Resistência biomecânica da extremidade proximal em fémures do mesmo género e diferentes faixas etárias (Biomechanical strength in the proximal femurs for same gender and different ages)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, E.M.M.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Magalhães, B.F.T., Noronha, J.K.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3616
Resumo: O principal objectivo deste trabalho é avaliar a resistência biomecânica da extremidade proximal do fémur, quando submetido a carregamentos próprios da actividade quotidiana sob influência da actividade muscular. Pretende-se comparar a resistência do colo do fémur, através da distribuição de tensões, na extremidade proximal do osso, em três indivíduos do género feminino, mas faixas etárias distintas. A discussão dos resultados considera as simulações efectuadas, função da massa corporal própria de cada paciente e do máximo valor idêntico para todos as pacientes. Nesta última análise, uma vez que a imposição de carregamento é idêntica para cada um dos modelos, pretende-se verificar a influência das alterações da espessura do osso cortical do fémur, função da idade, no resultado da distribuição de tensões. A influência da espessura cortical na resistência óssea tem vindo a ser referido por vários estudos de autores nesta área de investigação. A avaliação do estado de compressão ou tracção na zona destes tecidos ósseos será também motivo da discussão dos resultados. Este trabalho permitirá ainda identificar as zonas de maior risco de fractura, para cada um dos fémures em análise.
id RCAP_ee5ebdbdc403c27ccf170570a2906bb0
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3616
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Resistência biomecânica da extremidade proximal em fémures do mesmo género e diferentes faixas etárias (Biomechanical strength in the proximal femurs for same gender and different ages)O principal objectivo deste trabalho é avaliar a resistência biomecânica da extremidade proximal do fémur, quando submetido a carregamentos próprios da actividade quotidiana sob influência da actividade muscular. Pretende-se comparar a resistência do colo do fémur, através da distribuição de tensões, na extremidade proximal do osso, em três indivíduos do género feminino, mas faixas etárias distintas. A discussão dos resultados considera as simulações efectuadas, função da massa corporal própria de cada paciente e do máximo valor idêntico para todos as pacientes. Nesta última análise, uma vez que a imposição de carregamento é idêntica para cada um dos modelos, pretende-se verificar a influência das alterações da espessura do osso cortical do fémur, função da idade, no resultado da distribuição de tensões. A influência da espessura cortical na resistência óssea tem vindo a ser referido por vários estudos de autores nesta área de investigação. A avaliação do estado de compressão ou tracção na zona destes tecidos ósseos será também motivo da discussão dos resultados. Este trabalho permitirá ainda identificar as zonas de maior risco de fractura, para cada um dos fémures em análise.Biblioteca Digital do IPBFonseca, E.M.M.Magalhães, B.F.T.Noronha, J.K.2011-03-10T12:13:44Z20102011-03-10T10:52:20Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3616porFonseca, E.M.M.; Magalhães,B. ; Noronha, J.K. (2010) . Resistência biomecânica da extremidade proximal em fémures do mesmo género e diferentes faixas etárias (Biomechanical strength in the proximal femurs for same gender and different ages). Revista da Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões. ISSN 1646-7078 . vol. 18, p.63-691646-7078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:51Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:33.050589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Resistência biomecânica da extremidade proximal em fémures do mesmo género e diferentes faixas etárias (Biomechanical strength in the proximal femurs for same gender and different ages)
title Resistência biomecânica da extremidade proximal em fémures do mesmo género e diferentes faixas etárias (Biomechanical strength in the proximal femurs for same gender and different ages)
spellingShingle Resistência biomecânica da extremidade proximal em fémures do mesmo género e diferentes faixas etárias (Biomechanical strength in the proximal femurs for same gender and different ages)
Fonseca, E.M.M.
title_short Resistência biomecânica da extremidade proximal em fémures do mesmo género e diferentes faixas etárias (Biomechanical strength in the proximal femurs for same gender and different ages)
title_full Resistência biomecânica da extremidade proximal em fémures do mesmo género e diferentes faixas etárias (Biomechanical strength in the proximal femurs for same gender and different ages)
title_fullStr Resistência biomecânica da extremidade proximal em fémures do mesmo género e diferentes faixas etárias (Biomechanical strength in the proximal femurs for same gender and different ages)
title_full_unstemmed Resistência biomecânica da extremidade proximal em fémures do mesmo género e diferentes faixas etárias (Biomechanical strength in the proximal femurs for same gender and different ages)
title_sort Resistência biomecânica da extremidade proximal em fémures do mesmo género e diferentes faixas etárias (Biomechanical strength in the proximal femurs for same gender and different ages)
author Fonseca, E.M.M.
author_facet Fonseca, E.M.M.
Magalhães, B.F.T.
Noronha, J.K.
author_role author
author2 Magalhães, B.F.T.
Noronha, J.K.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, E.M.M.
Magalhães, B.F.T.
Noronha, J.K.
description O principal objectivo deste trabalho é avaliar a resistência biomecânica da extremidade proximal do fémur, quando submetido a carregamentos próprios da actividade quotidiana sob influência da actividade muscular. Pretende-se comparar a resistência do colo do fémur, através da distribuição de tensões, na extremidade proximal do osso, em três indivíduos do género feminino, mas faixas etárias distintas. A discussão dos resultados considera as simulações efectuadas, função da massa corporal própria de cada paciente e do máximo valor idêntico para todos as pacientes. Nesta última análise, uma vez que a imposição de carregamento é idêntica para cada um dos modelos, pretende-se verificar a influência das alterações da espessura do osso cortical do fémur, função da idade, no resultado da distribuição de tensões. A influência da espessura cortical na resistência óssea tem vindo a ser referido por vários estudos de autores nesta área de investigação. A avaliação do estado de compressão ou tracção na zona destes tecidos ósseos será também motivo da discussão dos resultados. Este trabalho permitirá ainda identificar as zonas de maior risco de fractura, para cada um dos fémures em análise.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-03-10T12:13:44Z
2011-03-10T10:52:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3616
url http://hdl.handle.net/10198/3616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fonseca, E.M.M.; Magalhães,B. ; Noronha, J.K. (2010) . Resistência biomecânica da extremidade proximal em fémures do mesmo género e diferentes faixas etárias (Biomechanical strength in the proximal femurs for same gender and different ages). Revista da Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões. ISSN 1646-7078 . vol. 18, p.63-69
1646-7078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551886950072320