Estudos domiciliares em Portugal em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bento Duarte
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/66736
Resumo: Palestra online (Webinar) promovida pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Fortaleza, Brasil),integrada na iniciativa Conexão SEDUC: Diálogos e experiências sobre os estudos domiciliares, de 5 a 8 de maio de 2020. A palestra versou sobre os "Estudos Domiciliares em Portugal em Tempos de Pandemia". Inicia com a contextualização do país (população, números de aluno, professores e escolas), o cronograma da pandemia, desde o fecho das escola e passagem para lecionação a distância, com a verificação de problema iniciais: desigualdades de aceso (infoexclusão digital), falta de literacia digital de alunos e professores, e necessidade de haver planeamento e programação por parte do Ministério da Educação e das Comunidades Educativas. Apresenta-se dois exemplos da aplicação, um numa escola/turma do 8º ano de escolaridade e outro no 10 ano de escolaridade. Debatem-se algumas variáveis que devem ser atendidas na modalidade EaD / Online, como: simultaneidade; tempos, controlo, ritmos, tecnologias e empatia. Termina-se como breve previsão do que pode ser o ensino-aprendizagem pós pandemia, sendo que a questão central, é pensar a própria conceção de educação e de currículo.
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