Contribuições do processo de criação e construção de jogos para o ensino e aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jacyara Quintela Vieira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6219
Resumo: Este trabalho visa investigar se o processo de criar e construir jogos que abordam conteúdos matemáticos, proposto aos alunos, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e, se existirem, que contribuições seriam essas. Considerando que o ensino da matemática precisa melhorar diante dos péssimos rendimentos dos alunos em avaliações nacionais e internacionais, acredita-se que esta pesquisa pode contribuir de forma relevante para que os professores que ensinam matemática, na busca pela melhora da aprendizagem de seus alunos, ao refletir sobre como ensinar esta disciplina, possam neste trabalho encontrar caminhos e/ou alternativas que os ajudem no planejamento de suas práticas pedagógicas. A pesquisa tem como objetivos identificar aspectos inerentes ao processo de criar e construir jogos que abordem conteúdos matemáticos e a relação dos mesmos com a aprendizagem desta disciplina. A metodologia usada é a qualitativa na modalidade de estudo de caso, realizada numa sequência pedagógica intitulada “O Dia do Desafio” com a coleta de dados baseada na entrevista semiestruturada e na observação participante aplicadas a alunos de segundos e terceiros anos do ensino médio de uma escola da rede pública do Estado de Sergipe-Brasil. Como resultados verificou-se a insatisfação dos alunos com a metodologia tradicional, ou seja, somente aulas expositivas e resoluções de exercícios, mas também se constataram as contribuições do processo de criar e construir jogos matemáticos para uma aprendizagem significativa do aluno em relação à disciplina matemática e também para sua formação enquanto indivíduo pertencente a uma sociedade.
id RCAP_ee44db02badb006a11cc92dcc1783f59
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6219
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuições do processo de criação e construção de jogos para o ensino e aprendizagem da matemáticaJogosAprendizagemMatemáticaCriarConstruirGamesLearningMathematicsCreateConstructingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho visa investigar se o processo de criar e construir jogos que abordam conteúdos matemáticos, proposto aos alunos, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e, se existirem, que contribuições seriam essas. Considerando que o ensino da matemática precisa melhorar diante dos péssimos rendimentos dos alunos em avaliações nacionais e internacionais, acredita-se que esta pesquisa pode contribuir de forma relevante para que os professores que ensinam matemática, na busca pela melhora da aprendizagem de seus alunos, ao refletir sobre como ensinar esta disciplina, possam neste trabalho encontrar caminhos e/ou alternativas que os ajudem no planejamento de suas práticas pedagógicas. A pesquisa tem como objetivos identificar aspectos inerentes ao processo de criar e construir jogos que abordem conteúdos matemáticos e a relação dos mesmos com a aprendizagem desta disciplina. A metodologia usada é a qualitativa na modalidade de estudo de caso, realizada numa sequência pedagógica intitulada “O Dia do Desafio” com a coleta de dados baseada na entrevista semiestruturada e na observação participante aplicadas a alunos de segundos e terceiros anos do ensino médio de uma escola da rede pública do Estado de Sergipe-Brasil. Como resultados verificou-se a insatisfação dos alunos com a metodologia tradicional, ou seja, somente aulas expositivas e resoluções de exercícios, mas também se constataram as contribuições do processo de criar e construir jogos matemáticos para uma aprendizagem significativa do aluno em relação à disciplina matemática e também para sua formação enquanto indivíduo pertencente a uma sociedade.This paper aims to investigate whether the process of creating and constructing games that address mathematical contents, proposed to the students, can contribute to the teaching and learning process and, if they exist, what contributions these would be. Considering that the teaching of mathematics needs to be improved in the face of the students poor academic results in national and international assessments, it is believed that this research can contribute in a relevant way so that the teachers who teach mathematics, searching for the improvement of their students learning reflect on how to teach this discipline, can in this work find ways and / or alternatives that help them when planning their pedagogical practices. The research aims to identify inherent aspects to the process of creating and constructing games that approach mathematical contents and the relation of them with the learning of this discipline. The methodology used is the qualitative one in the case study modality, carried out in a pedagogical sequence titled "The Day of the Challenge" with the data collection based on the semistructured interview and the participant observation applied to students of second and third years of high school in one school of the public network schools of the State of Sergipe-Brazil. As a result, students' dissatisfaction with the traditional methodology, ie, only expository classes and exercises resolutions, as well as contributions of the process of creating and constructing mathematical games that end up collaborating for the student significant learning in relation to the discipline mathematics and for their formation as an individual belonging to a society.Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, Jacyara Quintela Vieira2017-10-24T10:25:09Z2017-10-20T00:00:00Z2017-10-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6219202472841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:37Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:07.046162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do processo de criação e construção de jogos para o ensino e aprendizagem da matemática
title Contribuições do processo de criação e construção de jogos para o ensino e aprendizagem da matemática
spellingShingle Contribuições do processo de criação e construção de jogos para o ensino e aprendizagem da matemática
Silva, Jacyara Quintela Vieira
Jogos
Aprendizagem
Matemática
Criar
Construir
Games
Learning
Mathematics
Create
Constructing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Contribuições do processo de criação e construção de jogos para o ensino e aprendizagem da matemática
title_full Contribuições do processo de criação e construção de jogos para o ensino e aprendizagem da matemática
title_fullStr Contribuições do processo de criação e construção de jogos para o ensino e aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed Contribuições do processo de criação e construção de jogos para o ensino e aprendizagem da matemática
title_sort Contribuições do processo de criação e construção de jogos para o ensino e aprendizagem da matemática
author Silva, Jacyara Quintela Vieira
author_facet Silva, Jacyara Quintela Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ventura, Tereza
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jacyara Quintela Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Aprendizagem
Matemática
Criar
Construir
Games
Learning
Mathematics
Create
Constructing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Jogos
Aprendizagem
Matemática
Criar
Construir
Games
Learning
Mathematics
Create
Constructing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este trabalho visa investigar se o processo de criar e construir jogos que abordam conteúdos matemáticos, proposto aos alunos, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e, se existirem, que contribuições seriam essas. Considerando que o ensino da matemática precisa melhorar diante dos péssimos rendimentos dos alunos em avaliações nacionais e internacionais, acredita-se que esta pesquisa pode contribuir de forma relevante para que os professores que ensinam matemática, na busca pela melhora da aprendizagem de seus alunos, ao refletir sobre como ensinar esta disciplina, possam neste trabalho encontrar caminhos e/ou alternativas que os ajudem no planejamento de suas práticas pedagógicas. A pesquisa tem como objetivos identificar aspectos inerentes ao processo de criar e construir jogos que abordem conteúdos matemáticos e a relação dos mesmos com a aprendizagem desta disciplina. A metodologia usada é a qualitativa na modalidade de estudo de caso, realizada numa sequência pedagógica intitulada “O Dia do Desafio” com a coleta de dados baseada na entrevista semiestruturada e na observação participante aplicadas a alunos de segundos e terceiros anos do ensino médio de uma escola da rede pública do Estado de Sergipe-Brasil. Como resultados verificou-se a insatisfação dos alunos com a metodologia tradicional, ou seja, somente aulas expositivas e resoluções de exercícios, mas também se constataram as contribuições do processo de criar e construir jogos matemáticos para uma aprendizagem significativa do aluno em relação à disciplina matemática e também para sua formação enquanto indivíduo pertencente a uma sociedade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24T10:25:09Z
2017-10-20T00:00:00Z
2017-10-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6219
202472841
url http://hdl.handle.net/10284/6219
identifier_str_mv 202472841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130297919340544