Contribuições do processo de criação e construção de jogos para o ensino e aprendizagem da matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6219 |
Resumo: | Este trabalho visa investigar se o processo de criar e construir jogos que abordam conteúdos matemáticos, proposto aos alunos, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e, se existirem, que contribuições seriam essas. Considerando que o ensino da matemática precisa melhorar diante dos péssimos rendimentos dos alunos em avaliações nacionais e internacionais, acredita-se que esta pesquisa pode contribuir de forma relevante para que os professores que ensinam matemática, na busca pela melhora da aprendizagem de seus alunos, ao refletir sobre como ensinar esta disciplina, possam neste trabalho encontrar caminhos e/ou alternativas que os ajudem no planejamento de suas práticas pedagógicas. A pesquisa tem como objetivos identificar aspectos inerentes ao processo de criar e construir jogos que abordem conteúdos matemáticos e a relação dos mesmos com a aprendizagem desta disciplina. A metodologia usada é a qualitativa na modalidade de estudo de caso, realizada numa sequência pedagógica intitulada “O Dia do Desafio” com a coleta de dados baseada na entrevista semiestruturada e na observação participante aplicadas a alunos de segundos e terceiros anos do ensino médio de uma escola da rede pública do Estado de Sergipe-Brasil. Como resultados verificou-se a insatisfação dos alunos com a metodologia tradicional, ou seja, somente aulas expositivas e resoluções de exercícios, mas também se constataram as contribuições do processo de criar e construir jogos matemáticos para uma aprendizagem significativa do aluno em relação à disciplina matemática e também para sua formação enquanto indivíduo pertencente a uma sociedade. |
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Contribuições do processo de criação e construção de jogos para o ensino e aprendizagem da matemáticaJogosAprendizagemMatemáticaCriarConstruirGamesLearningMathematicsCreateConstructingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho visa investigar se o processo de criar e construir jogos que abordam conteúdos matemáticos, proposto aos alunos, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e, se existirem, que contribuições seriam essas. Considerando que o ensino da matemática precisa melhorar diante dos péssimos rendimentos dos alunos em avaliações nacionais e internacionais, acredita-se que esta pesquisa pode contribuir de forma relevante para que os professores que ensinam matemática, na busca pela melhora da aprendizagem de seus alunos, ao refletir sobre como ensinar esta disciplina, possam neste trabalho encontrar caminhos e/ou alternativas que os ajudem no planejamento de suas práticas pedagógicas. A pesquisa tem como objetivos identificar aspectos inerentes ao processo de criar e construir jogos que abordem conteúdos matemáticos e a relação dos mesmos com a aprendizagem desta disciplina. A metodologia usada é a qualitativa na modalidade de estudo de caso, realizada numa sequência pedagógica intitulada “O Dia do Desafio” com a coleta de dados baseada na entrevista semiestruturada e na observação participante aplicadas a alunos de segundos e terceiros anos do ensino médio de uma escola da rede pública do Estado de Sergipe-Brasil. Como resultados verificou-se a insatisfação dos alunos com a metodologia tradicional, ou seja, somente aulas expositivas e resoluções de exercícios, mas também se constataram as contribuições do processo de criar e construir jogos matemáticos para uma aprendizagem significativa do aluno em relação à disciplina matemática e também para sua formação enquanto indivíduo pertencente a uma sociedade.This paper aims to investigate whether the process of creating and constructing games that address mathematical contents, proposed to the students, can contribute to the teaching and learning process and, if they exist, what contributions these would be. Considering that the teaching of mathematics needs to be improved in the face of the students poor academic results in national and international assessments, it is believed that this research can contribute in a relevant way so that the teachers who teach mathematics, searching for the improvement of their students learning reflect on how to teach this discipline, can in this work find ways and / or alternatives that help them when planning their pedagogical practices. The research aims to identify inherent aspects to the process of creating and constructing games that approach mathematical contents and the relation of them with the learning of this discipline. The methodology used is the qualitative one in the case study modality, carried out in a pedagogical sequence titled "The Day of the Challenge" with the data collection based on the semistructured interview and the participant observation applied to students of second and third years of high school in one school of the public network schools of the State of Sergipe-Brazil. As a result, students' dissatisfaction with the traditional methodology, ie, only expository classes and exercises resolutions, as well as contributions of the process of creating and constructing mathematical games that end up collaborating for the student significant learning in relation to the discipline mathematics and for their formation as an individual belonging to a society.Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, Jacyara Quintela Vieira2017-10-24T10:25:09Z2017-10-20T00:00:00Z2017-10-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6219202472841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:37Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:07.046162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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