hierarquia dentro das empresas explicando o objetivo do estudo, para 124 empresas que tinham passado por uma fusões e aquisições. Após aprovação do conteúdo do questionário pelas empresas, foi enviado um e-mail para os colaboradores e após as devolutivas, armazenadas na planilha excel. Resultados: Entre os 71 colaboradores respondentes, 5 eram do segmento comércio, 53 serviços e 13 da indústria. Os colaboradores dos três segmentos (comércio, serviços e indústria), apontaram sentimentos positivos em relação a empresa, se preocupam com o destino da empresa, dispostos a fazer um esforço para ajudar a empresa a ter sucesso e até adequar à nova cultural organizacional. Apontam como um fator negativo a falta de informação sobre as mudanças que iriam ocorrer com a fusão e aquisição. Como ganhos/benefícios apontam crescimento profissional e no futuro mudança da cultura organizacional e até novas oportunidades na área de atuação e como perdas com a fusão e aquisição, demissões, congelamento de carreiras e no futuro acreditam que irá acontecer principalmente o congelamento de carreiras e as mudanças na modalidade de trabalho. Conclusões: O processo de fusões e aquisições pode gerar sentimentos negativos, mas ao mesmo se bem gerido pode levar a sentimentos positivos e engajamento dos colaboradores.
id RCAP_ee2b4d64d927029dc268d88b5dc21461
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A visão de colaboradores de empresas do segmento de comércio, indústria e de serviços sobre operações de fusões e aquisiçõesAdministraçãoEmpresasComportamento organizacional -- Organizational behaviorComércio -- TradeServiços -- ServicesIndústriaAdministrationCompaniesIndustryObjetivo: Analisar a visão de colaboradores de cinco empresas do segmento de comércio, indústria e de serviços, sobre o processo de fusões e aquisições, sobre os sentimentos, aspectos do comportamento organizacional, dificuldades encontradas e benefícios observados. Métodos: Pesquisa descritiva. Enviado um questionário por e-mail a um colaborador de grande hierarquia dentro das empresas explicando o objetivo do estudo, para 124 empresas que tinham passado por uma fusões e aquisições. Após aprovação do conteúdo do questionário pelas empresas, foi enviado um e-mail para os colaboradores e após as devolutivas, armazenadas na planilha excel. Resultados: Entre os 71 colaboradores respondentes, 5 eram do segmento comércio, 53 serviços e 13 da indústria. Os colaboradores dos três segmentos (comércio, serviços e indústria), apontaram sentimentos positivos em relação a empresa, se preocupam com o destino da empresa, dispostos a fazer um esforço para ajudar a empresa a ter sucesso e até adequar à nova cultural organizacional. Apontam como um fator negativo a falta de informação sobre as mudanças que iriam ocorrer com a fusão e aquisição. Como ganhos/benefícios apontam crescimento profissional e no futuro mudança da cultura organizacional e até novas oportunidades na área de atuação e como perdas com a fusão e aquisição, demissões, congelamento de carreiras e no futuro acreditam que irá acontecer principalmente o congelamento de carreiras e as mudanças na modalidade de trabalho. Conclusões: O processo de fusões e aquisições pode gerar sentimentos negativos, mas ao mesmo se bem gerido pode levar a sentimentos positivos e engajamento dos colaboradores.Objective: To analyze the view of employees from five (5) companies in the commerce, industry and services segment, on the mergers and acquisitions process, on feelings, aspects of organizational behavior, difficulties encountered and benefits observed. Methods: Descriptive research. A questionnaire was sent by e-mail to a high-ranking employee within the companies, explining the purpose of the study, to 124 people who had gone through mergers and acquisitions. After approval of the questionnaire content by the companies, an e-mail was sent to the employees and after the feedback, stored in the excel spreadsheet. Results: Among the 71 respondents, 5 were from the commerce segment, 53 from services and 13 from industry. Employees from the three segments (commerce, services and industry) indicated positive feelings towards the company, they are concerned about the company's destiny, willing to make an effort to help the company succeed and even adapt to the new organizational culture. They point out as a negative factor the lack of information about the changes that would happen with the merger and acquisition. How gains/benefits point to professional growth, and, in the future, a change in organizational culture and even new opportunities in the area of activity. On the Other hand, they considered the losses with mergers and acquisitions, demission, and freezing of careers and in the future believe that it will happen mainly the freezing of careers and changes in the mode of work. Conclusions: The mergers and acquisitions process can generate negative feelings, but at the same if well managed it can lead to positive feelings and employee engagement.2023-01-25T17:14:07Z2022-07-29T00:00:00Z2022-07-292022-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27474TID:203181174porMaciel, Felipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:23.991272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A visão de colaboradores de empresas do segmento de comércio, indústria e de serviços sobre operações de fusões e aquisições
title A visão de colaboradores de empresas do segmento de comércio, indústria e de serviços sobre operações de fusões e aquisições
spellingShingle A visão de colaboradores de empresas do segmento de comércio, indústria e de serviços sobre operações de fusões e aquisições
Maciel, Felipe
Administração
Empresas
Comportamento organizacional -- Organizational behavior
Comércio -- Trade
Serviços -- Services
Indústria
Administration
Companies
Industry
title_short A visão de colaboradores de empresas do segmento de comércio, indústria e de serviços sobre operações de fusões e aquisições
title_full A visão de colaboradores de empresas do segmento de comércio, indústria e de serviços sobre operações de fusões e aquisições
title_fullStr A visão de colaboradores de empresas do segmento de comércio, indústria e de serviços sobre operações de fusões e aquisições
title_full_unstemmed A visão de colaboradores de empresas do segmento de comércio, indústria e de serviços sobre operações de fusões e aquisições
title_sort A visão de colaboradores de empresas do segmento de comércio, indústria e de serviços sobre operações de fusões e aquisições
author Maciel, Felipe
author_facet Maciel, Felipe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Empresas
Comportamento organizacional -- Organizational behavior
Comércio -- Trade
Serviços -- Services
Indústria
Administration
Companies
Industry
topic Administração
Empresas
Comportamento organizacional -- Organizational behavior
Comércio -- Trade
Serviços -- Services
Indústria
Administration
Companies
Industry
description Objetivo: Analisar a visão de colaboradores de cinco empresas do segmento de comércio, indústria e de serviços, sobre o processo de fusões e aquisições, sobre os sentimentos, aspectos do comportamento organizacional, dificuldades encontradas e benefícios observados. Métodos: Pesquisa descritiva. Enviado um questionário por e-mail a um colaborador de grande hierarquia dentro das empresas explicando o objetivo do estudo, para 124 empresas que tinham passado por uma fusões e aquisições. Após aprovação do conteúdo do questionário pelas empresas, foi enviado um e-mail para os colaboradores e após as devolutivas, armazenadas na planilha excel. Resultados: Entre os 71 colaboradores respondentes, 5 eram do segmento comércio, 53 serviços e 13 da indústria. Os colaboradores dos três segmentos (comércio, serviços e indústria), apontaram sentimentos positivos em relação a empresa, se preocupam com o destino da empresa, dispostos a fazer um esforço para ajudar a empresa a ter sucesso e até adequar à nova cultural organizacional. Apontam como um fator negativo a falta de informação sobre as mudanças que iriam ocorrer com a fusão e aquisição. Como ganhos/benefícios apontam crescimento profissional e no futuro mudança da cultura organizacional e até novas oportunidades na área de atuação e como perdas com a fusão e aquisição, demissões, congelamento de carreiras e no futuro acreditam que irá acontecer principalmente o congelamento de carreiras e as mudanças na modalidade de trabalho. Conclusões: O processo de fusões e aquisições pode gerar sentimentos negativos, mas ao mesmo se bem gerido pode levar a sentimentos positivos e engajamento dos colaboradores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-29T00:00:00Z
2022-07-29
2022-08
2023-01-25T17:14:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/27474
TID:203181174
url http://hdl.handle.net/10071/27474
identifier_str_mv TID:203181174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134885955239936