Multiplicidade cenográfica do espaço arquitectónico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rio, Iolanda Catarina de Sousa Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2368
Resumo: No primeiro capítulo pretende-se fazer uma breve introdução sobre o estado das artes que impulsionou todo o tema deste estudo. Na década de 60 começaram a surgir as primeiras intenções de renovação arquitectónica, com a finalidade de criar espaços/imagens arquitectónicas capazes de atrair o consumidor e de gerar sensações e estímulos sobre este. Daqui surgiram novas concepções arquitectónicas dedicadas à captação de estímulos para os seus visitantes, conseguindo, assim, um meio de atracção das massas. De acordo com o tema em estudo, sentiu-se necessidade de fazer uma breve comparação entre arquitectura e cenografia, fazendo um estudo sobre as duas disciplinas em relação aos pontos de intersecção e/ou oposição entre ambas. Deste estudo surgiram vários elementos comuns e que relacionam as duas disciplinas, como a luz, a cor, os materiais, os espaços e, numa perspectiva mais contemporânea, a realidade virtual, os quais também foram objecto de estudo no desenvolvimento da temática proposta. No capítulo 3 é feito um estudo sobre a nova expansão da realidade virtual no mundo da cenografia e do consumo e, por consequência, da arquitectura. Neste estudo é de relevar como surgiu a realidade virtual no nosso quotidiano e, como foi influente na criação de espaços/obras arquitectónicas capazes de responder a todos os desejos da sociedade. Com o desenvolvimento do audiovisual, o público consumista tornou-se cada vez mais exigente e a arquitectura viu-se obrigada a recorrer a novas reinterpretações para conseguir satisfazer os desejos da sociedade de consumo. Como finalização desta investigação sentiu-se necessidade de incluir um caso arquitectónico como objecto de estudo capaz de responder ao tema desta dissertação. Para tal optou-se por analisar as concepções arquitectónicas, cenográficas e audiovisuais destinadas à realização do festival TomorrowLand, um evento realizado desde 2005, na cidade de Boom, na Bélgica.
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