Relatório de estágio de qualificação profissional (Fase intercalar do estágio)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anabela Rodrigues da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8306
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional surge no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré- Escolar, por forma a evidenciar o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda ao longo da prática pedagógica. Neste sentido, a mestranda foi desenvolvendo um conjunto de competências, tendo em vista a construção dos seus saberes profissionais, atendendo a uma postura de pendor reflexiva e indagadora, capaz de tomar decisões adequadas de acordo com o contexto educativo onde está inserida, uma vez que o mesmo se carateriza por ser imprevisível. O desenvolvimento dos saberes profissionais foi possibilitado através da adoção da metodologia de investigação-ação, sendo que a mesma se processa numa espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, pelo que a reflexão é intrínseca e implícita em todas as fases. Efetivamente, foram várias as estratégias que fomentaram o desenvolvimento desta metodologia, nomeadamente: elaboração de planificações, realização de narrativas colaborativas, elaboração do diário de formação, construção dos guiões de préobservação, reestruturação do Projeto Curricular de Grupo e as reuniões realizadas com o supervisor institucional. Importa, ainda, referir que o desenvolvimento da prática pedagógica em díade de formação, potenciou momentos de reflexão partilhada que contribuíram para a transformação das práticas. A elaboração deste relatório assumiu um papel fulcral, uma vez que despoletou na mestranda uma reflexão crítica sobre as práticas, confluindo na identificação da evolução das suas competências pessoais e profissionais, bem como das dificuldades que ainda predominam, por forma a contorná-las futuramente.
id RCAP_ee70f80543fb64438f6dc633a7397c22
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8306
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de qualificação profissional (Fase intercalar do estágio)Relatório de estágioPrática pedagógicaInvestigação-açãoReflexãoDesenvolvimento pessoal e profissionalDíade de formaçãoPedagogical practiceAction-researchReflectionPersonal and professional developmentDyad formationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional surge no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré- Escolar, por forma a evidenciar o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda ao longo da prática pedagógica. Neste sentido, a mestranda foi desenvolvendo um conjunto de competências, tendo em vista a construção dos seus saberes profissionais, atendendo a uma postura de pendor reflexiva e indagadora, capaz de tomar decisões adequadas de acordo com o contexto educativo onde está inserida, uma vez que o mesmo se carateriza por ser imprevisível. O desenvolvimento dos saberes profissionais foi possibilitado através da adoção da metodologia de investigação-ação, sendo que a mesma se processa numa espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, pelo que a reflexão é intrínseca e implícita em todas as fases. Efetivamente, foram várias as estratégias que fomentaram o desenvolvimento desta metodologia, nomeadamente: elaboração de planificações, realização de narrativas colaborativas, elaboração do diário de formação, construção dos guiões de préobservação, reestruturação do Projeto Curricular de Grupo e as reuniões realizadas com o supervisor institucional. Importa, ainda, referir que o desenvolvimento da prática pedagógica em díade de formação, potenciou momentos de reflexão partilhada que contribuíram para a transformação das práticas. A elaboração deste relatório assumiu um papel fulcral, uma vez que despoletou na mestranda uma reflexão crítica sobre as práticas, confluindo na identificação da evolução das suas competências pessoais e profissionais, bem como das dificuldades que ainda predominam, por forma a contorná-las futuramente.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório de estágio emerge no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, evidenciando o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. O trabalho desenvolvido atendeu a um quadro teórico concetual, análise do contexto e das práticas que potenciaram a auto implicação e o amadurecimento dos saberes profissionais em estreita relação com os saberes experimentais, capacitando a mestranda da tomada de decisões em contextos que se caracterizam pela sua complexidade. No desenvolvimento da prática pedagógica, a metodologia de investigaçãoação conduziu a prática da mestranda. Esta metodologia processa-se numa espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, cuja ação-reflexão, pontos-chave da dinâmica, permitiu a construção de um conhecimento sólido que norteou o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Efetivamente, esta metodologia instiga o profissional de educação a questionar-se e, consequentemente, a reformular a sua ação de acordo com as evidências recolhidas, confluindo no desenvolvimento de uma identidade profissional. Apraz sublinhar que o desenvolvimento da prática pedagógica, em díade de formação, motivou momentos de reflexão partilhada com reflexos na transformação e melhoramento das práticas. Acresce, ainda, que a elaboração deste relatório de estágio afigurou-se crucial, despoletando uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas, convergindo na identificação dos progressos das competências profissionais da mestranda, assim como das dificuldades predominantes, com o propósito de as colmatar, futuramente. Deste processo dinâmico de construção pessoal e profissional renasce a identidade docente como a essência de ser professor.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: The present internship report of professional qualification arises in the scope of the curricular unity of the Supervised Teaching Practice on Preschool Education, in order to make evident the personal and the professional development of the student along the pedagogical practice. In this sense, the graduate student developed a set of skills, in view of the construction of her professional knowledge, attending to a reflective and inquiring stance, able to take appropriate decisions according to the educational context in which she is inserted, once the same is characterized by being unpredictable. The development of the professional knowledge was enabled through the adoption of the investigation-action methodology, which is processed in an observation, planning, action and reflection cyclical spiral, whereby the reflection is intrinsic and implicit in all of the phases. Actually, were several strategies that fostered the development of this methodology, namely: elaboration of unfolds, achievement of collaborative narratives, elaboration of the formation diary, construction of pre-observation scripts, restructuring of the Curricular Group Project, and the meetings which were realized with the institutional supervisor. It is also important to refer that, the development of the pedagogical practice in dyad of formation, potentiated moments of shared reflection which contributed to the transformation of the practices. The elaboration of this report, assumed a crunch role, once it triggered in the student, a critical reflection about the practices, converging in the identification of the evolution of their personal and professional skills, as well as the difficulties that are still predominating, in order to contour them, in the future.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: The present internship report emerges within the Supervised Pedagogical Practice in Preschool Education and 1st Cycle Basic of Education, evidencing the personal and the professional development of the master's degree student. The developed work attended to a conceptual theoretical framework, analysis of the context and practices that potentiated the self-implication and the professional knowledge maturation closely to the experimental knowledge, enabling the master’s degree student to take decisions in contexts scored by their intricacy. In the pedagogical practice development, the action-research methodology guided the master’s student’s practice. This methodology processes itself in an observation, planning, action and reflection cyclical spiral, in which actionreflection, dynamics’ key points, allowed the construction of a firm knowledge that guided her personal and professional growth. Verily, this methodology instigates the education professional to question herself and, thereafter, to reformulate her action according to the collected evidences, converging into a professional identity development. Pleases to highlight that the pedagogical practice development, in dyad of formation, induced shared reflexive moments with reflections in the transformation and improvement of the practices. Furthermore, the elaboration of this internship report became crucial, triggering a critical reflection about the developed practices, converging into the master's degree student’s professional skills progress recognition, as well as the prevalent difficulties, in order to fill them, hereafter. From this dynamic process of personal and professional construction reborn the instructor identity as the gist of being teacher.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoCorreia, Carlos Jorge de Sá PintoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Anabela Rodrigues da2016-06-09T14:46:18Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8306TID:201236931porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:09.718260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de qualificação profissional (Fase intercalar do estágio)
Relatório de estágio
title Relatório de estágio de qualificação profissional (Fase intercalar do estágio)
spellingShingle Relatório de estágio de qualificação profissional (Fase intercalar do estágio)
Silva, Anabela Rodrigues da
Prática pedagógica
Investigação-ação
Reflexão
Desenvolvimento pessoal e profissional
Díade de formação
Pedagogical practice
Action-research
Reflection
Personal and professional development
Dyad formation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de qualificação profissional (Fase intercalar do estágio)
title_full Relatório de estágio de qualificação profissional (Fase intercalar do estágio)
title_fullStr Relatório de estágio de qualificação profissional (Fase intercalar do estágio)
title_full_unstemmed Relatório de estágio de qualificação profissional (Fase intercalar do estágio)
title_sort Relatório de estágio de qualificação profissional (Fase intercalar do estágio)
author Silva, Anabela Rodrigues da
author_facet Silva, Anabela Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto
Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anabela Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Investigação-ação
Reflexão
Desenvolvimento pessoal e profissional
Díade de formação
Pedagogical practice
Action-research
Reflection
Personal and professional development
Dyad formation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática pedagógica
Investigação-ação
Reflexão
Desenvolvimento pessoal e profissional
Díade de formação
Pedagogical practice
Action-research
Reflection
Personal and professional development
Dyad formation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional surge no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré- Escolar, por forma a evidenciar o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda ao longo da prática pedagógica. Neste sentido, a mestranda foi desenvolvendo um conjunto de competências, tendo em vista a construção dos seus saberes profissionais, atendendo a uma postura de pendor reflexiva e indagadora, capaz de tomar decisões adequadas de acordo com o contexto educativo onde está inserida, uma vez que o mesmo se carateriza por ser imprevisível. O desenvolvimento dos saberes profissionais foi possibilitado através da adoção da metodologia de investigação-ação, sendo que a mesma se processa numa espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, pelo que a reflexão é intrínseca e implícita em todas as fases. Efetivamente, foram várias as estratégias que fomentaram o desenvolvimento desta metodologia, nomeadamente: elaboração de planificações, realização de narrativas colaborativas, elaboração do diário de formação, construção dos guiões de préobservação, reestruturação do Projeto Curricular de Grupo e as reuniões realizadas com o supervisor institucional. Importa, ainda, referir que o desenvolvimento da prática pedagógica em díade de formação, potenciou momentos de reflexão partilhada que contribuíram para a transformação das práticas. A elaboração deste relatório assumiu um papel fulcral, uma vez que despoletou na mestranda uma reflexão crítica sobre as práticas, confluindo na identificação da evolução das suas competências pessoais e profissionais, bem como das dificuldades que ainda predominam, por forma a contorná-las futuramente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-06-09T14:46:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8306
TID:201236931
url http://hdl.handle.net/10400.22/8306
identifier_str_mv TID:201236931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131388081864704