Formação de professores com base num modelo de ensino-aprendizagem de física centrado na resolução de problemas: um estudo com 4 professores e turmas do 10º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38514 |
Resumo: | Este estudo tem duas vertentes: a) A formação de professores de Física para a qual se concebeu um programa de supervisão. b) A concepção de um Modelo de Ensino-Aprendizagem de Física Centrado na Resolução de Problemas (modelo de e.a. centrado na r.p.) que condicionou o programa anterior. Pretendia-se com este estudo: Analisar os efeitos de um processo de supervisão com vista a implementar nas aulas de Física um ensino-aprendizagem centrado em resolução de problemas na: -prática docente; -aprendizagem dos alunos. Analisar o próprio processo de supervisão que tem por base o Modelo de Ensino-Aprendizagem Centrado na Resolução de Problemas. 0 "modelo de e.a. centrado na r.p." foi concebido com base na bibliografia e sucessivamente reformulado. A partir dele e com base em bibliografia sobre formação de professores foi concebido um programa de supervisão que tinha como objectivos estudar directamente três variáveis ''a eficácia da supervisão", a "centralidade do ensino-aprendizagem em resolução de problemas" e o ''desempenho dos alunos na resolução de problemas". Aquelas variáveis estavam implicadas em dois tipos de hipóteses que designamos de B's e C's. Indirectamente o próprio "modelo de e.a. centrado na r.p. " também foi estudado, mas constituiu-se essencialmente como pressuposto. A formação de professores foi feita com 4 professores, com mais de cinco anos de experiência, de duas escolas; um deles serviu de controle. Uma das turmas de 10°ano de cada professor também participou no estudo. 0 programa de supervisão tinha duas partes. A primeira parte (1ª intervenção) consistiu na formação de professores tendo em conta a prática docente dos mesmos e o "modelo de e.a. centrado na r.p.", criando condições para ser experimentado na sala de aula. Foram várias sessões que se prolongaram por um pouco mais do que um mês. A segunda parte (2ª intervenção) consistiu num acompanhamento das aulas dos professores que estavam a tentar aumentar a centralidade do seu ensino-aprendizagem em resolução de problemas e numa reflexão sobre a implementação do "modelo de e.a. centrado na r.p. ". Esta parte durou cerca de dois meses. Foram recolhidos materiais produzidos pelos professores, observadas aulas, solicitadas avaliações dos professores, feitos registos das sessões antes da 1ª intervenção, durante a 1ª intervenção, durante a 2ª intervenção e depois da 2a intervenção. Foram aplicados testes (I.O.A.) aos alunos antes da 1ª intervenção, no final da 2ª intervenção e passados cerca de 2 meses depois da 2ª intervenção. As aulas foram analisadas com um Instrumento de Observação (I.O.) concebido e validado para o efeito. Os testes foram analisados com um Instrumento de Análise. Os restantes materiais foram analisados através da análise de conteúdo. 0 estudo é essencialmente de natureza qualitativa. Contudo é possível sintetizar as principais conclusões do seguinte modo: 0 programa de supervisão concebido permitiu aos professores experimentarem nas suas aulas um ensino aprendizagem com maior centralidade em resolução de problemas do que antes da intervenção. 0 processo de supervisão tem algumas fases críticas no sentido em que se não forem ultrapassadas com êxito, dificultam a adopção da inovação pelos professores. 0 desempenho dos alunos em resolução de problemas melhorou como consequência do aumento de centralidade em resolução de problemas do ensino-aprendizagem proporcionado pelos professores. |
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